Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial Brasileira:
A letra da musica Chá de Panela é uma composição de Guinga em homenagem ao compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal.
Considerando a letra da música, o conceito de metodologia de ensino musical é
Considere a seguinte situação: em uma roda de conversa com os alunos o professor apresenta uma reprodução da obra Noite estrelada, 1889, de Vincent Van Gogh. Ao observar a imagem o aluno A afirma não gostar da pintura, pois não lhe agrada noites frias. O aluno B por sua vez, declara que gosta da pintura, pois nela fica evidente a pincelada expressionista.
A partir dos cinco níveis de desenvolvimento estéticos propostos por Abigail Housem, os alunos A e B se enquadram, respectivamente, em
Considere a situação abaixo.
Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam.
Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por
De acordo com Rizzi (in: BARBOSA et al., 2003), dos anos 1990 em diante, temos aqui no Brasil, sistematizada por Ana Mae Barbosa, uma concepção de conhecimento em artes denominada:
De acordo com Richter (in: BARBOSA et al., 2003) acerca do movimento de reflexão da cultura, a diversidade tem sido trabalhada não só dentro da perspectiva do multiculturalismo como também através da denominação de _____________, termo que, na opinião da autora, parece mais adequado, pois implica em uma inter-relação de reciprocidade entre culturas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Ferraz e Fusari (1992) sintetizam caraterísticas das abordagens metodológicas de acordo com a nomenclatura do ensino da arte, usada entre as décadas 1970 e 1990. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) A Educação através da Arte vem se caracterizando pelo posicionamento idealista, direcionado para uma relação subjetiva com o mundo.
( ) A Educação Artística preocupa-se com a expressividade individual, com técnicas, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da Arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.
( ) A Arte-Educação apresenta-se como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de Arte nas escolas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ferraz e Fusari (1992) abordam uma concepção de Arte na educação escolar, com mobilidade de conceitos, que auxiliam na fundamentação de uma proposta de ensino aprendizagem, artísticos, estéticos, quais sejam:
Segundo Argan (1992), a corrente Surrealista, produto de uma mentalidade própria da época, teve o Manifesto intitulado Le Surréalisme et la peinture publicado em 1928 por:
Segundo Pillar (1996), a modalidade de situação de Desenho Espontâneo trata-se de uma atividade não dirigida onde o sujeito é quem determina o que vai realizar graficamente, de acordo com interesses e preocupações próprios. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) O Desenho Espontâneo propicia conhecer o universo simbólico, temático e conceitual da criança.
( ) O Desenho Espontâneo consiste em o experimentador pedir à criança que desenhe alguns objetos ou certas cenas.
( ) Essa modalidade de situação de desenho é amplamente utilizada na Psicologia para conhecer a vida afetiva, a psicomotricidade, a inteligência e a personalidade da criança.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...