Questões de Artes do ano 2016

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A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial Brasileira:

  • A. As pinturas de paisagem do Maranhão, roda de samba do Rio de Janeiro, cantigas de ninar de Minas Gerais.
  • B. O ofício das baianas de acarajé, a festa do Divino Espirito Santo em Pirenópoles-GO, roda de capoeira.
  • C. O ofício de ator de teatro de rua, o Frevo pernambucano, a Floresta amazônica.
  • D. A Bossa nova, as esculturas de Aleijadinho em Minas Gerais, o tambor de Criola no Maranhão.
  • E. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a celebração do natal, a cultura indígena.

A letra da musica Chá de Panela é uma composição de Guinga em homenagem ao compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

Considerando a letra da música, o conceito de metodologia de ensino musical é

  • A. Paisagem sonora.
  • B. Canto Orfeônico.
  • C. Dodecafonia.
  • D. Cacofonia.
  • E. Ambientação livre.

Considere a seguinte situação: em uma roda de conversa com os alunos o professor apresenta uma reprodução da obra Noite estrelada, 1889, de Vincent Van Gogh. Ao observar a imagem o aluno A afirma não gostar da pintura, pois não lhe agrada noites frias. O aluno B por sua vez, declara que gosta da pintura, pois nela fica evidente a pincelada expressionista.

A partir dos cinco níveis de desenvolvimento estéticos propostos por Abigail Housem, os alunos A e B se enquadram, respectivamente, em

  • A. emocional e crítico.
  • B. descritivo e crítico.
  • C. interpretativo e historicista.
  • D. narrativo e pictórico.
  • E. narrativo e classificatório.

Considere a situação abaixo.

Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam.

Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por

  • A. ocupar os alunos durante o trajeto a fim de evitar atritos e situações que estimulem o bulling. Favorecendo a possibilidade de novos laços afetivos e sociais.
  • B. reconhecer o trajeto entre escola e museu possibilitando que o aluno consiga retornar de maneira autônoma individualmente ou com seus familiares. Favorecendo a construção da independência e maturidade.
  • C. buscar exemplos na cultura que nos cerca tem a função de aprender a interpretá-los a partir de diferentes pontos de vista e favorecer a tomada de consciência dos aluno sobre si mesmos e sobre o mundo de que fazem parte.
  • D. buscar exemplos na cultura que nos cerca fortalecendo um olhar crítico as diferentes classes sociais que colaboram com a depreciação do patrimônio cultural. Favorecendo, desta maneira, a tomada de consciência da necessidade de novos projetos de trabalho.
  • E. reconhecer as diferenças entre a cultura visual da escola, da rua e do museu com o objetivo de impor uma mudança educativa na postura dos alunos em sala de aula para que melhorem seus conceitos em projetos de trabalho.

De acordo com Rizzi (in: BARBOSA et al., 2003), dos anos 1990 em diante, temos aqui no Brasil, sistematizada por Ana Mae Barbosa, uma concepção de conhecimento em artes denominada:

  • A. Proposta Triangular do Ensino da Arte.
  • B. Socialização do Ensino Artístico.
  • C. Proposta Pedagógica Artística.
  • D. Proposta de Ensino Tecnicista.
  • E. Proposta de Expressão Criativa.

De acordo com Richter (in: BARBOSA et al., 2003) acerca do movimento de reflexão da cultura, a diversidade tem sido trabalhada não só dentro da perspectiva do “multiculturalismo” como também através da denominação de _____________, termo que, na opinião da autora, parece mais adequado, pois implica em uma inter-relação de reciprocidade entre culturas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A. interculturalidade
  • B. transversalidade
  • C. transdisciplinaridade
  • D. pluralidade cultural
  • E. interdisciplinaridade

Ferraz e Fusari (1992) sintetizam caraterísticas das abordagens metodológicas de acordo com a nomenclatura do ensino da arte, usada entre as décadas 1970 e 1990. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) A Educação através da Arte vem se caracterizando pelo posicionamento idealista, direcionado para uma relação subjetiva com o mundo.

( ) A Educação Artística preocupa-se com a expressividade individual, com técnicas, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da Arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.

( ) A Arte-Educação apresenta-se como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de Arte nas escolas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F.
  • B. V – F – F.
  • C. V – V – V.
  • D. F – V – V.
  • E. F – F – F.

Ferraz e Fusari (1992) abordam uma concepção de Arte na educação escolar, com mobilidade de conceitos, que auxiliam na fundamentação de uma proposta de ensino aprendizagem, artísticos, estéticos, quais sejam:

  • A. Fazer – simbolizar – comunicar.
  • B. Fazer – representar – exprimir.
  • C. Apreciar – contextualizar – interpretar.
  • D. Apreciar – representar – exprimir.
  • E. Simbolizar – inventar – contextualizar.

Segundo Argan (1992), a corrente Surrealista, produto de uma mentalidade própria da época, teve o “Manifesto” intitulado Le Surréalisme et la peinture publicado em 1928 por:

  • A. Kurt Schwitters.
  • B. Max Ernest.
  • C. Marcel Duchamp.
  • D. André Breton.
  • E. Francis Picabia.

Segundo Pillar (1996), a modalidade de situação de Desenho Espontâneo trata-se de uma atividade não dirigida onde o sujeito é quem determina o que vai realizar graficamente, de acordo com interesses e preocupações próprios. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) O Desenho Espontâneo propicia conhecer o universo simbólico, temático e conceitual da criança.

( ) O Desenho Espontâneo consiste em o experimentador pedir à criança que desenhe alguns objetos ou certas cenas.

( ) Essa modalidade de situação de desenho é amplamente utilizada na Psicologia para conhecer a vida afetiva, a psicomotricidade, a inteligência e a personalidade da criança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F.
  • B. V – F – V.
  • C. V – V – V.
  • D. F – V – F.
  • E. F – F – F.
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