Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX. Esse movimento é identificado como

  • A. Neoconcretismo.
  • B. Expressionismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Dadaísmo.
  • E. Futurismo.

Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes na cidade em que moram.

As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A intervenção urbana ressignifica o olhar sobre o cotidiano.
  • B. A instalação é um tipo de arte que conta com a interação do público.
  • C. A escala da imagem se relaciona com a arquitetura a seu redor.
  • D. A gigantografia é um exemplo de arte popular espontânea.
  • E. O espaço da instalação incentiva a percepção da desigualdade social.

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.

No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

  • A. ferramentas da atividade dramatúrgica, que iniciam os alunos na arte da representação de forma lúdica.
  • B. procedimentos teatrais aptos a incentivar a imaginação e a introduzir os jovens no palco.
  • C. atividades teatrais em que o participante estabelece com seus pares uma relação de trabalho, que combina imaginação dramática e observação de regras.
  • D. exercícios próprios da formação técnica do ator que enfatizam o uso de textos poéticos.
  • E. técnicas de improvisação e de faz-de-conta, em que todos são fazedores de situações imaginárias espontâneas.

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos? Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva, capaz de gerar identidade e promover a interação.

II. Compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III. Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

  • A. complemento das aulas de música, sobretudo quando se estudam as manifestações populares.
  • B. forma de integração e expressão individual e coletiva, possuidora de uma linguagem própria.
  • C. conteúdo da Educação Física, vinculado aos momentos comemorativos do calendário escolar.
  • D. aprendizado de habilidades técnicas que envolvem ritmo e graça nos movimentos.
  • E. oportunidade de melhorar o entrosamento social dos alunos pela prática de danças coletivas.

Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e contextualização histórica.

Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte brasileira que essas obras exemplificam.

  • A. Modernista.
  • B. Neoclássica
  • C. Acadêmica.
  • D. Eclética.
  • E. Simbolista.

Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O. Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.

Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que norteia sua concepção formal.

  • A. Hierarquia.
  • B. Ornamento.
  • C. Função.
  • D. Assimetria.
  • E. Individualidade.

A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, assinale a opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

  • A. Composição de texto e imagem simplificada que se adequa ao público infantil.
  • B. Conjunto de imagens que ilustra uma narrativa para facilitar sua compreensão.
  • C. Comunicação verbal e não verbal minimalista que permite baratear os custos de produção.
  • D. História visual que apresenta painéis aleatórios a serem interpretados pelo leitor.
  • E. Forma de arte que conjuga texto e imagem com ênfase na expressão gráfica.

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico.

II. O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica.

III. O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmações estiverem corretas.

Após a visita ao Pavilhão Sônico, o docente pergunta: o que escutamos é música? O que vimos é obra de arte? A respeito das conclusões da turma sobre esta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na obra, o processo de emissão sonora é contínuo, com sua fonte em tempo real, mas o que ela pretende mostrar é a emergência do inaudível, a inexistência do silêncio, propondo uma reflexão sobre o que é música.

( ) A composição sonora é produzida por micro-ruídos gerados no interior da Terra que reverberam na cavidade do Pavilhão, criando um padrão rico em frequências e texturas, que, uma vez iniciado, funciona por si mesma.

( ) Cada linguagem artística vivenciada, fruída e compreendida permite novas leituras do mundo, o que enriquece a capacidade de ressignificar e impregnar de sentidos a vida em sociedade.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e V.
  • B. V,V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...