Questões de Artes do ano 2017

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As grandes indústrias de corantes e de iluminação produziram cada vez mais possibilidades cromáticas. Todas as afirmativas relacionadas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A. As mensagens de todos os tipos, sempre mais coloridas, inauguram uma era cultural em que a luz alucinante e psicodélica das grandes metrópoles contribui para a poluição visual.
  • B. A complementar do vermelho, em cor-luz, é o ciano e, em cor-pigmento, o verde.
  • C. O vermelho foi a cor de Dionísio para os pagãos e a do amor divino para os cristãos.
  • D. Na experiência química, o azul surge do escurecimento progressivo do branco.
  • E. Em cor-pigmento, o amarelo exige como complementar o violeta.

Para o estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.

  • A. Em toda sua história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros, visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por constituir códigos.
  • B. O princípio fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
  • C. A corrente gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam a forma e a cor como modo de expressão.
  • D. Para representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição analítica.
  • E. Antigamente, os símbolos empresariais na sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a força dessa corrente.

Os grandes coloristas de todos os tempos valeram-se da humanização dos cinza- neutros e dos tons rompidos para elevar ao máximo a vibração de suas cores. Diante disso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

  • A. Uma cor primária com sua complementar contêm, juntas, todos os elementos cromáticos da natureza, por isso, a mistura de ambas em equilíbrio óptico produz cinza-neutro.
  • B. Os tons rompidos mais comuns são os produzidos pela mistura do vermelho com o laranja, mais a adição do branco.
  • C. Quando vários cinza-neutros estão ao lado da cor violeta, influenciam-se mutuamente, fazendo com que o cinza escuro pareça mais escuro.
  • D. Na presença de um tom puro (no caso o branco), temos a formação do cinza colorido.
  • E. Quando bem aplicado, o cinza-neutro provoca a sensação de veladura, da cor- luz em potencial em ritmo de desenvolvimento.

Segundo Roberto Conduru (2007), “As obras que emergem das religiões de matrizes africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores são desafiados a representar divindades – orixás, voduns, inquices, encantados – e a constituir os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto, respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado”. Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:

  • A. Mestre Didi
  • B. Agnaldo dos Santos
  • C. Wuelyton Ferreiro
  • D. Junior de Odé
  • E. Cícero Dias

Sobre o movimento Impressionista, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Os artistas Impressionistas visavam à criação de uma réplica ainda mais perfeita da impressão visual. De fato, somente com o impressionismo que a conquista da natureza se completou, que tudo o que se apresentava aos olhos do pintor pôde converter-se em motivo de um quadro e que o mundo real, em todos os seus aspectos, passou a ser um objeto digno de estudo do artista.
  • B. São representantes do movimento impressionista os pintores Claude Monet, Paul Cèzanne e Pierre Auguste Renoir.
  • C. Os pintores Impressionistas renunciaram à mistura de pigmentos na paleta e passaram a aplicá-los separadamente na tela em pequenas pinceladas que reproduziam os reflexos oscilantes de uma cena ao “ar livre”.
  • D. Os Impressionistas, apesar de desafiarem as regras da pintura ensinadas na Academia, não divergiram, em seus propósitos, das tradições de Arte que se desenvolvia desde a descoberta da natureza, na Renascença.
  • E. Nas pinturas impressionistas, as principais características eram o contorno das figuras e a aplicação da técnica do esfumato.

“Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores”. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo:

  • A. Vincent Van Gogh
  • B. Georges Seurat
  • C. Henri de Toulouse-Lautrec
  • D. Jackson Pollock
  • E. Edgar Degas

Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus e crus” da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.

As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:

  • A. Surrealismo
  • B. Dadaísmo
  • C. Expressionismo
  • D. Futurismo
  • E. Pop Art

Assim como a Igreja Romana se valeu do poder da Arte para impressionar e dominar pela emoção, os reis e os príncipes da Europa “seiscentista” (Século XVII) estavam igualmente ansiosos por exibir seu poderio e assim aumentar sua ascendência sobre a mente de seus súditos. Sobre o período acima citado, designado “Poder e Glória” pelo escritor Ernst Gombrich em seu livro A História da Arte, é INCORRETO afirmar:

  • A. os reis e príncipes europeus, atuantes no século XVII, queriam se afirmar como criaturas superiores ao homem comum, alegando que eram investidos de Poder Divino para isso.
  • B. o Palácio de Versalhes, construído entre 1800-1880, pode ser considerado uma construção eclética.
  • C. os Palácios e as Igrejas não eram projetados como simples edifícios. Todos os detalhes tinham que contribuir para a concretização do efeito de um mundo fantástico e artificial.
  • D. os artistas receberam trânsito livre para planejar seus trabalhos, gerando um surto de criação extravagante, responsável pela transformação de muitas cidades e paisagens da Europa católica.
  • E. foi especialmente na Áustria, na Boêmia e no Sul da Alemanha que as ideias do Barroco Italiano e Francês se fundiram no mais audacioso e consistente estilo.

Sobre o estilo Neoclássico, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:

I. ( ) A Revolução Francesa de 1789 ofereceu enorme impulso ao interesse dos artistas pela História e pelo desenvolvimento de pinturas que retratassem temas heroicos.

II. ( ) O pintor Jacques–Louis David (1748-1825), autor de Marat, foi considerado o artista “oficial” do governo revolucionário francês.

III. ( ) Francisco Goya (1746-1828), retratista da Corte Espanhola, afirmou sua independência das convenções do passado, tanto em suas pinturas quanto em suas gravuras. As feições em seus trabalhos eram cuidadosamente delicadas, tornando o retratado sempre belo e em situação de superioridade.

IV. ( ) O poeta inglês William Blake (1757-1827) desprezava a Arte oficial das Academias e recusava-se a aceitar seus padrões. Foi o primeiro artista, depois da Renascença, que se rebelou conscientemente contra os padrões impostos pela tradição.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, F, V
  • B. V, V, F, F
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, F, V
  • E. F, V, V, F

Aquilo a que chamamos Arte Moderna nasceu de sentimentos de insatisfação e das várias soluções apontadas pelos artistas Paul Cèzanne, Vincente Van Gogh e Paul Gaugin. Considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que correlaciona corretamente TEXTO/ARTISTA.

I. Sentia que a arte havia perdido o senso de equilíbrio e ordem, afirmava que a preocupação do impressionismo com o movimento fugaz os fez esquecer as sólidas e duradouras formas da natureza. O CUBISMO, originado na França, foi a solução proposta por esse artista.

II. Acreditava que, rendendo-se às impressões visuais e explorando somente as qualidades ópticas da luz e da cor, a Arte corria o perigo de perder a intensidade e a paixão através das quais o artista poderia expressar seus sentimentos e transmiti-los aos seus semelhantes. A solução converteu-se no EXPRESSIONISMO, que, na Alemanha, encontrou a sua principal resposta.

III. Estava profundamente insatisfeito com a vida e com a arte. Ambicionava realizar algo mais direto e simples e esperava encontrar, entre os primitivos, os meios para consegui-lo. A solução, para ele, culminaria nas diversas formas do PRIMITIVISMO.

  • A. I. Van Gogh; II. Gaugin; III. Cèzanne
  • B. I. Cèzanne; II. Gauguin; III. Van Gogh
  • C. I. Gaugin; II. Van Gogh; III. Cèzanne
  • D. I. Cèzanne; II. Van Gogh; III. Gaugin
  • E. I. Gaugin; II. Cèzanne; III. Van Gogh
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