Lista completa de Questões de Artes do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.
Os elementos que compõem a comunicação visual, como a divisão do espaço e a tipografia, e os elementos não verbais, como a cor, a proporção e a forma, devem ser avaliados esteticamente.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.
Os elementos gráficos devem prioritariamente levar em consideração os aspectos da forma poética, a mensagem semântica e a mensagem estética dispostas nos materiais de divulgação cultural.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a mistura das cores, é correto afirmar que a soma das cores primárias aditivas produz uma cor
azul.
magenta.
preta.
branca.
violeta.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na teoria das cores, aplicada aos meios de impressão gráfica, as denominadas cores primárias subtrativas são
azul, verde e vermelho.
amarelo, ciano e magenta.
branco e preto.
amarelo, verde e vermelho.
laranja, verde e violeta.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No diversificado mundo empresarial e institucional de hoje é grande a competitividade, que é refletida na qualidade dos produtos e serviços e na imagem corporativa. A função principal da marca ou logotipo de uma empresa ou instituição é
persuadir.
divertir.
identificar.
informar.
ensinar.
Observe a reprodução.
Em uma aula de História da Arte, o professor fazia projeções de algumas pinturas renascentistas. Em determinado momento, foi projetada a tela, Ecce homo, de Ticiano, reproduzida acima. Imediatamente, uma aluna não se conteve e exclamou: - "Que beleza!". Ao terminar a aula, o professor lhe perguntou sobre o que a motivou a encontrar beleza em uma representação de sofrimento e humilhação, ao que ela respondeu: - "Ah, depois é que vi que era isso".
Dessa situação, deduz-se que a aluna fora tocada pelo poder da(o)
expressão da forma com que o artista conferiu, instintiva ou intuitivamente, às linhas e às cores um ritmo intrínseco, e não a simples destreza ou correção de desenhar.
magia da plasticidade da obra, que nada mais é do que o conteúdo dotado de um naturalismo onde se inserem os elementos históricos e sociais de um fato notório.
vivacidade da composição, na qual os elementos pisicológicos são amenizados pelo impacto das modulações tonais, implícitas tanto na forma quanto no conteúdo de qualquer obra de arte.
realismo da ilustração que, pelo alto grau de complexidade de alguns elementos anedóticos, amenizou o sentimento de repulsa pelo sofrimento da figura do Cristo.
contexto do conteúdo da obra, que representa exatamente a descrição do Cristo flagelado e sofrido, pois pressupõe-se que o desenho e as cores são bastante realistas.
Observe a reprodução.
A imagem acima é uma típica pintura barroca, representativa de um estilo artístico descrito resumidamente como aquele que se
caracterizou pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos na composição, resultante da observação direta da natureza e pela representação do espaço e do volume.
deixou influenciar por sobrecarregada expressão de sentimentos religiosos que deformaram as imagens visuais, desconhecendo a perspectiva, mas se distinguindo pela vivacidade do colorido.
notabilizou pelo dinamismo e movimentação das formas, pelos intensos efeitos expressivos, ora dramáticos e patéticos, ora suntuosos, grandiloquentes e cenográficos.
fundamentou, primordialmente, na habilidade técnica do artista ao desenhar e colorir com brilhantismo e virtuosismo técnico, mas sem o poder de comunicar emoções, pois buscava idealizar a natureza, o homem e a vida.
afirmou por ser um estilo eclético, no qual a linha ou o desenho predominava sobre a cor, significando a primazia das faculdades intelectuais sobre as emocionais, da razão sobre o sentimento.
Na história da Arte, os movimentos artísticos se sucedem, espelhando os contextos sociais nos quais se inserem. O Futurismo, movimento artístico do início do século XX, teve como marco inicial um manifesto assinado pelo escritor italiano Marinetti e, posteriormente, ratificado por outros artistas. O Futurismo tinha como principal concepção estética a
postura iconoclasta de louvar o passado como único meio possível de se alcançar um futuro esteticamente pós-moderno e condizente com o novo século que se iniciava.
ânsia de expressar o realismo visual da vertiginosa vida moderna para reafirmar a sensação de imobilidade dinâmica nas artes plásticas.
definição da semelhança física e das intenções psicológicas do realismo figurativo, através das linhas de força e do abstracionismo universal.
exaltação da velocidade e da força como meio de negar o passado e glorificar o porvir, em uma transformação incessante e indefinida.
complementação do cubismo, unindo a explosão visual do objeto ao sentido sinético da forma em velocidade.
Sobre a forma estilística denominada Rococó, considere as afirmações a seguir.
I - Sua denominação é proveniente da corruptela da palavra francesa rocaille, concha, um dos seus constantes e característicos elementos decorativos.
II - Notabilizou-se pelo movimento das formas, através de contrastes de sombra e luz, ora dramático, ora patético, ora suntuoso e cenográfico.
III - Evoluiu da arte barroca.
IV - Expressava os sentimentos aristocráticos de galanteria, fantasia decorativa e requintado erotismo.
V - Foi inspirada na antiguidade grega cuja regularidade das formas serviu de caminho para o desenvolvimento da arte romântica.
Estão corretas APENAS as afirmações
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
Em qual período histórico surge uma maior compreensão sobre as alterações das cores, com a descoberta de novos pigmentos, surgindo, então, o pigmento branco de chumbo?
Idade Média
Barroco
Classicismo
Roma antiga
Renascimento
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...