Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto que vem a seguir traduz o pensamento de um grande educador brasileiro.

Considerando a idéia chave que o texto possui ao vincular o ato da leitura com a realidade objetiva na qual se insere o leitor, aponte, nas opções abaixo, seu idealizador:

  • A.

    Jean Piaget

  • B.

    Paulo Freire

  • C.

    Barão de Macaúbas

  • D.

    Augusto Rodrigues

  • E.

    Darcy Ribeiro

Analice Pillar faz distinção entre a "leitura" de uma obra de arte e sua eventual "releitura". Para essa autora, a releitura é:

  • A.

    um tipo de plágio, pois recorre ao processo criativo alheio, reproduzindo-o na obra de um outro artista menos criativo

  • B.

    um tipo de cópia feita sobre a obra de um mesmo autor. Para Analice, apenas os autores podem rever criticamente as suas próprias obras

  • C.

    a mesma coisa que cópia, mas sem se configurar necessariamente num ato de má-fé

  • D.

    sempre praticada pelos artistas de vanguarda

  • E.

    um processo criativo, se o seu autor tiver a intenção de recriar a obra dentro de um novo contexto

Os estágios de compreensão estética propostos por Abigail Housen aparecem ordenados corretamente na opção:

  • A.

    Descritivo, narrativo; Construtivo; Classificativo; Interpretativo; Re-criativo

  • B.

    Classificativo; Perceptivo; Descritivo; Interpretativo; Normativo

  • C.

    Avaliativo; Classificativo; Retórico; Normativo; Re-criativo

  • D.

    Descritivo, narrativo; Informativo; Descritivo; Classificativo; Fruitivo

  • E.

    Classificativo; Normativo; Retórico; Re-criativo; Avaliativo

A renomada "Escolinha de Arte" foi uma experiência pedagógica no campo das artes, que apresentou as seguintes características históricas:

  • A.

    foi concebida em Brasília por Darcy Ribeiro, sensibilizado pelos ensinamentos de Lionello Venturi no campo das artes

  • B.

    fundada por Rodolfo Amoedo na Bahia, ignorou todos os modelos europeus e instituiu uma teoria totalmente brasileira

  • C.

    adaptando o modelo da antiga Academia Imperial de Belas-Artes, usou os ensinamentos de Joachin Lebreton depois da Proclamação da República

  • D.

    se organizou em São Paulo logo após a Semana de Arte Moderna de 1922, tendo sido dirigida por Di Cavalcanti

  • E.

    foi fundada no Rio de Janeiro por Augusto Rodrigues, inspirada nos ensinamentos de Herbert Read, autor da obra "Educação pela Arte"

A pedagogia da "Escola Nova" se situa na história da educação artística brasileira como uma linha pedagógica que:

  • A.

    enfatiza a expressão, preocupa-se com o método e com o aluno, sendo essencialmente de natureza experimental, como também fundamentada na Psicologia e na Biologia

  • B.

    ressalta o papel das dinâmicas interativas, preocupando-se com a Sociologia e a Antropologia em suas construções criativas

  • C.

    aprimora a introspecção como fator de auto-avaliação didático-pedagógica, fomentando o trabalho de auto-conhecimento e de avaliação participativa, a partir do estudo da Psicopedagogia

  • D.

    exalta o ensino a distância como paradigma da formação estética e criativa no campo das artes visuais, procurando pontos de contato entre as diversas formas tecnológicas de conhecimento

  • E.

    reitera o papel do saber racional como base para o conhecimento artístico destinado a provir uma sociedade tecnológica e pautada no sistema produtivo industrial, fundamentando-se no estudo da Geometria

A pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de:

  • A.

    o professor e o aluno ganharem o mais alto status no ambiente escolar por constituírem a base do processo ensino-aprendizagem nas escolas de arte

  • B.

    o professor e os responsáveis dos alunos terem posição de destaque, já que a educação tecnicista valoriza o ambiente familiar como base do processo educativo

  • C.

    os responsáveis pelos alunos e a direção da escola terem posição secundária, uma vez que o mais importante é o aluno e os quadros administrativos da escola

  • D.

    o professor e o aluno assumirem uma posição secundária, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso

  • E.

    a tecnologia assumir papel fundamental ao lado do aluno e do professor, cujos interesses e necessidades passam a fundamentar toda a estratégia de ensino

Segundo os pressupostos da Metodologia Triangular para o ensino da arte, difundida e orientada no Brasil principalmente por Ana Mae Barbosa, para que o aluno domine o conhecimento em arte, é necessário integrar três facetas fundamentais desse conhecimento. O tripé sugerido por essa metodologia fica completo quando além de proporcionar o contato com os fatos acerca da história da arte e a análise de obras, o professor também concentra esforços:

  • A.

    em ensinar ao aluno as técnicas da pintura;

  • B.

    em preparar avaliações escritas acerca de todo o conteúdo trabalhado;

  • C.

    no fazer artístico dos alunos;

  • D.

    no contato dos alunos com o maior número possível de reproduções;

  • E.

    no conhecimento das datas mais importantes dessa história.

A Metodologia Triangular encontra um paralelo, na educação musical, na proposta de Keith Swanwick conhecida como modelo T.E.C.L.A. Seu modelo propõe que os conteúdos sejam trabalhados de forma vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de forma integral. Nenhum dos cinco aspectos indicados pela sigla devem ser priorizados ou desprezados. Essa sigla refere-se à técnica, à execução, à literatura, à apreciação e:

  • A.

    à classificação;

  • B.

    à composição;

  • C.

    à cultura;

  • D.

    ao conhecimento;

  • E.

    ao concerto.

A história da educação escolar em arte no Brasil mostra que no início do século XX o ensino de arte tinha um sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho. Valorizava-se a repetição de modelos, que vinham geralmente de fora do país. Do ponto de vista metodológico, os professores encaminhavam os conteúdos por meio de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral. Esse tipo de ensino estava interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professoraluno era bastante autoritária. Estamos falando aqui da:

  • A.

    Metodologia Triangular para o ensino da arte;

  • B.

    Pedagogia Tradicional para o ensino da arte;

  • C.

    Pedagogia Nova para o ensino da arte;

  • D.

    Pedagogia Libertadora para o ensino da arte;

  • E.

    Metodologia Libertadora para o ensino da arte.

Augusto Rodrigues, artista pernambucano que liderou a criação da Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, estruturou sua proposta nos moldes e princípios da:

  • A.

    Pedagogia Tradicional;

  • B.

    "Educação Através da Arte";

  • C.

    Pedagogia Libertadora;

  • D.

    Pedagogia Tecnicista;

  • E.

    "Educação e Arte".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...