Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todas as histórias operam em dois níveis – o nível da ação e o nível narrativo. (BERGSTRÖM, 2009, p. 16) Um deles descreve o que acontece e o outro, como acontece.

Levando-se em consideração o enunciado, os tipos de sistema, relativos à ordenação de uma mensagem, que correspondem aos elementos da narração, no nível da ação e no nível narrativo, são:

  • A. formal e simbólico.
  • B. periódico e relativo.
  • C. direcional e material.
  • D. cultural e reducional.
  • E. artístico e denotativo.

Argumentos são razões, declarações, linhas de raciocínio usadas por uma pessoa para convencer ou persuadir outra. “Quando o emissor falha nesse objetivo, a solução é aprimorar o argumento, e não levantar a voz, como muitos pensam [...]”(BERGSTRÖM, 2009, p. 61).

O primeiro estágio do desenvolvimento de um argumento denomina-se

  • A. estrutura.
  • B. delimitação.
  • C. frequência.
  • D. método.
  • E. conflito.

“[…] um design bem organizado é fácil de ler, e um design confuso, difícil. O primeiro dá indícios de seriedade e relevância; o segundo, o oposto. As primeiras impressões são fundamentais, e o emissor geralmente tem apenas uma chance”. (BERGSTRÖM, 2009, p. 166)

Que princípios relativos à comunicação visual são considerados mutuamente interdependentes no design?

  • A. Linear e pictórico.
  • B. Captação e difusão.
  • C. Pequeno e grande;
  • D. Mensagem e distribuição.
  • E. Forma e conteúdo.

Segundo Bo Bergström, os dois modelos mais comuns de designs básicos que os internautas encontram na tela são

  • A. blog e facebook.
  • B. twitter e home page.
  • C. menu vertical e revista.
  • D. publicidade e anúncio.
  • E. youtube e e-mail.

O ilustrador brasileiro Santa Rosa elaborou para a José Olympio Editora um sistema em que cada título de determinada coleção era projetado com as mesmas características dos demais. Esse procedimento de criar um padrão homogeneizador, é chamado em comunicação visual, de

  • A. logomarca.
  • B. logotipo.
  • C. identidade visual.
  • D. layout.
  • E. arte final.

Quando se pensa na capa de uma revista específica ou de variedades, enquanto concepção visual, o que se pode considerar como um padrão gráfico desejável para a sua apresentação ?

  • A. Predominância de um título dominante, relacionado com a imagem da capa, acompanhada de pequenas chamadas, que obedecem a uma hierarquia tipológica, utilizando ainda as áreas que favorecem os pequenos títulos nas fotos.
  • B. Utilização de tipos suaves para as chamadas, integrados com um conjunto de imagens em sequência, na capa, que está relacionado a grandes chamadas sem a observância de uma hierarquia gráfica.
  • C. Prevalência de uma tipografia, integrada a pequenas chamadas dispostas de maneira desconexa, variada e dinâmica para todos os títulos, interrelacionados ao conteúdo visual.
  • D. Distribuição de espaços destinados à publicidade em comunhão com o letreiro a ser disposto na capa, levando em consideração o predomínio de um conjunto de imagens completamente desvinculadas do contexto editorial.
  • E. Prevalência de uma tipografia variada para todos os títulos, a colocação do letreiro no centro do campo visual da capa, integrada a grandes chamadas dispostas de maneira arbitrária

  • A.

    detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.

  • B.

    domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.

  • C.

    possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.

  • D.

    crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.

  • E.

    trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.

É característica da avaliação formativa ser:

  • A.

    quantitativa

  • B.

    contínua

  • C.

    classificatória.

  • D.

    somativa.

  • E.

    genérica.

Para realizar um planejamento atual, preocupado com a experiência e crescimento cultural/artístico do estudante, o Professor de Arte deve ter como ponto de partida:

  • A.

    a arte estudadaempaíses europeus.

  • B.

    assuntos desenvolvidos por outras escolas.

  • C.

    organização de atividades de ensino – aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • D.

    conhecimento da prática social e cultural vivida pelos alunosemrelação à arte.

  • E.

    a criação e o fazer do aluno pautados em qualquer proposta.

A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:

  • A.

    livre expressão dos alunos.

  • B.

    manter a divisão social existente na sociedade.

  • C.

    criação e criatividade.

  • D.

    sociedade mais justa e igualitária.

  • E.

    experiência cognitiva dos alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...