Questões de Artes do ano 2016

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O Instituto Inhotim situado na cidade de Brumadinho MG recebe milhares de pessoas de diversas faixas etárias, das mais diferentes formações acadêmicas e de todas as partes do mundo. Um dos principais objetivos do Instituto é a criação de um estreito diálogo entre dois acervos de grande importância. São eles, respectivamente:

  • A. arte e botânica.
  • B. artesanato popular e arte contemporânea.
  • C. arte moderna e arte contemporânea.
  • D. artes cênicas e artes visuais.
  • E. arte popular e arte erudita.

“Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador. [...]

O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. [...]

O documento que, para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. A sua objetividade parece opor-se à intencionalidade do monumento. Além do mais, afirma-se essencialmente como um testemunho escrito.” O historiador Jaques Le Goff propõe uma diferenciação fundamental entre dois conceitos: monumento e documento.

É correto afirmar que

  • A. o monumento, por ser resultado de uma intencionalidade, não merece atenção do historiador.
  • B. para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, a objetividade do documento parece opor-se à intencionalidade do monumento.
  • C. o monumento será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte de uma decisão do historiador, apresentando-se por si mesmo como prova histórica.
  • D. o monumento é um legado à memória coletiva e se caracteriza por sua conexão a um grande número de testemunhos escritos.
  • E. há pouca diferença entre documento e monumento, na medida em que ambos se apoiam na escrita.

Rudof Laban, dançarino e téorico, desenvolveu um amplo estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Laban acreditava que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Sobre a Análise Laban de Movimento, é correto afirmar:

  • A. É um método de rigor científico que tem por função avaliar a saúde física do ator, de acordo com os critérios positivistas do século XIX.
  • B. É uma postura acrítica ante os movimentos históricos e que tem por função liberar o sujeito para experiência individual, desconectando-o de seu entorno político.
  • C. Concede ao dançarino uma estrutura rígida, sem nenhuma abertura para improvisação, e foi por isso utilizada no treinamento militar das tropas alemãs.
  • D. Utiliza metodologicamente categorias para a observação e análise do movimento.
  • E. Foi posteriormente denominada Método Pilates, já que passou a ser utilizada com fins exclusivamente terapêuticos.

“Não existe silêncio. O que eles pensaram ser silêncio, por não saberem ouvir, estava repleto de sons aleatórios.” Esta fala, feita pelo compositor experimental John

Cage, a propósito da primeira execução, em 1952, de sua composição chamada 4’ 33”, refere-se

  • A. à acústica deficitária do Teatro em que a composição foi executada.
  • B. ao vazamento de sons aleatórios do lado externo do Teatro, que prejudicou a boa audição de sua composição.
  • C. à reação de parte do público que, na expectativa de assistir a uma apresentação do que se chamou de “noise music”, não foram capazes de identificar os sons previamente gravados que faziam parte da composição.
  • D. à reação de parte do público, que entendeu sua composição como uma escolha pelo silêncio, já que os músicos não produziram, durante sua execução, nenhum som.
  • E. à reação de parte do público, que entendeu sua composição como uma escolha pelo silêncio, já que a composição não previa nenhum som a ser produzido por instrumentos.

Em obra de Édouard Manet, “Retrato de Emile Zola”, realizado em 1868, vê-se no plano de fundo três figuras:

I. Uma gravura de origem japonesa, representativa de uma produção que passa a ser influência para os impressionistas.

II. Uma gravura que reproduz um quadro de um pintor espanhol no qual camponeses tomam vinho com uma divindade mitológica.

III. Uma reprodução de um quadro do próprio Manet, cuja composição faz referência a uma obra renascentista, e na qual uma figura feminina encara de frente seu observador.

A correta correspondência de I, II e III é, respectivamente:

  • A. Colinas no Verão, de Don Yuan − O triunfo de Baco, de Velásquez − Almoço sobre a relva, de Édouard Manet.
  • B. Cena do campo, de Jiao Bingzhen − Las Meninas, de Velásquez − Olympia, de Manet.
  • C. A Onda, de Hokusai − Las Meninas, de Velásquez − Aspargo, de Édouard Manet.
  • D. o lutador Onaruto Nadaemon da província de Awa, de Utagawa Kuniaki II − O triunfo de Baco, de Velásquez − Olympia, de Édouard Manet.
  • E. O Sonho, de Akira Kurosawa − Violino e uvas, de Pablo Picasso − Retrato de Emile Zola, de Édouard Manet.

O texto acima refere-se a um dos mais importantes movimentos de vanguarda do século XX, para o qual é escolhido um nome que

  • A. está à altura da importância do movimento, que é apoiado pelo interventor político e de modo geral pelo poder instituído na República de Weimar (1956).
  • B. significa tão somente um apelido dado à Marcel Duchamp pelo grupo chamado de dadaísta e que se popularizou pela liderança exercida por este artista nos movimentos de vanguarda europeia.
  • C. carrega simbolismo arcaico, objeto de estudo da antropologia contemporânea e com o qual o conceito de non sense se alinha quanto à sua aplicação funcional.
  • D. é objeto de estudo da psicanálise, então em sua fundação, por abarcar simbolicamente as figuras ligadas às funções materna e paterna, de maneira alternada.
  • E. como diz o poeta Tristan Tzara, não significa nada, e por isso mesmo é a mais acurada representação de um movimento que questiona a razão utilitária aplicada à linguagem, tendo por método a aleatoriedade.

Na década de 70 despontaram grandes nomes da música brasileira como, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola entre outros. Os festivais de música tiveram grande importância neste período, bem como a intensa participação dos públicos. No Festival Internacional da Canção realizado em 1968, a música interpretada pelo cantor e compositor Geraldo Vandré ficou em segundo lugar perdendo para Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. O resultado decepcionou a plateia que, sob intensas vaias protestou exigindo vitória para a música de Vandré, que se tornaria uma das mais representativas de resistência ao período político vigente. O nome da música de Geraldo Vandré e o período histórico tratado são, respectivamente,

  • A. O bêbado e o equilibrista, Estado Novo.
  • B. Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), Ditadura Militar.
  • C. Alegria, alegria, Diretas já.
  • D. Cálice, Ditadura Militar.
  • E. Cálice, Estado Novo.

Preenchem corretamente as lacunas I, II e III:

  • A. Michelângelo − Teseu − Arquimedes.
  • B. Rafael − Ulisses − Homero.
  • C. Michelangelo − Édipo − Platão.
  • D. Da Vinci − Édipo − Sócrates.
  • E. Da Vinci − Édipo − Sófocles.

Segundo o historiador e crítico de Arte Giulio Carlo Argan, um preconceito grave que impede uma boa análise da obra de arte é julgar que a obra é uma representação de algo e que bastaria comparar a obra com este algo para se saber se a representação é bem sucedida.

A partir desta colocação, o que mais se distancia deste preconceito é:

  • A. Uma obra de arte acolhe uma infinidade de significados, em que cada elemento é significativo de si e de outra coisa.
  • B. Uma obra de arte é um signo de um único e específico elemento do mundo físico.
  • C. Uma obra de arte só tem mérito se representar fielmente a natureza.
  • D. Uma obra de arte significa uma ideia, sempre inapreensível e comunicável apenas pela fala.
  • E. Uma obra de arte significa uma intenção e pode ser avaliada como boa ou má.

A parede imaginária que separa o palco da plateia em uma apresentação teatral é chamada de

  • A. parede ilusória.
  • B. parede de proteção.
  • C. tablado.
  • D. quarta parede.
  • E. limite cênico.
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