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No início dos anos 60 do século passado, no Brasil, o desenho industrial (design) era um tema recorrente no ensino superior. O primeiro curso de nível superior em desenho industrial (design) começou a funcionar
no instituto de Artes/Universidade Estadual de Campinas/SP.
na Escola Superior de Desenho Industrial/RJ.
no centro de Artes e Comunicação/Universidade Federal de Pernambuco.
na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Universidade de São Paulo.
no Instituto Central de Artes/Universidade de Brasília.
Acerca dos tipos e larguras de linhas no desenho técnico, assinale a opção correta.
A linha tracejada marca linhas auxiliares, linhas de cota, linhas de chamadas e hachuras; e a linha contínua estreita define superfícies com indicação especial.
A linha traço e ponto estreita define contornos e arestas visíveis; a linha traço dois pontos estreita marca linhas de centro, eixos de simetria e trajetórias.
A linha contínua larga define contornos e arestas visíveis; e as linhas traço e ponto estreita marca linhas de centro e linhas de simetria.
A linha contínua estreita define contornos e arestas não visíveis; e a linha traço dois pontos estreita marca planos de cortes.
Um determinado museu encontra-se em situação de ruínas e precisa ser restaurado. Para realizar o diagnóstico de conservação, os conservadores planejaram diversas fases: 1ª fase Coleta de informações a fim de fornecer aos avaliadores das coleções e da arquitetura dados sobre a instituição, o edifício, as coleções, os funcionários e as atividades. 2ª fase Os avaliadores deverão examinar vários aspectos ligados ao meio ambiente, observando as condições existentes, as coleções e fazendo uma revisão da documentação do edifício. 3ª fase Depois de identificar as áreas chave que precisam de mais investigação ou análise, os avaliadores das coleções e do edifício deverão rever essas áreas em conjunto, diagnosticar as causas prováveis das áreas problemáticas atuais ou potenciais. 4ª fase Elaboração de texto que contemple as avaliações das coleções e da arquitetura com as devidas recomendações mutuamente compatíveis.
Essas fases são nomeadas, respectivamente, como
avaliação diagnóstica, sondagem, elaboração de relatório, avaliação do processo.
preparação, coleta de dados, identificação de problemas, elaboração de relatório.
sondagem, elaboração do diagnóstico, identificação de problemas e relatório.
preparação, coleta de informações, análise conjunta e relatório do diagnóstico.
preparação, avaliação diagnóstica, análise do grupo, sondagem.
Avalie os conceitos e classifique-os.
I Um bem é considerado de excepcional valor por suas características. Representa um período histórico, arquitetônico, ou de costume (vida, hábitos, modo de morar da cidade), conferindo identidade cultural a um grupo social (nacional, regional ou municipal).
II Um bem que pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro, localidade ou entorno de um bem tombado. Neste caso, são mantidos fachadas, telhados e volumetria.
III É o imóvel renovado, situado no entorno dos bens preservados. Ele pode ser substituído ou modificado após análise e aprovação dos órgãos competentes.
Os conceitos acima se referem, respectivamente, a bem
tombado, tutelado e preservado.
tombado, preservado e tutelado.
tutelado, tombado e preservado.
preservado, tombado e tutelado.
tutelado, preservado e tombado.
Quando se fala de conservação preventiva em museus, têmse três alvos: o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
Objetos em um museu são afetados pelas condições de guarda e exposição. Condições ambientais inadequadas também são causas de sérios danos. Um dos principais aspectos para a sobrevivência de uma coleção é a manutenção das áreas de exposição e guarda em condições ambientais estáveis. Para isso é vital que o edifício que abriga coleções apresente um bom estado de conservação e manutenção.
A conservação preventiva em museus não pode estar dissociada de dois aspectos fundamentais: o técnico e o organizacional. As coleções não existem isoladamente, normalmente estão condicionadas por um contexto institucional. As informações técnicas propiciam a criação de um ambiente físico capaz de reduzir a deterioração nas coleções; no entanto, a implantação das intervenções necessárias para obtenção desse ambiente é uma ação administrativa.
Sob a lente dos recursos financeiros, há que se ter sempre clara a relação custo/benefício durante a implantação de um plano de conservação preventiva em um museu. A realidade econômica que nos rodeia nos leva a refletir sobre a crescente redução dos recursos públicos para a preservação do patrimônio cultural e o aumento da necessidade de disputar os recursos dos agentes financiadores privados.
Sob a lente da equipe técnica, há que se lembrar que o desenvolvimento da ciência da conservação já apontou que a conservação é um assunto restrito a conservadores: arquitetos, engenheiros, químicos, físicos, biólogos e administradores.
Em uma instituição, diversas pessoas estão envolvidas com as coleções e, desta forma, além de competência técnica, é fundamental que a equipe encarregada da implantação de um plano de conservação preventiva desenvolva capacidade de trabalho em equipe, combinando experiência técnica, científica, de gerenciamento e de comunicação.
Acerca do diagnóstico de conservação bem-sucedido, assinale a alternativa correta.
Os avaliadores da arquitetura e das coleções baseiam-se em conhecimentos, experiências e análise qualitativa para chegar às estratégias encomendadas.
Os processos analíticos de gestão ambiental devem ser padronizados para atender à maioria dos museus.
Os processos bem-sucedidos são aqueles que não priorizam fatores causais e riscos.
A avaliação das estratégias de gestão não deve fazer parte do diagnóstico de conservação.
A consulta às pessoas que trabalham no museu não deve ser levada em consideração pelos avaliadores que preparam o plano diagnóstico de conservação.
Acerca das Cartas Patrimoniais, correlacione a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a correlação correta obtida de cima para baixo.
1, 4, 2, 3 e 5
3, 4, 2, 5 e 1
2, 4, 1, 3 e 5
4, 2, 1, 3 e 5
5, 2, 1, 4 e 3
O Decreto n.° 3166, de 14 de setembro de 1999, prom ulgou a Convenção da UNIDROT, concluída em Roma, em 24 de junho de 1995. De acordo com o artigo segundo dessa Convenção, entendem-se como culturais aqueles que, a título religioso ou profano, se revestem de uma importância para a arqueologia, a pré-história, a história, a literatura, a arte ou a ciência. Essa Convenção aplica-se a solicitações de caráter internacional
I de apoio internacional a ações nacionais de preservação, fiscalização e valorização de patrimônios culturais.
II de restituição de bens furtados.
III de retorno de bens culturais deslocados do território de um Estado Contratante em violação a sua legislação interna relativa à exportação de bens culturais, com vistas a proteger seu patrimônio cultural.
IV de cooperação e apoio técnico de países e organismos internacionais às necessidades de segurança e preservação em acervo de bens culturais nacionais.
Todos os itens estão errados.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Acerca dos preceitos constitucionais na área de Patrimônio Cultural, assinale a alternativa correta.
Cabe Ação Direta de Inconstitucionalidade em face de artigo de Constituição estadual que declare integrantes do patrimônio científico-cultural do estado-membro os sítios paleontológicos e arqueológicos localizados em municípios do referido estado.
É competência concorrente da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a proteção dos documentos, das obras e de outros bens de valor histórico, artístico e cultural, bem como dos monumentos, das paisagens naturais notáveis e dos sítios arqueológicos.
Compete à União, com a colaboração da sociedade civil, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.
Lei complementar estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.
O tombamento dos sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos deverá ser determinado por lei federal.
Quanto à saída, para o exterior, de obras de arte e ofícios produzidos no Brasil de que trata a Lei n.° 4845, de 19 de novembro de 1965, assinale a alternativa correta.
É vedada a saída de obras de pintura, escultura e artes gráficas que, embora produzidas no estrangeiro ao longo dos períodos colonial e imperial, representem personalidades brasileiras ou relacionadas com a História do Brasil, bem como paisagens e costumes do país.
É proibida a saída do Brasil, para todos os fins, de obras de artes e ofícios tradicionais, produzidas no país até o fim do período monárquico, abrangendo pinturas, desenhos, esculturas, gravuras, elementos de arquitetura, obras de talha, imaginária, ourivesaria, mobiliário e outras modalidades.
É proibida a saída para o exterior de quaisquer obras de artes oriundas de países estrangeiros e incorporadas ao meio nacional durante os regimes colonial e imperial.
Para fins de intercâmbio cultural e desde que se destinem a exposições permanentes, poderá ser permitida a saída do país de obras de arte colonial, produzidas no país entre os séculos XVI e XIX.
Na tentativa de exportar obras e objetos de arte oriundos de países estrangeiros e incorporadas ao meio nacional até o fim do período monárquico, serão os mesmos apreendidos e encaminhados à Secretaria regional do IPHAN.
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