Questões de Artes do ano 2009

Lista completa de Questões de Artes do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

Os elementos que compõem a comunicação visual, como a divisão do espaço e a tipografia, e os elementos não verbais, como a cor, a proporção e a forma, devem ser avaliados esteticamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

Os elementos gráficos devem prioritariamente levar em consideração os aspectos da forma poética, a mensagem semântica e a mensagem estética dispostas nos materiais de divulgação cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a mistura das cores, é correto afirmar que a soma das cores primárias aditivas produz uma cor

  • A.

    azul.

  • B.

    magenta.

  • C.

    preta.

  • D.

    branca.

  • E.

    violeta.

Na teoria das cores, aplicada aos meios de impressão gráfica, as denominadas cores primárias subtrativas são

  • A.

    azul, verde e vermelho.

  • B.

    amarelo, ciano e magenta.

  • C.

    branco e preto.

  • D.

    amarelo, verde e vermelho.

  • E.

    laranja, verde e violeta.

No diversificado mundo empresarial e institucional de hoje é grande a competitividade, que é refletida na qualidade dos produtos e serviços e na imagem corporativa. A função principal da marca ou logotipo de uma empresa ou instituição é

  • A.

    persuadir.

  • B.

    divertir.

  • C.

    identificar.

  • D.

    informar.

  • E.

    ensinar.

Observe a reprodução.

Em uma aula de História da Arte, o professor fazia projeções de algumas pinturas renascentistas. Em determinado momento, foi projetada a tela, Ecce homo, de Ticiano, reproduzida acima. Imediatamente, uma aluna não se conteve e exclamou: - "Que beleza!". Ao terminar a aula, o professor lhe perguntou sobre o que a motivou a encontrar beleza em uma representação de sofrimento e humilhação, ao que ela respondeu: - "Ah, depois é que vi que era isso".

Dessa situação, deduz-se que a aluna fora tocada pelo poder da(o)

  • A.

    expressão da forma com que o artista conferiu, instintiva ou intuitivamente, às linhas e às cores um ritmo intrínseco, e não a simples destreza ou correção de desenhar.

  • B.

    magia da plasticidade da obra, que nada mais é do que o conteúdo dotado de um naturalismo onde se inserem os elementos históricos e sociais de um fato notório.

  • C.

    vivacidade da composição, na qual os elementos pisicológicos são amenizados pelo impacto das modulações tonais, implícitas tanto na forma quanto no conteúdo de qualquer obra de arte.

  • D.

    realismo da ilustração que, pelo alto grau de complexidade de alguns elementos anedóticos, amenizou o sentimento de repulsa pelo sofrimento da figura do Cristo.

  • E.

    contexto do conteúdo da obra, que representa exatamente a descrição do Cristo flagelado e sofrido, pois pressupõe-se que o desenho e as cores são bastante realistas.

Observe a reprodução.

A imagem acima é uma típica pintura barroca, representativa de um estilo artístico descrito resumidamente como aquele que se

  • A.

    caracterizou pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos na composição, resultante da observação direta da natureza e pela representação do espaço e do volume.

  • B.

    deixou influenciar por sobrecarregada expressão de sentimentos religiosos que deformaram as imagens visuais, desconhecendo a perspectiva, mas se distinguindo pela vivacidade do colorido.

  • C.

    notabilizou pelo dinamismo e movimentação das formas, pelos intensos efeitos expressivos, ora dramáticos e patéticos, ora suntuosos, grandiloquentes e cenográficos.

  • D.

    fundamentou, primordialmente, na habilidade técnica do artista ao desenhar e colorir com brilhantismo e virtuosismo técnico, mas sem o poder de comunicar emoções, pois buscava idealizar a natureza, o homem e a vida.

  • E.

    afirmou por ser um estilo eclético, no qual a linha ou o desenho predominava sobre a cor, significando a primazia das faculdades intelectuais sobre as emocionais, da razão sobre o sentimento.

Na história da Arte, os movimentos artísticos se sucedem, espelhando os contextos sociais nos quais se inserem. O Futurismo, movimento artístico do início do século XX, teve como marco inicial um manifesto assinado pelo escritor italiano Marinetti e, posteriormente, ratificado por outros artistas. O Futurismo tinha como principal concepção estética a

  • A.

    postura iconoclasta de louvar o passado como único meio possível de se alcançar um futuro esteticamente pós-moderno e condizente com o novo século que se iniciava.

  • B.

    ânsia de expressar o realismo visual da vertiginosa vida moderna para reafirmar a sensação de imobilidade dinâmica nas artes plásticas.

  • C.

    definição da semelhança física e das intenções psicológicas do realismo figurativo, através das linhas de força e do abstracionismo universal.

  • D.

    exaltação da velocidade e da força como meio de negar o passado e glorificar o porvir, em uma transformação incessante e indefinida.

  • E.

    complementação do cubismo, unindo a explosão visual do objeto ao sentido sinético da forma em velocidade.

Sobre a forma estilística denominada Rococó, considere as afirmações a seguir.

I - Sua denominação é proveniente da corruptela da palavra francesa rocaille, concha, um dos seus constantes e característicos elementos decorativos.

II - Notabilizou-se pelo movimento das formas, através de contrastes de sombra e luz, ora dramático, ora patético, ora suntuoso e cenográfico.

III - Evoluiu da arte barroca.

IV - Expressava os sentimentos aristocráticos de galanteria, fantasia decorativa e requintado erotismo.

V - Foi inspirada na antiguidade grega cuja regularidade das formas serviu de caminho para o desenvolvimento da arte romântica.

Estão corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Em qual período histórico surge uma maior compreensão sobre as alterações das cores, com a descoberta de novos pigmentos, surgindo, então, o pigmento branco de chumbo?

  • A.

    Idade Média

  • B.

    Barroco

  • C.

    Classicismo

  • D.

    Roma antiga

  • E.

    Renascimento

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...