Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

Do ponto de vista da percepção auditiva, os elementos constitutivos do som são: altura, timbre e duração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O ensino das artes para crianças e adolescentes tem como objetivo principal a formação de futuros profissionais nessa área, sejam eles artistas plásticos, atores ou músicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O trabalho individual, dentro de sala de aula, tem melhores resultados que o realizado coletivamente, nas atividades de expressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O estímulo e a sensibilização são etapas que devem iniciar qualquer tipo de atividade artística proposta, pois provocam nos alunos, respectivamente, o interesse e a compreensão de qualquer tema a ser estudado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um aspecto positivo do ensino da técnica corporal é a retomada da linguagem corporal, trazendo um maior equilíbrio diante da predominância da verbal na educação tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As técnicas musicais e plásticas nada têm a ver com o desenvolvimento das atividades de expressão em artes cênicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ler uma obra de arte é um exercício que coloca em prática o contato da percepção com essa obra. O propósito do arte educador é estimular e despertar a atividade da leitura da obra através do processo classificatório. Diante das situações abaixo colocadas, faça a classificação de maneira ordenada e assinale a alternativa que apresenta a ordenação CORRETA.

( ) Refletir sobre o objeto, sobre suas emoções e sobre a experiência estética.

( ) Ver a obra como ela se expressa.

( ) Fazer leitura egocêntrica.

( ) Contextualizar as informações.

( ) Relacionar as partes com o todo.

  • A. 5 – 2 – 1 – 4 – 3
  • B. 2 – 1 – 5 – 3 – 4
  • C. 5 – 1 – 3 – 4 – 2
  • D. 1 – 4 – 2 – 3 – 5
  • E. 2 – 4 – 3 – 1 – 5

A arte na escola tem como função formar o cidadão decodificador e fruidor da obra de arte. É através do aprendizado da leitura de imagens que o professor desenvolve na criança a capacidade de decodificação da gramática visual. Ao acompanhar a seqüência de touros feita por Pablo Picasso, percebe-se que, mesmo ao fazer uma redução de cada detalhe visual a seu mínimo irredutível, ainda é possível identificar a forma do animal. Para Dondis (2000), a simplificação que busca um significado mais intenso e condensado, na verdade, nada mais é do que um processo de:

  • A.

    continuidade.

  • B.

    segregação.

  • C.

    configuração.

  • D.

    desequilíbrio.

  • E.

    abstração.

Toda criança tem a necessidade de movimentar-se, de forma intensa, com ações no seu dia-a-dia. Pular, correr, subir, descer e girar são atividades dinâmicas que fazem parte de uma experimentação do corpo para obter o domínio e, principalmente, a construção da sua autonomia. A escola tem a função de fazer a criança compreender sua capacidade de movimento e como seu corpo funciona, para poder usá-lo de forma inteligente, responsável, autônoma e sensível. De acordo com os PCN, a ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades:

  • A.

    psicológicas, verbais e motoras.

  • B.

    afetivas, verbais e simbólicas.

  • C.

    históricas, motoras e afetivas.

  • D.

    motoras, afetivas e cognitivas.

  • E.

    cognitivas, simbólicas e verbais.

O trabalho com as linguagens plásticas exige a organização, por parte do professor, de

  • A.

    momentos de desenho, pintura, modelagem, que não sejam apenas organizados e dirigidos pelos adultos.

  • B.

    locais de acesso a produções artísticas em situações e momentos planejados, não os disponibilizando nos diferentes momentos do dia.

  • C.

    rodas de apreciação das grandes obras de arte da humanidade, desde os povos pré-históricos.

  • D.

    momentos de desenho, pintura, modelagem que sejam organizados e dirigidos pelos adultos.

  • E.

    materiais caros e especializados, que serão manuseados pelos adultos junto às crianças que olham e observam.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...