Questões de Artes do ano 2014

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  • A. O cenógrafo usa o claro-escuro para achatar os volumes e criar o efeito de um cenário unidimensional;
  • B. Uma luz difusa, que permite "ver" o espetáculo, é combinada com uma luz ativa, que interage com o cenário e o ator;
  • C. A luz e as cores são considerados elementos coadjuvantes do espetáculo, focando a carga expressiva no ator;
  • D. A luz difusa serve para criar uma atmosfera de época e é apropriada para os dramas históricos e épicos;
  • E. A iluminação das rampas e escadarias serve para definir planos sequenciais para a ação em cena.

  • A. 1, 2, 4, 3, 5;
  • B. 2, 4, 5, 1, 3;
  • C. 1, 5, 4, 3, 2;
  • D. 5, 4, 2, 3, 1;
  • E. 3, 2, 5, 4, 1.

  • A. F – V – F;
  • B. F – V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

O médico romeno Jacob Levi Moreno foi o criador de um método terapêutico de grupo por ele definido como "psicodrama". A essência desta terapia consiste em usar o jogo dramático livre e incentivar o desenvolvimento da espontaneidade dos indivíduos do grupo, através de improvisações cênicas que resultem em momentos catárticos, cuidadosamente dirigidas por um "diretor do jogo". Moreno inspirou-se no modelo teatral para elaborar a cena psicodramática.

A alternativa que caracteriza corretamente os elementos da cena do psicodrama é:

  • A. cenário - o consultório do terapeuta, transformado em palco;
  • B. protagonista - aquele(s) que protagoniza(m) o seu próprio drama, representando a si mesmo;
  • C. diretor - um ator que interpreta o terapeuta e coordena a sessão;
  • D. egos auxiliares - os que encenam episódios da vida do protagonista para ajudá-lo a rememorar fatos traumáticos;
  • E. plateia - estudantes de psicologia em fase de estágio profissional.

Espetáculo de humor realizado por apenas um ator que geralmente se apresenta ao vivo, em pé, sem acessórios, cenários, caracterização do personagem ou o recurso da quarta parede". A descrição acima corresponde a uma tradição da cultura teatral conhecida como:

  • A. Butô;
  • B. Teatro de sombras;
  • C. Stand-up comedy;
  • D. Teatro de marionetes;
  • E. Clown.

  • A. como meio de educação popular mais penetrante e persuasivo do que a propaganda escrita;
  • B. para criar um apreço sentimental e emocional em relação ao antigo regime;
  • C. como canal de comunicação da mensagem moral edificante da cultura cristã;
  • D. para imortalizar os heróis do século de ouro francês e manter a tradição da Comédie de France;
  • E. como escola de regeneração dos costumes e de crítica à violência revolucionária.

  • A. somente a afirmativa I estiver correta;
  • B. somente a afirmativa II estiver correta;
  • C. somente a afirmativa III estiver correta;
  • D. somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
  • E. todas as afirmativas estiverem corretas.

Este espaço resulta do estudo e da aplicação da perspectiva, com a opção pela frontalidade e pelo emolduramento da cena, conforme parece ser natural dentro de uma tradição pictórica ilusionista.

Assinale a alternativa que identifica a qual tipologia espacial histórica esta caracterização corresponde:

  • A. espaço grego;
  • B. espaço romano;
  • C. espaço medieval;
  • D. espaço elisabetano;
  • E. espaço italiano.

  • A. F – V – F;
  • B. F – V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

  • A. A solução cenográfica de Ratto, ao criar dois espaços concomitantes para abrigar a cena urbana e rural, positivava a dinâmica social da grande cidade, em contraste com os valores ultrapassados do campo, que o personagem Joaquim rejeita;
  • B. O sucesso da peça, em São Paulo, em 1955, foi um exemplo da força do teatro amador, com o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) à frente, e das pesquisas de Andrade e Ratto, comprometidos com a investigação dramatúrgica de temas regionalistas;
  • C. O texto da peça, organizado em duas linhas temporais, o presente situado na cidade, em 1932, e o passado, situado no campo, em 1929, junto com a encenação concomitante dos dois momentos, mantêm o público sem saber o desfecho do drama, acrescentando-lhe suspense e comicidade;
  • D. A máquina de costura, disposta no limiar dos dois ambientes, representa a chance de uma vida melhor para os personagens do núcleo familiar da peça e dos novos valores sociais que abraçam, como o trabalho feminino no contexto da produção industrial;
  • E. A dramaturgia tchekhoviana e o realismo psicológico de Arthur Miller são duas influências na obra de Jorge Andrade, mobilizadas para compor a moldura dramática do impacto da crise econômica na vida dos personagens e das diversas percepções que elaboram sobre a mudança enfrentada.
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