Questões de Artes do ano 2016

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“A verossimilhança já não tem nenhuma importância [...]. O assunto já não conta, ou conta muito pouco. A arte moderna repele, de modo geral, a maioria das técnicas de agradar utilizadas pelos grandes artistas do passado.”

O crítico e poeta Guillaume Apollinaire escreve um livro em 1913, do qual se extrai o trecho acima, sobre a pintura de um então novo movimento artístico.

O titulo deste livro, é:

  • A. “Lasar Segall, Pintor Moderno”.
  • B. “Poussin e Ingres, Pintores Acadêmicos”.
  • C. “Os Pintores Minimalistas”.
  • D. “Os pintores Cubistas”.
  • E. “A Arte Pop e seus pintores”.

A viagem feita pelos Modernistas Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, entre outros, a Minas Gerais em 1924 foi sugestivamente intitulada “Viagem de descoberta do Brasil”. Um dos principais objetivos da viagem foi

  • A. visitar o passado brasileiro, naquilo que ele possuía de mais genuíno, com a finalidade de descobrir as origens da nacionalidade para se construir um país moderno.
  • B. elaborarem conjuntamente as obras de caráter jocoso sobre o descobrimento do Brasil.
  • C. produzir obras (poemas, textos e pinturas) de inspiração romântica, afastados do agito da cidade de São Paulo.
  • D. ir de encontro a arte Barroca presente tanto nas esculturas como nas construções arquitetônicas mineiras, fortalecendo, desta maneira a expressão religiosa do Modernismo.
  • E. visitar o interior brasileiro, atraídos por suas personagens consideradas caricatas e espontâneas, opostas as das grandes cidades.

Sobre “Tropicália”, é correto afirmar:

  • A. Foi um movimento cultural multidisciplinar, que teve seu auge na década de 1980, e que contava com a participação ativa de diversos artistas populares, incluindo Cartola e Zé Ketti.
  • B. É o nome de um LP, lançado em 1959 e com participação de músicos como Paulinho da Viola, Caetano Veloso e José Ramos Tinhorão.
  • C. Foi uma moda comportamental com aplicações nos figurinos teatrais.
  • D. É um trabalho de Hélio Oiticica, parte da série Penetráveis, que inclusive deu nome ao importante movimento musical brasileiro.
  • E. É uma instalação de Tunga, artista e performer, pertencente ao acervo do Instituto Inhotim.

Em 1931, Flávio de Carvalho realiza sua Experiência no 2, que consistiu em andar em sentido contrário a uma procissão de Corpus Christi pelas ruas de São Paulo, com um boné de veludo verde na cabeça. Posteriormente, publica livro de igual título, narrando sua experiência. Sobre esta performance, é correto afirmar que o ato

  • A. foi rapidamente assimilado pelo público como uma situação cômica, visto que Flávio já era figura ligada ao humor e com boa aceitação nos círculos religiosos de São Paulo.
  • B. foi seguido, em 1956, pela Experiência no 3, em que Flávio desfila pelas ruas de São Paulo usando um traje, de sua autoria, do ‘novo homem’ dos trópicos.
  • C. não deve ser relacionado, nem mesmo no campo teórico, ao conceito de Deriva, elaborado pelos Situacionistas se-diados na França, o que demandaria um encontro presencial nunca ocorrido com Guy Débord.
  • D. não tem implicações para a História da Arte propriamente dita, e seu estudo está restrito à um campo de atuação denominado “estudos culturais”.
  • E. fez parte, declaradamente, do movimento cultural a que se chamou de Tropicália, embora sem o devido reconhecimento por parte dos historiadores da música brasileira, como José Ramos Tinhorão.

Em 1967, Augusto Boal encena Arena Conta Tiradentes, montagem teatral importante para a História do Teatro Brasileiro, em que utiliza o sistema coringa de atuação. Sobre este espetáculo, é correto afirmar:

  • A. A encenação dispõe sempre um dos atores travestido de palhaço, e o tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Guerra do Paraguai.
  • B. Há a intenção de se criar uma empatia da platéia com a personagem de Teseu, o herói, relacionando a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta em Portugal, a Revolta dos Cravos.
  • C. A encenação dispensa a participação de atores profissionais, e o tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Revolta dos Farrapos.
  • D. Há a intenção de se criar uma empatia da plateia com a personagem de Carlos Lacerda, o herói, relacionando a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta, a Revolução Bolchevique.
  • E. Nesta encenação atores se revezam entre as personagens, enquanto um deles tem a função de conduzir a narrativa. O tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Inconfidência Mineira.

“Inserções em circuitos ideológicos” é o nome de um trabalho de Cildo Meireles, realizado em 1975, no qual cédulas de um Cruzeiro (moeda vigente na época) eram suporte para uma ação do artista. É correto afirmar que as cédulas

  • A. eram distribuídas a funcionários de bancos internacionais que as utilizavam em operações financeiras.
  • B. eram arremessadas no alto dos edifícios de centros comerciais, causando transtorno aos transeuntes.
  • C. recebiam carimbada a pergunta "Quem matou Herzog?", e colocadas em circulação.
  • D. recebiam frases de ordem e ditos populares escolhidos pela população por meio de pesquisa prévia.
  • E. eram dadas aos moradores de rua como forma de redistribuição de renda.

No contexto pedagógico, os termos informação e conhecimento correspondem, respectivamente:

  • A. orientar o aluno sobre temáticas transversais; apresentar dados históricos.
  • B. aprofundar temáticas relevantes utilizando o diálogo como ferramenta educacional; professar conceitos e formulas estruturantes.
  • C. esclarecer a comunidade escolar a respeito de sua estrutura pedagógica; explicitar o conhecimento prévio do educador.
  • D. projeto didático construtivista baseado no acumulo de informações; proposta metodológica denominada Behaviorismo apresentada por Frederic Skinner (1904-1990).
  • E. conjunto de fatos e ou dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si; o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação.

“Mas a verdadeira vítima da fotografia não foi a pintura de paisagem, e sim o retrato em miniatura. A evolução foi tão rápida que por volta de 1840 a maioria dos pintores de miniaturas se transformaram em fotógrafos […].”

Neste trecho do texto “Pequena História da Fotografia”, Walter Benjamin se refere à substituição da pintura pela fotografia em uma de suas funções. Infere-se do texto que a

  • A. fotografia substituiu integralmente a pintura em todas as suas funções estéticas e sociais.
  • B. fotografia substituiu a Pintura de retratos em miniatura por que as duas técnicas se equivalem enquanto procedimento técnico e artístico.
  • C. maioria dos pintores que produziam a chamada Pintura de retratos em miniatura passaram a fazer fotografia por ambas terem como finalidade, neste caso, o retrato.
  • D. fotografia, ao contrário da pintura, não pode ser considerada uma arte, por seus atributos comerciais.
  • E. maioria dos pintores de retratos em miniaturas escolheu passar a fotografar por conta de seus talentos para a técnica fotográfica.

Sobre o Impressionismo, é correto afirmar que

  • A. contou, como movimento artístico, com artistas vindos de outras vanguardas do período do entre guerras, como Pablo Picasso e Salvador Dali.
  • B. teve grande representação na França, com compositores como Claude Debussy, autor bastante influenciado pela sonoridade da música oriental.
  • C. contou com artistas como Edouard Manet e Auguste Renoir, que tinham como principal referência o cânone renascentista, especialmente quanto ao desenho da anatomia humana.
  • D. priorizava a representação da natureza tendo por foco a observação da luz e da cor, tendo por grande influência René Magritte.
  • E. tratava de ser, em boa medida, um desdobramento dócil do Romantismo, movimento anterior que influenciou Paul Cézanne e contou com o artista Jean-Auguste Dominique Ingres.

Em maio de 2015, militantes do movimento negro e ativistas feministas se uniram para convocar um ato de protesto contra a companhia de teatro Os Fofos Encenam, que realizaria apresentação da peça A mulher do trem.

O protesto de repúdio dos grupos de militantes a realização da peça se deve

  • A. ao uso do black face que serve tanto como estereótipo racista como forma de exclusão do ator negro representando a sí mesmo.
  • B. ao uso do black face que só se justifica quando utilizado conjuntamente com a white face por atores afro descendentes.
  • C. a pouca familiaridade da maior parte da população com a tradição de máscaras africanas e seus usos dramáticos.
  • D. ao fato de não compreenderem a temática transversal de pluralidade cultural inserida na miscigenação cênica.
  • E. ao desconhecimento da tradição do black face na cultura teatral norte americana oriunda dos shows de menestréis.
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