Questões de Artes do ano 2014

Lista completa de Questões de Artes do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. 1, 3, 5, 4 e 2;
  • B. 2, 3, 4, 1 e 5;
  • C. 1, 2, 4, 5 e 3;
  • D. 4, 5, 1, 2 e 3;
  • E. 2, 5, 1, 4 e 3.

  • A. O coro era composto por músicos e dançarinos profissionais, cujo desempenho era avaliado por órgãos administrativos da Cidade e ficava em cena mais continuamente que os outros participantes do drama;
  • B. O coro estava presente em todas as obras dramáticas do século V a.C., na comédia, na tragédia e no drama satírico, sendo considerado um elemento essencial do espetáculo pelo público grego;
  • C. Os coreutas podiam dançar, cantar e até desempenhar uma performance gestual, mas não podiam recitar, tampouco se dirigir para o público, apenas para os atores em cena;
  • D. O contato visual entre o público e o coro era limitado, por isso seus componentes usavam máscaras e indumentárias que chamassem a atenção do público, como o atestam as representações em vasos antigos;
  • E. O financiamento e a organização das representações teatrais, a contratação do coro e a escolha de um dramaturgo era um processo que dependia da iniciativa privada e do custeio de um rico cidadão, o corego.

As comédias do dramaturgo romano Plauto (século III a.C.) criaram personagens notórios, tendo sido retomadas por William Shakespeare, Molière e, no caso brasileiro, por Ariano Suassuna, em sua comédia "O santo e a porca. Imitação nordestina de Plauto" (1957). A alternativa que caracteriza corretamente a dramaturgia de Plauto e da Comédia Nova Romana é:

  • A. A Comédia Nova Romana, à qual a dramaturgia de Plauto pertence, é marcada por personagens políticos e sobrenaturais, como deuses e heróis;
  • B. A comédia latina de Plauto se opõe à tradição grega e busca produzir uma dramaturgia autônoma e inovadora, pondo em cena temas relativos ao poder e à vida pública, como a biografia dos cônsules e senadores;
  • C. Plauto privilegia personagens de elevado senso moral que expressam os valores e as preocupações dos cidadãos da Roma republicana, tais como os vencedores da Segunda Guerra Púnica;
  • D. A Comédia Nova Romana de Plauto debruça-se sobre os mitos originais e ancestrais do Lácio e dos fundadores de Roma, englobando a tradição e a vida pública como objeto do riso cômico;
  • E. A dramaturgia de Plauto é povoada por tipos sociais característicos, como o escravo esperto, o velho avaro, a cortesã, os jovens amantes e os parasitas sociais.

  • A. somente a afirmativa I estiver correta;
  • B. somente a afirmativa II estiver correta;
  • C. somente a afirmativa III estiver correta;
  • D. somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
  • E. todas as afirmativas estiverem corretas.

  • A. F – V – F;
  • B. F –V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

  • A. 1 - fachadas de templos ou palácios; 2 - bosques, florestas ou marinas; 3 - cenas urbanas e cotidianas;
  • B. 1 - cenas urbanas e cotidianas; 2 - fachadas de templos ou palácios; 3 - bosques, florestas ou marinas;
  • C. 1 - fachadas de templos ou palácios; 2 - cenas urbanas e cotidianas; 3 - bosques, florestas ou marinas;
  • D. 1 - cenas urbanas e cotidianas; 2 - bosques, florestas ou marinas; 3 - fachadas de templos ou palácios;
  • E. 1 - bosques, florestas ou marinas; 2 - fachadas de templos ou palácios; 3 - cenas urbanas e cotidianas.

  • A. Nas duas comédias, o dramaturgo discute a importância da improvisação para o teatro, valorizando a atuação feita sem preparo prévio, de modo espontâneo, ao demonstrar que qualquer pessoa pode atuar;
  • B. Nessas comédias, Molière enfatiza a importância da declamação e o valor educativo de peças que encenem as virtudes dos grandes homens de Estado;
  • C. Um objetivo dessas peças é debater, em cena, a teoria dramática, defendendo as regras artísticas estabelecidas para os gêneros teatrais, desde Aristóteles e Horácio;
  • D. Nas duas peças, o autor defende ser mais difícil escrever e encenar uma boa comédia do que uma tragédia, pois, enquanto a segunda trata da uma realidade quotidiana, a primeira pinta um mundo idealizado, distante do público;
  • E. As duas peças são exemplos de “teatro no teatro”, em que o autor explicita o seu entendimento da arte teatral e da função da comédia.

  • A. somente a afirmativa I estiver correta;
  • B. somente a afirmativa II estiver correta;
  • C. somente a afirmativa III estiver correta;
  • D. somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
  • E. todas as afirmativas estiverem corretas.

A alternativa que caracteriza corretamente o espaço cênico elisabetano é:

  • A. o palco se localizava no centro do edifício, no nível do piso, de modo que os atores encenassem no meio do público;
  • B. o palco se localizava no centro do edifício, no nível do piso, de modo que os atores encenassem no meio do público;
  • C. o edifício seguia a tipologia arquitetônica do teatro italiano, separando espacialmente a área de representação e o espaço destinado ao público;
  • D. as galerias e os balcões acomodavam vários tipos de espectadores, as superiores para o público popular, as inferiores para nobres e grupos abastados;
  • E. os músicos e técnicos em sonoplastia ocupavam a orchestra, uma área protegida por um peitoril, no nível da plateia, abaixo do palco.

  • A. somente a afirmativa I estiver correta;
  • B. somente a afirmativa II estiver correta;
  • C. somente a afirmativa III estiver correta;
  • D. somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
  • E. todas as afirmativas estiverem corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...