Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se observarmos os grandes mestres da ilustração do período clássico da chamada era de ouro, ou os bons exemplos dos nossos dias, notaremos que toda a composição está assentada em formas geométricas tradicionais círculo, quadrado e triângulo (...)(p. 60)
Essa tríade do olhar, descrita por Rui de Oliveira, possui, em cada um dos seus elementos, uma variante. São elas, respectivamente,A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é um exemplo do efeito criado por ele na pintura que faz com que os contornos das figuras se apresentem visualmente esbatidos, indefinidos. Esse efeito ficou conhecido como
A principal contribuição dos futuristas para o design gráfico foi sua preocupação com
Na fotografia em preto-ebranco, registramos um objeto de três dimensões em duas dimensões e tons de cinza (ADAMS, 2001, p. 17).
Dentre os recursos que o fotógrafo pode lançar mão para alterar os tons em uma fotografia preto-e-branco, pode-se mencionar:Ao aprendermos a visualizar tons de imagem, devemos entender que aquilo que vemos com os olhos não é o mesmo que o filme vê na câmera. (ADAMS, 2001, p. 25)
Ao serem analisadas as diferenças entre o que se vê e o que a câmera vê em termos de controle de imagem, levam-se em conta os seguintes tipos de aspectos relacionados à exposição de uma superfície iluminada:Para o estudo do layout de uma capa de livro foram escolhidas duas cores de pigmento opacas complementares como cores dominantes no estudo da composição. Uma era o amarelo. Qual seria a outra cor complementar formada pela fusão de outras duas cores primárias?
Considerando os três elementos básicos na formação da imagem, a linha, o tom (claro escuro) e a cor, indique a alternativa abaixo onde o desdobramentodas áreas tonais aparece como elemento marcante, mais evidente na composição.
Segundo Johannes Itten, artista e professor da Bauhaus, se colocarmos um retângulo vermelho forte ao lado de um retângulo cinza, este último parecerá
Uma das relações fundamentais da cor chama-se contraste de saturação. Este contraste é constituído pela relação entre cores
O mais interessante são as possibilidades plásticas conseguidas com os variados materiais (lápis gorduroso, touche, bastão gorduroso, etc.) utilizados para a realização desse desenho. A minha preocupação é com a acidulação e a viragem, em como conseguir manter essa variedade de tons e tessituras. A suposta fala de um gravador diz respeito ao trabalho gráfico em fase de execução. O Princípio de repulsão entre a água (contragrafismo) e a gordura (grafismo) caracteriza o processo de gravação e impressão conhecido por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...