Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tipografia, também chamada impressão de relevo, é o método mais antigo de impressão (…). Quando usamos um carimbo de borracha, estamos imprimindo pelo método tipográfico (GRAIG, 1987, p. 79).

Como são popularmente conhecidas as chapas de impressão fotogravadas em tipografia?

  • A. Magnésios, tipos móveis ou retículas.
  • B. Clichês, relevos ou cobres.
  • C. Zincos, borrachas, ou retículas.
  • D. Gravações, clichês, ou zincos.
  • E. Relevos, gravações ou tipos móveis.

O movimento artístico do século XX que influenciou o design gráfico ao utilizar colagens, montagens e explorar o livre uso

  • A. Expressionismo.
  • B. Cubismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Abstracionismo.
  • E. Concretismo.

O movimento artístico do século XX formado na Holanda e que teve grande influência na formação do moderno design gráfico foi o

  • A. Futurismo.
  • B. Fauvismo.
  • C. Dadaísmo.
  • D. De Stijl.
  • E. Orfismo.

Em 1905, um grupo de jovens pintores recebem da crítica o nome de “les Fauves” (as feras) após sua exposição em Paris. O pintor mais famoso desse grupo se chamava Henri Matisse, o qual desenvolveu um estilo que influenciou fortemente o design moderno. Essa influência se observa sobretudo em virtude de sua utilização de

  • A. modelados com luz e sombra.
  • B. áreas de cores degradadas.
  • C. simplificações decorativas.
  • D. áreas monocrômicas.
  • E. áreas de cores terrosas e pouco contraste.

Dentre a maioria das correntes que, desde a segunda metade do século XIX, estão associadas ao movimento modernista de arte, o primeiro estilo a ser orientado exclusivamente para o design foi o

  • A. Suprematismo.
  • B. Orfismo.
  • C. Minimalismo.
  • D. Pop art.
  • E. Art Nouveau.

Se é certo poder-se considerar a curva longa e sensível, (...) surgindo dos cantos e cobrindo assimetricamente todas as superfícies disponíveis, então pode-se também apontar como primeiro exemplo de art nouveau o frontispício de Arthur H. Mackmurdo (...) (p. 79).

Além do artista citado no texto acima, outros também podem ter suas obras enquadradas no estilo art nouveau. Pode-se dizer que foram influências para o surgimento do movimento art nouveau:

  • A. as pinturas de Leonardo da Vinci, Michelangelo e dos renascentistas em geral, com ênfase nos retratos.
  • B. a paisagem inglesa, a revolução industrial, e a aparência das máquinas, que contribuem para a percepção das curvas.
  • C. desenhos e pinturas pré-rafaelitas, os trabalhos de Wiliam Blake, a renovação gótica e o design inglês da época.
  • D. tão somente as formas da natureza que passam a ter maior atenção dos pintores com o surgimento da École de Barbizon.
  • E. o desenho geométrico proposto por Gaspar Monge assim como sua Geometria descritiva das elipses.

Qual a principal consequência dos ensinamentos de William Morris para a indústria e para a atividade artística, de acordo com o historiador Nikolaus Pevsner?

  • A. O rápido enriquecimento da burguesia emergente inglesa, que passa a colher os lucros da indústria de objetos.
  • B. A produção de artigos de boa qualidade e bom gosto, o que torna visível o aumento generalizado da escolaridade.
  • C. O fato de a atividade artesanal ter deixado de ter uma ocupação inferior, incentivando artistas e arquitetos a se dedicarem a ela.
  • D. O declínio da atividade industrial do ramo de peças de cerâmica, uma vez descobertas as propriedades do alumínio.
  • E. O entendimento de que a tapeçaria deveria se aproximar da pintura realista, enfatizando a narrativa e a ilusão de volume.

As origens da impressão com blocos de madeira na Europa estão envoltas em mistério. Depois que as cruzadas abriram a Europa à influência oriental, a impressão em relevo chegou na trilha do papel (MEGGS; ALSTON, 2009, p. 91).

Assinale a alternativa que apresenta os tipos de imagens impressas na Europa.

  • A. posters e estampas de imagens da nobreza.
  • B. calendários e estampas de imagens da astrologia.
  • C. cartões de apresentação e estampas de imagens da burguesia.
  • D. bíblias e imagens da vassalagem.
  • E. baralhos e estampas de imagens religiosas.

No início do século XX, tendo como referência a cartazística de Toulouse- Lautrec e do Beggarstaffs brothers, surge uma nova geração de artistas gráficos que redefine a estética do cartaz na Europa Central. Nomes como Lucian Bernhard, Hans Rudi Erdt, Julius Gipkens, Julius Klinger e Ludwig Hohlwein levaram a comunicação gráfica a um passo além na simplificação e redução do naturalismo, atingindo uma linguagem visual de forma e signo.

O padrão estético que atingiu uma linguagem visual de forma e signo, surgida na Europa Central no início do século XX, é denominado como

  • A. Arts and Crafts.
  • B. Jugendstil.
  • C. De Stijl.
  • D. Plakatstil.
  • E. Art Nouveau.

“Ao estudarmos a imagem impressa, (...) vamos compreender que o significado de uma ilustração se origina no antes e no depois. Explicando melhor, a arte de ilustrar se localiza mais na sombra do que nos aspectos simbólicos da palavra. O olhar pergunta mais para a escuridão do que para o que está nos significados dos objetos representados à luz” (p. 32).

Com base nessa passagem do livro “Pelos Jardins de Boboli”, de Rui de Oliveira, e tendo em mente que o autor está pensando a ilustração de um texto no âmbito literário, aponte a afirmação que melhor explica o texto acima

  • A. A ilustração é a arte de representar minuciosamente o texto ilustrado, tendo especial atenção para os detalhes anatômicos.
  • B. O texto é um elemento supérfluo à ilustração, podendo ou não ser levado em conta durante a criação de uma ilustração.
  • C. O importante numa ilustração é o ato de produzi-la e publicá-la, fazendo com que o nome do ilustrado seja mais rapidamente reconhecido.
  • D. A ilustração despertará mais interesse caso ela abra mais possibilidades de leitura para o texto literário, e caso haja cautela com o que se ilustra.
  • E. A ilustração é a arte de criar imagens fantasiosas por meio do claro escuro, tornando dessa forma os objetos mais reconhecíveis.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...