Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

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O princípio universal do Design que define que objetos e ambientes devem ser projetados para serem utilizados, sem modificações, pelo maior número de pessoas é o princípio de:

  • A. acessibilidade;
  • B. mobilidade;
  • C. interatividade;
  • D. usabilidade;
  • E. legibilidade.

O princípio de similaridade da Gestalt afirma que:

  • A. tendemos a separar figuras de seus fundos com base em uma ou mais variáveis, como contraste, cor ou tamanho;
  • B. formas ou objetos próximos uns dos outros parecem formar grupos;
  • C. tendemos a seguir a direção de um padrão visual estabelecido em vez de nos desviarmos dele;
  • D. elementos que compartilham características visuais como forma, tamanho, cor ou textura são percebidos como um conjunto;
  • E. tendemos a enxergar figuras completas mesmo quando uma parte da informação está ausente.

Francês naturalizado americano, Raymond Loewy foi um designer pioneiro, conhecido como “pai do Desenho Industrial”.

Alguns de seus trabalhos mais famosos foram:

  • A. redesenho da assinatura visual da AT&T; criação da assinatura visual da Geffen Records; redesenho da assinatura visual da Warner Communications;
  • B. criação do logotipo “I ❤ NY”; redesenho da assinatura visual da DC Comics; criação da identidade corporativa da revista New York Magazine;
  • C. redesenho da garrafa de Coca-Cola; criação do logotipo da Exxon; redesenho da assinatura visual da Shell;
  • D. criação da assinatura visual da rede de TV americana ABC; redesenho do logotipo da IBM; criação do logotipo da empresa de computadores NeXT;
  • E. redesenho da assinatura visual do MoMA (The Museum of Modern Art); redesenho da identidade corporativa do Metropolitan Opera; redesenho da assinatura visual do New York City Ballet.

Na segunda metade do século XIX, surgiu o Arts and Crafts (Artes e Ofícios), um movimento estético e social inglês que:

  • A. estabeleceu a relação entre o trabalho manual e a boa qualidade dos produtos, defendendo o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa;
  • B. marcou oposição ao impressionismo francês, rejeitando a verossimilhança através do uso de cores fortes e formas distorcidas;
  • C. estimulou a busca por ideais de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça de acordo com os parâmetros ditados pelo belo clássico;
  • D. colocou-se contra o tradicionalismo cultural através da opressão do passado e da glorificação do mundo moderno industrial;
  • E. teve como propósito encontrar uma forma de expressão plástica composta a partir de elementos gráficos minimalistas e cores primárias.

Influenciado pelo Construtivismo e pelo contato com Moholy-Nagy e Lissitzky na Bauhaus, o designer Jan Tschichold definiu como princípios para a Nova Tipografia:

  • A. uso de grades matemáticas; uso intencional da caixa alta; ausência de espaços em branco; tipografia sem serifa;
  • B. simetria dos elementos; texto em grades retangulares com espaçamento fixo; hierarquia definida por posicionamento; tipografia serifada;
  • C. uso de tipos assimétricos; uso intencional de pesos variados; ausência de espaços em branco; uso de serifa com base na hierarquia do conteúdo;
  • D. espaçamento variado entre linhas e palavras; ausência de grades definidas; busca por uma resposta emocional ao projeto gráfico;
  • E. balanço assimétrico dos elementos; conteúdo organizado por sua hierarquia; uso intencional do espaço em branco; tipografia sem serifa.

Em 1932, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque apresentou sua primeira exposição arquitetônica, introduzindo aos americanos um novo estilo de arquitetura, que passou a ser chamado de Estilo Internacional.

Com largas influências tanto na arquitetura quanto no design, o Estilo Internacional é caracterizado por:

  • A. ornamentos clássicos, formas orgânicas, abstração visual, tipografia variada;
  • B. clareza, minimalismo, diagramação estruturada, imagens objetivas, funcionalidade, tipografia sem serifa com grande legibilidade;
  • C. representação geométrica da realidade, cores saturadas, exploração da tridimensionalidade, tipografia serifada como base estrutural do conteúdo;
  • D. imagens monocromáticas, formas geométricas, funcionalidade, elementos tipográficos ornamentados;
  • E. imagens fotográficas para representação da realidade, cores frias e metálicas, abstração visual, iconografia no lugar de texto.

Helvetica e Verdana são fontes:

  • A. projetadas para exibição em tela, a primeira com serifa e a segunda sem serifa;
  • B. com serifa, a primeira projetada para impressão em jornais e a segunda para livros e revistas com acabamento brilhante;
  • C. projetadas para impressão, a primeira sem serifa e a segunda com serifa;
  • D. sem serifa, a primeira projetada para impressão e a segunda para exibição em tela;
  • E. sem serifa, a primeira projetada para telas LCD e a segunda para telas CRT.

Na tipografia, os termos “humanista”, “transicional” e “moderna” são usados na:

  • A. classificação de tipos;
  • B. indicação de uso de fontes;
  • C. definição da anatomia das letras;
  • D. indicação da época de criação das fontes;
  • E. definição de famílias tipográficas.

Uma das unidades mais usadas para indicar o tamanho de um tipo é o ponto (pt). 10pt equivalem a:

  • A. 3,0 milímetros;
  • B. 3,5 milímetros;
  • C. 4,0 milímetros;
  • D. 4,5 milímetros;
  • E. 5,0 milímetros.

Considerando-se o modelo de cor RGB, são duas cores complementares:

  • A. vermelho e verde;
  • B. amarelo e magenta;
  • C. verde e amarelo;
  • D. azul e amarelo;
  • E. ciano e magenta.
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