Lista completa de Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O offset é um dos processos mais versáteis de impressão, e essa versatilidade garante o atual domínio do mercado gráfico. Por isso mesmo, é muito importante conhecer as vantagens e desvantagens desse processo.
Entre as vantagens exclusivas do processo de impressão offset, destaca-se:
Quando surgiram, os sistemas de impressão digitais avançaram criando nichos de mercado novos para sua aplicação. No atual momento, avançam sobres setores que tradicionalmente são atendidos pelos processos convencionais, como o de gigantografia. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Em razão de não usarem fotolitos e matrizes físicas, esses sistemas apresentam custo por cópia menor que os analógicos.
II. Viabilizaram a impressão por demanda e a produção de tiragens muito pequenas no mercado editorial.
III. Os insumos (tonner/papel) são mais baratos do que os da impressão offset.
IV. Em razão do controle por softwares específicos, permitiram a impressão de dados variáveis.
Está correto o que se afirma em:
Os processos de impressão digitais inicialmente criaram novas opções de impresso ao ingressarem no mercado. Nos últimos anos os plotters de impressão em grande formato começaram a competir com a gigantografia na impressão de outdoors, que tradicionalmente são impressos em offset ou serigrafia.
As novas peças apresentam como maiores vantagens:
Muitos livros têm a sua encadernação realizada sem costura, com a aplicação de colas especiais que fazem a fixação de todas as páginas e delas à capa. Alguns outros são encadernados por grampeamento, com a aplicação de pontos metálicos, seja na lombada ou lateralmente. Há ainda os que são encadernados com seus cadernos sendo costurados e as capas aplicadas por colagem. Existe a possibilidade de encadernar livros com espirais plásticas. Isso sem falar no uso da encadernação de capa dura, mais tradicional e luxuosa.
Com relação aos livros com manuseio mais intenso, o indicado é que sejam encadernados:
Em fins de maio de 2016, Berlim Alemanha, se reuniu o grupo ISO TC130, que elabora normas técnicas para o setor gráfico. Nesse encontro diversas normas sobre certificação de processos e produtos gráficos foram discutidas e aprimoradas. Sobre as normas atuais e as discussões em andamento, analise as afirmativas a seguir:
I. As notas de utilização do formato PDF/VT (ISO 16612-2:2010 Graphic technology Variable data exchange Part 2: Using PDF/X-4 and PDF/X-5) foram terminadas e já estão disponíveis para aplicação e para certificação.
II. Foi discutida a ISO 19302 Colour conformity assessment of printed products, que se refere à implantação de sistema de gestão ISO 9001 em gráficas e, com autorização dos órgãos competentes da ISO, será uma norma similar à 9001, específica do setor.
III. ISO 20677-1 Image technology colour management Extensions to architecture, profile format, and data structure, nova versão do sistema de gerenciamento de cores em conjunção com o International Color Consortium, ICC, sistema presente em cada PC ou Mac do planeta.
Está correto o que se afirma em:
A versão CS5 do software Adobe InDesign trouxe alguns avanços bem interessantes para a preparação de publicações eletrônicas (eBooks).
Um desses avanços é:
Os primeiros eBooks surgiram ainda nos anos 1970, naturalmente não nos formatos atualmente conhecidos e com características distintas dos produtos hoje comercializados sob esse nome. Muitos formatos surgiram, foram utilizados e demonstraram ter vantagens e desvantagens.
Com isso o IDPF International Digital Publishing Forum resolveu desenvolver um formato universal para esse tipo de publicação, conhecido como:
Sumários são necessários em grande parte dos produtos editoriais. Por meio deles conseguimos localizar informações de forma prática e rápida. Considerando criar um sumário em um trabalho gerado a partir do Adobe InDesign CS6, analise as afirmativas a seguir:
I. Alguns sumários são criados a partir de conteúdo que, na verdade, não é exibido no documento publicado (como uma lista de anunciantes em uma revista). Para fazer isso no InDesign, digite o conteúdo em uma camada oculta e inclua-o ao gerar o sumário.
II. É possível carregar estilos de sumário de outros documentos ou livros para criar novos sumários com as mesmas configurações e formatação, mas sempre é necessário editar um estilo de sumário importado, pois os nomes de estilos de parágrafo no documento nunca correspondem aos do documento de origem.
III. É possível criar estilos de parágrafo para o título e entradas do sumário, incluindo paradas e guias de tabulação. Será possível, então, aplicar esses estilos de parágrafo ao gerar o sumário.
IV. É possível criar estilos de caracteres para formatar os números de página e os caracteres que os separam das entradas. Por exemplo, se se desejar que os números de página apareçam em negrito, crie um estilo de caractere que inclua o atributo negrito e selecione esse estilo quando criar o sumário.
Está correto o que se afirma em:
Desenhos vetoriais criados no software Adobe Illustrator CS6 podem possuir encaixes perfeitos entre dois objetos quando exibidos na tela, mesmo que ampliemos brutalmente a imagem. Já, no material impresso, essa possibilidade é inexistente, pois problemas na exatidão da sobreposição de cores inviabilizam tal coisa e muitas vezes provocam defeitos desagradáveis como unhas, linhas brancas entre áreas de cores distintas que não deveriam existir.
Para eliminar esse problema, o comando do Illustrator CS6 usualmente aplicado é:
A versão do software Adobe Photoshop CS6 passou a apresentar compatibilidade com formatos de arquivos antes não importáveis ou exportáveis a partir do software.
Entre as compatibilidades novas, estão as com formatos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...