Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A inclusão da Educação Artística na estrutura curricular do ensino fundamental e do ensino médio permitiu a abordagem das quatro linguagens artísticas em sala de aula: artes plásticas, teatro, dança e música. Isso teve como conseqüência o (a)
A chamada "proposta triangular", difundida e orientada por Ana Mae Barbosa, é uma das mais importantes contribuições para o ensino de arte na atualidade. Tal proposta
O fazer artístico, a análise de obras artísticas e a história da arte são os três componentes da proposta triangular, que se inter-relacionam. Sobre esses componentes, pode-se afirmar que o (a)
A partir do texto apresentado e com relação à arte e à criatividade em sala de aula, assinale a opção correta.
Uma proposta de trabalho clara apresentada pelo professor favorece o processo criativo dos alunos.
As propostas a serem apresentadas aos alunos devem ser suficientemente desafiadoras e, para serem mais motivadoras, devem contemplar conteúdo previsto para alunos de faixa etária mais elevada.
Durante o processo criativo do aluno, o professor deve interferir com o objetivo de guiar, de acordo com o seu gosto pessoal, o trabalho do aluno.
Na sala de aula, apenas o professor deve manifestar suas experiências, cabendo aos alunos aceitá-las de forma passiva, sem interferências, de forma a ser seguida uma estrutura hierárquica neutra.
Ainda a partir do texto e no que se refere a arte, criatividade e imaginação, assinale a opção correta.
No ato criador do aluno, os elementos colocados em cena devem ser desconhecidos por ele, objetivando-se a reconstrução da forma.
O aluno, quando imagina, utiliza sua capacidade de construir imagens mentais e, quando produz a imagem, utiliza uma linguagem como suporte.
Na construção de uma forma tridimensional, é dispensável que o aluno tenha conhecimento acerca de como manipular o material que será utilizado.
Ao se desenvolver uma atividade criativa com o aluno, devese solicitar-lhe, preferencialmente, que explore temas fora de sua realidade social e cultural.
A educação artística apura a sensibilidade humana, desenvolve novas possibilidades de expressão e comunicação e estimula a criatividade por meio da análise e do estudo da cultura e das obras de valor. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A escola deve, na educação artística, limitar-se a desenvolver, tecnicamente, a mente dos jovens para a vida profissional, oferecendo-lhes uma visão unilateral da vida.
A primeira fase do ensino da técnica musical deve contemplar a sensibilização por meio de jogos e da audição da música popular, excluindo-se a música erudita.
Uma pintura mural da Pré-história deve ser apreciada, dentro de seu contexto ambiental, com o mesmo respeito com que se aprecia um afresco da Capela Sistina, elaborado na Renascença.
O professor deve iniciar as atividades de dança expondo as técnicas para, depois, de forma gradual, tornar o processo espontâneo.
A partir do texto acima, assinale a opção correta, com relação à presença da imagem em sala de aula.
A utilização de imagens como modelo para produção de arte era aceita, sem preconceito, até meados do século XIX.
A forma como as crianças eram educadas na escola ao final do século XIX preparava-nas para a vida futura respeitando a livre expressão.
O professor de arte que protege a criança do contato com as imagens preserva a ingenuidade expressiva da criança.
A intervenção do professor e o incentivo à imitação de modelos foram considerados, durante os anos do Modernismo, como respeito à natureza da criança.
Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
A leitura de uma obra de arte em sala de aula só se processa no diálogo entre o professor e o aluno, em que predominará a leitura dessa obra pelo professor.
Na leitura e apreciação de uma obra de arte, o aluno passa a compreendê-la e, conseqüentemente, a interpretá-la.
Compreender uma obra de arte implica olhar essa obra de forma simplista para encontrar uma maneira de desvendar a complexidade da arte.
Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.
Na relação imagem-leitor, o aluno gradativamente aceita que na leitura da imagem terá apenas uma interpretação válida.
O leitor (aluno) é a pessoa que intencionalmente busca a compreensão da imagem, valorizando o papel do artista.
A relação imagem-mundo é estabelecida quando o leitor (aluno) considera o mundo (tema) como algo sempre fora da realidade.
O artista (ou produtor) é o responsável em dar significado à obra ao lê-la de acordo com a sua subjetividade.
De acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta.
O desenvolvimento intuitivo da criança ocorre à maneira de um jogo em que o real e o imaginário funcionam separadamente.
Ao imaginar ou ao criar suas primeiras ficções, a criança prepara-se para dialogar, constrói um pensamento lógicoverbal preciso constituído em sua cultura.
O mito tecnológico, representado pelos heróis e personagens comerciais, exerce pouca influência na formação das imagens cada vez mais complexas e singulares, pela criança.
Para a criança as imagens e as palavras não são simples símbolos no sentido comum, provocam, sem limitação conceitual, todo o imaginário, como uma pedra que, ao ser lançada à água, desenha círculos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...