Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista.

O objetivo desta atividade era

  • A. exercitar o desenho de observação.
  • B. incentivar a apreciação e contextualização da pintura de Tarsila.
  • C. desenvolver a criatividade espontânea.
  • D. promover a libertação do plano geométrico-espacial
  • E. decodificar o simbolismo da arte modernista.

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.

 Essa abordagem

  • A. propõe a análise e a apreciação artística como um jogo de perguntas e respostas, que fragmentam o olhar, a partir de uma listagem de questões para analisar a obra de arte
  • B. combina trabalho prático com história da arte e leitura de obras de arte, considerando que, nessa última, a metodologia utilizada é variada, podendo ser, por exemplo, estética, semiológica ou iconológica.
  • C. constrói uma metalinguagem da imagem, de modo a isolar as condições de emergência da obra de arte e, assim, decodificar seus elementos autônomos de significação.
  • D. enfatiza a história da arte, a crítica e a estética, como conhecimentos necessários ao juízo e à interpretação, que antecedem e orientam o fazer artístico.
  • E. analisa imagens e artefatos, mediante uso de vocabulário apropriado, para identificar como as ideias, os sentimentos e os significados são articulados em diferentes estilos e tradições, ao longo do tempo.

A visualidade no mundo contemporâneo é um processo extremamente complexo, que mostra, cada vez mais, a intertextualidade de diversas manifestações artísticas, ocupando espaços que, há muito, extrapolam a moldura tradicional do que se entende por “obra de arte” e invadem a cultura visual urbana.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.

  • A. A educação em cultura visual busca fornecer uma definição do que é arte, distinguindo-a dos artefatos que não almejam expressar o belo.
  • B. O ensino e aprendizagem da cultura visual deslocam seu foco de interesse para o estudo formal da obra, seu estilo o e estrutura de composição.
  • C. Em função do caráter transdisciplinar do campo da cultura visual, a arte deixa de ter natureza ou valor distintivo, reduzindo-se a artefato cultural.
  • D. Os currículos da cultura visual a apresentam como construção social, abordável a partir de perspectivas inclusivas.
  • E. A cultura visual deve ser extraída do contexto geral da cultura, e, ao fazê-lo, evidencia as qualidades essenciais da arte e do objeto estético.

Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual incluem a moralidade cultural como um assunto importante para a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de gêneros e sexualidades.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e F.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.

Percepção e análise de produções visuais são atividades intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.

Analise as imagens acima e assinale a opção que indica corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. III e IV,apenas.

Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los.

As opções a seguir apresentam características do processo de análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A análise intertextual apresenta aos alunos obras diferentes em diálogo recíproco, para que aprendam a reconhecer o que é belo e o que não é belo.
  • B. o preparo dos alunos para ler imagens produzidas por artistas significa igualmente prepará-los para ler as imagens que os cercam.
  • C. a análise intertextual de imagens mostra que a percepção é sempre informada, sendo oportuno desenvolver habilidades para descobrir as questões que uma obra de arte revela.
  • D. o aprendizado artístico se apoia na ideia de mimese entendida no sentido grego da procura pela similaridade, e não como cópia ou reprodução fidedigna do original.
  • E. o procedimento adotado sensibiliza a percepção estética do aluno, contribuindo para sua alfabetização estética a partir da abordagem triangular.

Analise as imagens a seguir.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A intervenção da tatuagem em imagens consagradas na visualidade plástica estimula a percepção visual.
  • B. A abordagem culturalista da tatuagem embasa a pesquisa das artes plásticas.
  • C. A tatuagem pode ser entendida como uma prática de body art.
  • D. A presença da tatuagem em museus de história e de artes mostra o caráter transversal de seu tratamento.
  • E. A pele humana é um suporte de inscrição artística como outro qualquer.

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa.

Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

  • A. Contribuir para a erudição do público a partir da fruição estética do patrimônio cultural.
  • B. Despertar em crianças e adultos o respeito pelas criações do passado custodiadas pelos museus.
  • C. Dar visibilidade ao trabalho de coleta, conservação e pesquisa realizado pela instituição museológica.
  • D. Instruir o público sobre a história e os conceitos da arte moderna.
  • E. Envolver o público em um processo ativo de conhecimento, apropriação e criação cultural.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...