Questões de Artes do ano 2012

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De acordo com a lei geral do contraste de Itten, os pigmentos branco ou preto na mistura de uma cor, contribuem para que o resultado seja, entre outros um(a)

  • A. cor dessaturada.
  • B. cor suja.
  • C. contraste de extensão.
  • D. cor quente.
  • E. cor sem alterações.

Tendo em vista a teoria cromática de Goethe, pode-se afirmar que a conceituação entre o par de complementares Vermelho/verde estabelecida pelo autor é

  • A. quente/frio.
  • B. claro/escuro.
  • C. saturado/matizado.
  • D. intenso/fraco.
  • E. excêntrica/concêntrica.

A teoria cromática de Kandinsky estabelecia uma oposição cromática primordial. Essa oposição carregava, uma carga semântica de opostos não cromáticos como exêntrico / concêntrico, masculino / feminino, avançar / retroceder, entre outros. Selecione a opção que determina esse contraste cromático, respectivamente, é

  • A. vermelho/amarelo.
  • B. verde/vermelho.
  • C. amarelo/violeta.
  • D. azul/vermelho.
  • E. amarelo/azul.

No mundo contemporâneo, dispomos de diversos meios de divulgação das imagens. A impressão é uma técnica em que, por meio da reprodução mecânica, essas imagens são multiplicadas em números variáveis e com os mais variados fins.

Indique, a seguir, a alternativa que diz respeito a uma técnica de impressão em que a reprodução pode ser conseguida manualmente, apenas com ajuda de qualquer instrumento arredondado, liso e sem arestas, sem a utilização de recursos tecnológicos mais sofisticados e químicos.

  • A. fotografia.
  • B. litografia.
  • C. xilogravura.
  • D. offset.
  • E. calcografia.

Dentre as variadas técnicas de impressão, a monotipia (processo diferente do uso do monotipo) se distingue das outras técnicas por sua singularidade. Indique a alternativa que trata desta característica específica.

  • A. A gravação é feita com sulcos na matriz, em que a área gravada retém a tinta.
  • B. Há diversos estados de gravação, em que cada prova indica o estado atual desse processo.
  • C. A monotipia é executada diretamente sobre o papel, não necessitando assim de nenhuma prova.
  • D. A gravação aparece como negativo na impressão, ou seja, como áreas em branco no trabalho final.
  • E. A prova única, produto da mancha ou do desenho feito sobre um suporte (matriz), é impressa sobre um papel.

Um artista, no momento que se propõe a fazer uma gravura, escolhe a técnica mais apropriada para as suas intenções: aquela que oferece as melhores condições para expressar um pensamento plasticamente. Qual alternativa apresenta a imagem onde as áreas de contragrafismo (negativo) aparecem como na matriz?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Os processos de gravação em metal, calcográficos, quando combinados entre si, oferecem possibilidades infinitas, dadas as enormes variações de cada processo. Qual o processo de gravação, por corrosão química, que tem como característica principal a obtenção de área tonais representadas por meios tons gravados como manchas?

  • A. água-forte.
  • B. buril.
  • C. ponta seca.
  • D. água-tinta.
  • E. maneira negra.

Além da escala Europa, há ainda outras duas escalas para impressão que contam hoje com processos de produção disponíveis no mercado – ambos, porém, patenteados e de custo mais alto. A primeira delas é o chamado sistema Hifi Color, que acrescenta mais três cores de seleção às quatro da escala Europa: o vermelho, o verde e o azul violeta. Estas três cores visam, justamente, aperfeiçoar a simulação das cores com acréscimo destas três tonalidades, que se assemelham às cores de seleção da escala RGB (OLIVEIRA, 2000, p. 27).

O sistema Hifi Color só pode ser aplicado a partir de equipamentos diferenciados para a produção de seus sete fotolitos e para a impressão utilizando um tipo de retícula específico. Qual das alternativas denomina o tipo de retícula necessária para que o sistema Hifi Color possa alcançar um resultado esperado?

  • A. Estocástica.
  • B. Bendays.
  • C. De cristal.
  • D. De contato.
  • E. Moiré.

Antes de serem enviados para a gráfica, onde são produzidas as matrizes, é recomendável que sejam tiradas provas dos fotolitos de policromias. As provas têm um custo alto, mas podem evitar prejuízos causados pela impressão de uma tiragem a partir de originais com erros. Devido ao custo, elas em geral são dispensadas em impressos sem policromia, sendo suficiente a análise atenta dos fotolitos (OLIVEIRA, 2000, p. 1000).

O tipo de prova de fotolito mais confiável para o offset é

  • A. dye sublimation.
  • B. pressmatch.
  • C. matchprint.
  • D. cromalin.
  • E. prova de prelo.

Várias são as escalas de cores utilizadas na produção gráfica, sendo as mais frequentes a escala de benday e a escala pantone. Respectivamente, de que maneira essas escalas são utilizadas?

  • A. A sete cores e quando o impresso não possui cores especiais.
  • B. A cinco cores e quando o impresso possui até três cores.
  • C. A dez cores e quando o impresso possui cores metálicas.
  • D. A quatro cores e quando o impresso possui cores especiais ou até três cores.
  • E. A doze cores e quando o impresso possui uma gama infinita de cores especiais.
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