Questões de Artes do ano 2014

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A potência de um flash é geralmente expressa por um número- guia. Quanto mais alto o número, mas potente é o flash. Considere um flash (com sistema de medidas expressas em metros) com número guia 28 para uma sensibilidade de ISO 100. Para se iluminar corretamente um assunto que esteja situado a 5 metros, o diafragma deve ser de

  • A. f/5.6.
  • B. f/1.4.
  • C. f/2.8.
  • D. f/11.
  • E. f/16.

A luz natural é composta por duas fontes diferentes de luz que produzem dois tipos diferentes de sombra, resultando-se em diferentes condições de contraste.

A que fontes de luz refere-se o texto e qual as relações de sombra e contraste entre elas?

  • A. Luz solar: sombra definida e menor contraste. Luz do céu: sombra suave e maior contraste.
  • B. Luz solar: sombra definida e maior contraste. Luz do céu: sombra suave e menor contraste.
  • C. Luz solar: sombra suave e maior contraste. Luz do céu: sombra definida e menor contraste.
  • D. Luz solar: sombra suave e menor contraste. Luz do céu: sombra definida e maior contraste.
  • E. Luz solar: sombra definida. Luz do céu: sombra suave. Não há alterações nas condições de contraste entre elas.

Em fotografia, a combinação de comprimentos de ondas com diferentes tipos de luz é mensurada em termos de temperatura de cor, utilizando-se para isso a escala Kelvin. Em termos gerais, pode-se dizer que as temperaturas de cor da luz de tungstênio, da luz do flash eletrônico e da luz de um céu encoberto correspondem, respectivamente, a

  • A. 5600 K, 8000 K, 3200 K.
  • B. 3200 K, 5600 K, 8000 K.
  • C. 5600 K, 3200 K, 8000 K.
  • D. 3200 K, 8000 K, 5600 K.
  • E. 8000 K, 5600 K, 3200 K.

Diferentes fontes de luz geram diferentes temperaturas de cor com diferentes preponderâncias cromáticas. Levando- -se em conta o espectro eletromagnético para a luz visível, pode-se observar, de maneira comparativa, a seguinte predominância tonal para refletores com lâmpadas de tungstênio e refletores com lâmpadas HMI, respectivamente:

  • A. tom acinzentado e tom esbranquiçado.
  • B. tom acinzentado e tom alaranjado.
  • C. tom alaranjado e tom azulado.
  • D. tom esbranquiçado e tom acinzentado.
  • E. tom azulado e tom alaranjado.

  • A. a foto “C” foi registrada com ajuste do valor de white balance, em graus Kelvin, superior à foto “B”.
  • B. a foto “B” foi registrada com ajuste do valor de white balance, em graus Kelvin, superior à foto “A”.
  • C. a foto “A” foi registrada com ajuste do valor de white balance, em graus Kelvin, inferior à foto “B”.
  • D. a foto “B” foi registrada com ajuste do valor de white balance, em graus Kelvin, inferior à foto “C”.
  • E. a foto “A” foi registrada com ajuste do valor de white balance, em graus Kelvin, superior à foto “B”.

  • A. 1/1000 seg.; f/4; ISO 100. A exposição é mantida com redução da nitidez do registro do assunto em movimento.
  • B. 1/250 seg.; f/2.8; ISO 100. A exposição não é mantida, resultando-se em uma imagem subexposta.
  • C. 1/500 seg.; f/11; ISO 400. A exposição é mantida com diminuição na profundidade de campo.
  • D. 1/2000 seg.; f/2.8; ISO 100. A exposição se mantém com redução na profundidade de campo.
  • E. 1/500 seg.; f/8; ISO 200. A exposição não é mantida, resultando-se em uma imagem superexposta.

Na grande maioria das câmeras fotográficas digitais, há duas possibilidades de controle de foco: manual e automático. Na prática, indique em quais situações o ajuste manual se torna mais eficiente que o automático?

  • A. Em situações de pouca iluminação.
  • B. Em situações de grande contraste luminoso.
  • C. Com tempo de exposição inferior a 1/500 segundos.
  • D. Com o uso de filtros polarizadores.
  • E. Com o uso de iluminação de lâmpadas halógenas.

Considerando-se dois tipos de refletores de luz contínua disponíveis no mercado, refletores de lâmpadas halógenas com lentes Fresnel e refletores com lâmpadas fluorescentes, pode-se afirmar que os resultados práticos de iluminação obtidos, respectivamente, para cada tipo de refletor, são:

  • A. luz dura sem formação de sombras e luz difusa com sombras em dégradé.
  • B. luz dura com sombras em dégradé e luz difusa com sombras definidas.
  • C. luz difusa com sombras em dégradé e luz dura com sombras definidas.
  • D. luz dura com sombras definidas e luz difusa com sombras em dégradé.
  • E. luz difusa com sombras definidas e luz dura com sombras em dégradé.

Quando uma imagem se torna um arquivo digital por meio da câmera, ela pode ser usada e armazenada de várias formas. Levando-se em consideração que o negativo fotográfico é um suporte físico e pode ser danificado, o que se pode afirmar com relação ao arquivo digital?

  • A. Uma vez armazenado, o arquivo digital não pode sofrer alterações e, consequentemente, não pode ser danificado.
  • B. Quando a imagem é transferida para um computador externo, em um disco rígido diferente do cartão da câmera, ela não pode mais sofrer alterações.
  • C. HD externos são inadequados para o armazenamento dos arquivos.
  • D. Os backups dos arquivos são necessários apenas após a edição da imagem.
  • E. O primeiro cuidado antes do tratamento da imagem é fazer uma cópia do arquivo, mantendo as configurações originais.

Considerando o contexto dos arquivos com informações digitais, a sigla MD5 refere-se a

  • A. um mecanismo de segurança do arquivo que se baseia na produção de uma imagem do próprio arquivo, em pequenas dimensões, que pode ser comparada com o original.
  • B. uma chave de acesso restrito, necessária para que o arquivo seja aberto ou editado.
  • C. um processo de autenticação que gera uma palavra chave associada ao arquivo, a partir da qual se pode verificar a integridade do arquivo ou se este foi corrompido ou adulterado.
  • D. uma forma de compactação de alta eficiência que permite reduzir o arquivo a um valor máximo de até 512 bytes.
  • E. um algoritmo de compressão específico projetado para uso em arquivos de som e imagem.
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