Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.
Do ponto de vista da percepção auditiva, os elementos constitutivos do som são: altura, timbre e duração.
Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.
O ensino das artes para crianças e adolescentes tem como objetivo principal a formação de futuros profissionais nessa área, sejam eles artistas plásticos, atores ou músicos.
Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.
O trabalho individual, dentro de sala de aula, tem melhores resultados que o realizado coletivamente, nas atividades de expressão.
Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.
O estímulo e a sensibilização são etapas que devem iniciar qualquer tipo de atividade artística proposta, pois provocam nos alunos, respectivamente, o interesse e a compreensão de qualquer tema a ser estudado.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um aspecto positivo do ensino da técnica corporal é a retomada da linguagem corporal, trazendo um maior equilíbrio diante da predominância da verbal na educação tradicional.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As técnicas musicais e plásticas nada têm a ver com o desenvolvimento das atividades de expressão em artes cênicas.
Ler uma obra de arte é um exercício que coloca em prática o contato da percepção com essa obra. O propósito do arte educador é estimular e despertar a atividade da leitura da obra através do processo classificatório. Diante das situações abaixo colocadas, faça a classificação de maneira ordenada e assinale a alternativa que apresenta a ordenação CORRETA.
( ) Refletir sobre o objeto, sobre suas emoções e sobre a experiência estética.
( ) Ver a obra como ela se expressa.
( ) Fazer leitura egocêntrica.
( ) Contextualizar as informações.
( ) Relacionar as partes com o todo.
A arte na escola tem como função formar o cidadão decodificador e fruidor da obra de arte. É através do aprendizado da leitura de imagens que o professor desenvolve na criança a capacidade de decodificação da gramática visual. Ao acompanhar a seqüência de touros feita por Pablo Picasso, percebe-se que, mesmo ao fazer uma redução de cada detalhe visual a seu mínimo irredutível, ainda é possível identificar a forma do animal. Para Dondis (2000), a simplificação que busca um significado mais intenso e condensado, na verdade, nada mais é do que um processo de:
continuidade.
segregação.
configuração.
desequilíbrio.
abstração.
Toda criança tem a necessidade de movimentar-se, de forma intensa, com ações no seu dia-a-dia. Pular, correr, subir, descer e girar são atividades dinâmicas que fazem parte de uma experimentação do corpo para obter o domínio e, principalmente, a construção da sua autonomia. A escola tem a função de fazer a criança compreender sua capacidade de movimento e como seu corpo funciona, para poder usá-lo de forma inteligente, responsável, autônoma e sensível. De acordo com os PCN, a ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades:
psicológicas, verbais e motoras.
afetivas, verbais e simbólicas.
históricas, motoras e afetivas.
motoras, afetivas e cognitivas.
cognitivas, simbólicas e verbais.
O trabalho com as linguagens plásticas exige a organização, por parte do professor, de
momentos de desenho, pintura, modelagem, que não sejam apenas organizados e dirigidos pelos adultos.
locais de acesso a produções artísticas em situações e momentos planejados, não os disponibilizando nos diferentes momentos do dia.
rodas de apreciação das grandes obras de arte da humanidade, desde os povos pré-históricos.
momentos de desenho, pintura, modelagem que sejam organizados e dirigidos pelos adultos.
materiais caros e especializados, que serão manuseados pelos adultos junto às crianças que olham e observam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...