Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ideia da separação entre a cultura popular e a erudita, apesar de ser fortemente veiculada no Ocidente, pode ser entendida como uma invenção de intelectuais europeus. Por meio do conceito de folclore, foi demarcada uma fronteira entre as manifestações das camadas sociais abastadas e aquelas mais difundidas.

Essa invenção surgiu no século

  • A. XIV.
  • B. XV.
  • C. XVI.
  • D. XVII.
  • E. XVIII.

A partir das informações do trecho apresentado acima e no que se refere aos aspectos que caracterizam um produto resultante de um projeto de design gráfico, assinale a alternativa correta.

  • A. Um produto já pode ser considerado resultado de projeto de design gráfico se atender a pelo menos um desses aspectos básicos: formais, funcionais, metodológicos e simbólicos.
  • B. É considerado um projeto de design gráfico somente o que foi produzido a partir do processo de impressão.
  • C. A atividade principal do design gráfico consiste na diagramação de uma página.
  • D. São consideradas peças de design gráfico todos aqueles projetos gráficos que tem como fim comunicar por meio de elementos visuais.
  • E. Um projeto de design gráfico é composto por um conjunto de elementos visuais, exclusivamente, não textuais reunidos em um determinado suporte.

No que se refere ao curso de Design Gráfico regulamentado pelo Ministério da Educação, é correto afirmar que

  • A. design gráfico, embora pertença a uma área de conhecimento específica, é essencialmente interdisciplinar, tendo estreita interface principalmente com a comunicação social, as artes plásticas e a arquitetura.
  • B. no design gráfico a apresentação visual tem papel secundário em qualquer meio impresso que tenha como função primordial a comunicação.
  • C. a atividade profissional e o curso superior são regulamentados pelo MEC. Portanto, o exercício da profissão depende de o profissional possuir formação acadêmica específica para tal fim.
  • D. em vários países do mundo o design gráfico é considerado como um curso de graduação de nível superior.
  • E. a profissão de designer gráfico é exercida com exclusividade por profissionais que tiveram uma formação especializada.

Existem muitos sistemas de impressão e as mais variadas técnicas são utilizadas durante o processo. A arte de imprimir corretamente não é tão simples quanto parece. Cada sistema se adapta a diferentes tipos de necessidades, daí a importância de definir durante, ou antes, da elaboração do projeto gráfico o sistema de impressão e o tipo de papel que será utilizado.

Assinale a alternativa que apresenta um dos sistemas de impressão indireto, tendo como base a repulsão tinta-água, mais utilizado pelas gráficas, devido à alta qualidade e ao baixo custo que oferece principalmente para grandes quantidades.

  • A. offset
  • B. flexografia
  • C. serigrafia
  • D. tampografia
  • E. impressão digital

A partir da imagem e das informações apresentadas acima e no que se refere ao uso da cor em projetos de design, assinale a alternativa correta.

  • A. Considera-se cores-luz primárias: o amarelo, o magenta e o cyan.
  • B. No processo subtrativo são consideradas cores-pigmento básicas: o amarelo, o magenta e o cyan.
  • C. As três cores-luz primárias projetadas em igual intensidade produzem uma luz negra (preto).
  • D. Consideram-se primárias as cores que são formadas pela soma de outras cores.
  • E. As cores complementares ocupam posições laterais na construção de círculos cromáticos.

Um designer gráfico precisa ter consciência de todo o processamento existente para definir as cores que serão utilizadas para impressão final do projeto. Com base nessa afirmativa, observando o círculo cromático, assinale a alternativa correta.

  • A. As cores básicas da mescla subtrativa são o vermelho, o verde e o azul.
  • B. Na síntese subtrativa, ao misturar o amarelo com o ciano obtém-se o vermelho.
  • C. A síntese aditiva é o conjunto de cores que é utilizada em impressões.
  • D. Na síntese aditiva, misturamos pigmentos coloridos que atuam como seletores ou filtros de luz.
  • E. Em condições ideais, a mistura subtrativa das cores primárias dá como resultado o preto.

Em relação ao uso e técnica da cor, assinale a alternativa correta.

  • A. A capacidade de refletir a luz é uma propriedade de algumas cores.
  • B. A saturação da cor varia de acordo com a quantidade de preto contido na cor.
  • C. A saturação da cor é um fenômeno que acontece quando a cor tem sua força máxima, sem a necessidade de adição de branco ou preto.
  • D. Quanto maior a porcentagem de branco existente em uma cor, menor será sua capacidade de reflexão.
  • E. Qualquer alteração em uma das três dimensões da cor (matiz, tonalidade e saturação) não interfere nas propriedades das outras duas.

No início da fabricação do papel eram inúmeros os formatos existentes. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de padronização dos formatos. O padrão internacional para tamanho de papéis ISO 216 é com base no padrão alemão DIN 476.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. A maior parte dos tamanhos padronizados de papéis recebem nomes acompanhados por números. O tamanho do papel tende a ser maior à medida que o número do nome do papel aumenta, como do A3 para o A4.
  • B. No decorrer do século XX, o padrão internacional foi adotado em todos os países do mundo, incluindo EUA e Canadá, países que também adotaram inteiramente o sistema métrico.
  • C. Por terem todos a mesma proporção, o padrão ISO 216 facilita o redimensionamento de documentos entre seus tamanhos, prevenindo perda de imagem.
  • D. Os atuais padrões de papel no Brasil derivam dos formatos tradicionais Letter, Legal e Tabloide.
  • E. Onde vigora o padrão ISO, a espessura e densidade de um papel é expressa em gramas por centímetro quadrado (g/cm²), unidade batizada de gramatura.

Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os tipos móveis utilizados séculos antes na Coréia e na China configuravam a alternativa “artesanal” ao difícil trabalho do copista secular.
  • B. A tipografia trata igualmente um título e um texto, sem preocupação com o tipo, tamanho ou cor.
  • C. Existem regras para o uso de fontes tipográficas na composição de projetos gráficos.
  • D. A moda e as tendências colocam em evidência tipos novos, o que faz com que os tipos mais clássicos sejam cada vez menos utilizados.
  • E. Nos últimos anos, verificou-se o renascimento da caligrafia, técnica que está assumindo um lugar muito importante nos materiais utilizados em projetos gráficos.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. Com surgimento no mercado de sistemas de escaneamento de alto rendimento e de baixo custo, a fotografia digital e os sistemas de impressão digital em larga escala não estão interferindo nas habilidades que o mercado exige dos designers gráficos.
  • B. Muitas dessas profissões, algumas com altíssimo grau de especialização, estão desaparecendo ou tiveram que mudar rapidamente seu campo de atuação.
  • C. A área denominada pré-impressão, como etapa preparatória dos processos de impressão, tende a se consolidar, cada vez mais, no mercado de trabalho.
  • D. Alguns programas de informática usados habitualmente incluem sistemas automáticos de fechamento de arquivos, sem permitir detecção de erros.
  • E. A grande pressão exercida pelas exigências por prazos e por melhores custos fazem com que a maioria dos profissionais de design gráfico não precisem assumir, como parte de sua atuação, tudo aquilo que era de responsabilidade de dezenas de outros profissionais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...