Questões de Artes do ano 2016

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São conceitos de Técnica e Estética:

  • A. Produto fabricado; Sensação visual pura.
  • B. Habilidade ou ofício; Juízo Moral.
  • C. Habilidade ou ofício; Estudo da beleza e sua percepção.
  • D. Produto da burocracia; Beleza.
  • E. Formação; Sinestesia.

William Shakespeare (1564-1616) é considerado atualmente o mais influente dramaturgo do mundo. Considere o fragmento abaixo.

A frase “ser ou não ser, eis a questão” (no original em inglês: To be or not to be, that is the question) comumente utilizada como reflexão existencial profunda vem da fala de um famoso personagem de uma de suas peças teatrais. O nome do personagem e a peça teatral a que ele pertence são:

  • A. Romeu, Romeu e Julieta.
  • B. Lady Macbeth, Macbeth.
  • C. Teseu, Sonho de uma noite de verão.
  • D. Hamlet, Hamlet.
  • E. Hamlet, A tempestade.

Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que

  • A. passa a ser utilizado no renascimento para designar um estilo arquitetônico.
  • B. vem de Godos, povo germânico que se encontrava além dos domínios do Império Romano e que o invadiu, contribuindo para sua queda.
  • C. pode se referir a algumas obras do Romantismo, movimento literário.
  • D. se refere a um Gênero musical dos anos 1980.
  • E. se refere única e exclusivamente a um estilo arquitetônico.

O Historiador da Arte Arnold Hauser escreve, em seu livro “História Social da Arte e da Literatura”, sobre a renascença: “[...] o fato verdadeiramente notável a respeito da Renascença não era o artista ter se tornado um observador da natureza, mas o de ter-se a obra de arte convertido num “estudo da natureza”.

No sentido do texto, a obra de arte da Renascença, dentre as citadas abaixo, é exemplo pertinente de “estudo da natureza”:

  • A. “A liberdade guiando o Povo”, de Delacroix.
  • B. "Ninféias”, de Monet.
  • C. "Lato destro”, de Anselmo.
  • D. Desenhos de anatomia humana, de Da Vinci.
  • E. “Rei Amenófis IV”, Autor desconhecido.

O estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa.

Pode-se considerar que a temática predominante do Barroco brasileiro e a alcunha de seu escultor mais famoso são, res pectivamente:

  • A. Arte sacra, Aleijadinho.
  • B. Arte sincrética, Mestre Athaíde.
  • C. Sincretismo religioso, mestre Vitalino.
  • D. Arte Acadêmica, Francisco Vieira.
  • E. Ex-votos, Aleijadinho.

A produção artística designada genericamente de Barroco está historicamente associada à Contrarreforma, um movimento de iniciativa da Igreja Católica em reação à Reforma Protestante. Considerando a imagem um elemento estratégico neste contexto, é correto dizer que a Contrarreforma

  • A. reabilita a tradição iconoclasta judaica em reação à iconolatria protestante.
  • B. investe no poder de sedução estética da imagem em reação à iconoclastia protestante.
  • C. investe no poder de sedução estética da imagem em reação à iconolatria protestante.
  • D. reabilita a tradição iconoclasta pagã em reação à iconolatria protestante.
  • E. investe no poder dialógico da imagem em reação à iconolatria protestante, de tradição judaica.

A obra, de autoria de um artista Neoclássico, que retrata um personagem da Revolução Francesa como mártir é

  • A. David, de Michelangelo.
  • B. David e Golias, de Caravaggio.
  • C. Marat, de David.
  • D. Bronco, de Golias.
  • E. Ulisses, de Joyce.

Em ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.

Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil”.

A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi

  • A. desistir de fazer arte e passar a traficar escravos.
  • B. compreender que apenas a escrita pode descrever a situação política do país, e passa a relatar aos jornais franceses a desigualdade social entre brancos e negros.
  • C. abandonar a forma neoclássica, retornando ao clássico em sua origem, retratando figuras de modo idealizado no estilo românico, ignorando o tema da escravidão.
  • D. abandonar a forma neoclássica por um desenho mais solto, incorporando o gingado típico do carioca, passando a representar apenas os escravos, que em seu tempo livre, perambulavam pela cidade do Rio de Janeiro.
  • E. um meio menos sisudo do que a pintura, optar por manter um vínculo com a realidade do país, retratando cenas quotidianas da cidade do Rio de Janeiro do qual o trabalho escravo era parte indissociável, apesar da escolha pela aquarela.

Considere a obra abaixo.

A obra denominada “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, de 1956, com autoria de Richard Hamilton foi concebida como pôster e ilustração para o catálogo da exposição This Is Tomorrow [Este É o Amanhã] do Independent Group de Londres. O quadro carrega temas e técnicas dominantes de uma nova expressão artística que despon tava nos EUA.

O nome do Movimento artístico a que a obra pertence e a técnica utilizada pelo artista para sua composição são, respectiva mente:

  • A. Op Art, fotografia.
  • B. Pop Art, colagem.
  • C. Pop Art, fotografia.
  • D. Web Art, photoshop.
  • E. Merchandising, colagem.

A obra In advanceof the broken arm de1915 é o primeiro readymade de Marcel Duchamp.

A partir do texto é possível afirmar que a atitude provocativa de Duchamp ao criar os readymades foi de:

  • A. criar uma zona de instabilidade ao incorporar à obra o valor do espaço em que está exposta.
  • B. criticar a produção industrial utilizando uma pá de lixo como elemento.
  • C. valorizar o trabalho do desenhista industrial em detrimento ao do artista.
  • D. valorizar a mão de obra operária em detrimento a arte burguesa.
  • E. banalizar a arte e os artistas através do Movimento Cubista.
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