Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a importância e a necessidade do trabalho com a poesia na escola, identifique a alternativa que contradiz a formulação em destaque no quadro.

  • A. Ensinar poesia (em todos os seus subgêneros) é trabalhar o texto como resposta a uma necessidade, a alguém (o leitor), a um tempo definido. A poesia dentro dessa concepção é um modo de viver o mundo (ver, sentir, experimentar e projetar) e cada composição poética reflete quem somos, o que pensamos, sentimos e buscamos.
  • B. Podemos dizer que a forma de ensinar a Literatura, especialmente a poesia, deve ser vista como um sistema de obras e autores, história literária ou conjunto de textos e poemas consagrados de grandes autores. Uma didática de transmissão de informações diversificadas acerca da literatura, a exemplo de biografias dos autores e títulos de obras, das datas e periodização, resumos e trechos de obras com suas respectivas características, prescindindo do exercício original da leitura da obra, envolvendo sempre sua análise linguística.
  • C. Os professores devem trabalhar com a poesia com seus alunos, porque esta atividade vem sendo indicada como um dos meios mais eficazes para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e simbólicas. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz este tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
  • D. É importante que o professor estimule os seus alunos a escutar essa linguagem (poética), despertando assim seus ouvidos para os versos, e que a criança descubra em si mesma esses versos e neles se encontre, refaça-se e se reencontre. O objetivo não é transformar os alunos em grandes escritores de poesias, até por que não se faz poetas, só estimulam-se a ler e escrever desde cedo. O objetivo é transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir através dos versos.
  • E. É muito importante trabalhar a poesia no contexto escolar com o apoio do professor, visto que a sala de aula deve ser, antes de tudo, território da inventividade e também um lugar onde se instiguem as possibilidades de criação e inovação. A poesia encanta principalmente os adolescentes, crianças e jovens por ser imaginosa, fantasiosa, além de ter o poder de despertar para algo que já é seu: a alegria de viver, a espontaneidade, a graça, a inventividade e a criatividade.

A crítica à escola tradicional trouxe uma contribuição inegável no sentido de valorização da produção criadora da criança, pautada no princípio da livre expressão, acompanhado pelo imprescindível conceito de criatividade. Identifique a alternativa diretamente relacionada a esse conceito.

  • A. No âmbito do universo do conhecimento, dito conceito caracteriza a expressão de um processo cognitivo, que transforma a realidade e produz o "novo", rompendo com as barreiras do conhecido, estabelecendo novas relações.
  • B. Esse conceito consiste na experiência de refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, elencando dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da Arte e os elementos que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
  • C. Por meio desse conceito, os alunos conhecem o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais).
  • D. Trata-se de um elemento indispensável na apreensão dos conteúdos, possibilitando que a aprendizagem se realize por meio de estratégias pessoais de cada aluno.
  • E. Por meio do convívio com o universo da Arte, os alunos podem conhecer o objeto artístico como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).

Discutindo a natureza da criatividade, segue em destaque uma formulação, com uma lacuna a ser preenchida. Identifique nas alternativas a expressão que melhor completa o sentido do que está escrito.

  • A. imaginação criadora.
  • B. intuição artística.
  • C. harmonia expressiva.
  • D. diversidade cultural.
  • E. percepção formal.

Apreendendo o conceito de música como linguagem, compreende-se por linguagem um fenômeno que assume a complexidade das relações humanas, atuando como lugar de interlocução, de trocas de construção do conhecimento. Identifique nas alternativas a concepção segundo a qual música é linguagem.

  • A. Concepção construtivista.
  • B. Concepção humanista.
  • C. Concepção de linguagem como comunicação.
  • D. Concepção interacionista.
  • E. Concepção de linguagem como reprodução.

Por se linguagem, a música se baseia num sistema de signos primordiais, listados na primeira coluna. Enumere a segunda coluna pela primeira associando cada um dos signos a sua característica. Em seguida, identifique a alternativa com a sequência correta.

  • A. 4, 7, 3, 1, 8, 5, 2, 6.
  • B. 3, 4, 6, 2, 8, 1, 5, 7.
  • C. 4, 3, 5, 1, 6, 2, 7, 8.
  • D. 3, 4, 7, 1, 8, 2, 5, 6.
  • E. 8, 4, 5, 1, 7, 2, 3, 6.

Para a realização de um espetáculo de teatro que se torne um momento raro no qual as pessoas se encontram e, naquele momento, artistas e púbico criam uma identidade e um sentido, quatro itens devem se unir harmoniosamente, a saber:

  • A. Sensações, percepções, sentimentos e racionalidade.
  • B. Atividades cênicas, aspectos lúdicos, aspectos psicológicos e aspectos dramáticos.
  • C. Jogo, expressão, comunicação e reflexão.
  • D. Espontaneidade, construção estética, racionalidade e irracionalidade.
  • E. Sofisticação, estética, criatividade e técnica.

Leia o trecho em destaque e identifique nas alternativas a que se refere.

  • A. História da Arte.
  • B. Pesquisa de fontes de instrução e de comunicação em Arte.
  • C. Percepção de qualidades estéticas.
  • D. Organização do espaço e do tempo de trabalho.
  • E. Criação e aprendizagem.

Leia o fragmento a seguir.

Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.

  • A. O movimento da Escola Nova adotou uma concepção de arte educação inspirada nos trabalhos de Anita Malfatti e Mario de Andrade, segundo os quais o desenho, a arte ou a modelagem deveriam fixar o conteúdo de informações aprendidas em outras matérias.
  • B. No Estado Novo, o ensino da arte se desenvolveu a partir do estímulo a atividades lúdicas voltadas para comemorações cívicas e religiosas, com base na formação polivalente do professor.
  • C. Na década de 1950, a orientação de arte educação se baseou na proposta do arquiteto Lucio Costa, que elaborou um programa no qual se articulava o desenvolvimento da criação e da técnica, encaminhando a experiência para o artefato, ao desvincular arte e natureza.
  • D. A Reforma Educacional de 1971 aboliu as Escolas Experimentais, passando a valorizar a arte nas escolas públicas primárias como uma forma de liberação emocional, com base na capacidade criadora
  • E. A Abordagem Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade, que abriram espaço para a entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula, aliada à expressividade do aluno.

A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi

  • A. uma experiência pioneira extraescola, que se desenvolveu em várias capitais do país, como espaço de educação formal e estética da criança, cujos trabalhos finais eram selecionados para participar de concursos nacionais.
  • B. uma iniciativa de artistas e pedagogos críticos do novo expressionismo como orientação teórica prevalecente em arte educação no pós-segunda guerra, propondo, em seu lugar, um ensino de arte voltado para a consciência social.
  • C. um espaço onde se realizavam atividades voltadas para a liberação da criança por meio de técnicas de arte, como o desenho e a pintura, de modo a estimulá-la a ter um comportamento mais criativo e harmonioso.
  • D. um local voltado tanto para o acolhimento de crianças e sua orientação artística, por meio de várias técnicas de desenho, quanto para a qualificação de professores de Educação Artística, visando formar mão de obra para as escolas secundárias.
  • E. uma instituição representativa de artistas, estudantes de arte, psicólogos e pedagogos, unidos com o objetivo de ocupar museus e galerias de arte para tornar públicas as bases do movimento da educação pela arte.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...