Questões sobre Arte/Educação

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A arte na escola tem um percurso que se delineia em coaduno com a história e com as abordagens educacionais, bem como é pautada numa base legal que a regulamenta e estabelece normas e objetivos, registrados e documentados por diretrizes, parâmetros, referenciais e propostas, que, de acordo com Cury (1997), são nascidas do dissenso, unificadas pelo diálogo, não são uniformes, não são toda a verdade e podem ser traduzidas em diferentes programas de ensino e, como toda realidade, não é uma forma acabada de ser. Dentro desta dinamicidade, o ensino da Arte, basicamente, desenvolveu-se por quatro abordagens significativas. De acordo com o exposto, numere a coluna B pela coluna A, observando as abordagens significativas da arte e suas características.

COLUNA A

I. Tradicional.

II. Nova/renovada.

III. Tecnicista.

IV. Progressista.

COLUNA B

( ) Expressão do movimento de arte-educadores; disciplina do currículo pleno escolar, ensino da Arte; proposta triangular (apreciação, contextualização e fazer artístico); formação estética e abrangente da cultura e sensibilidade humana.

( ) Educação através da arte, atividade artística, processo criador de livre expressão do aluno; professor descompromissado com a ação pedagógica.

( ) Atividade, desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico; professor transmissor de conteúdos e modelos artísticos.

( ) Educação artística, parte do currículo escolar, enfoque transmissivo e técnico de conteúdo, expressos do simples ao complexo dentro do espaço escolar.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I – II – III – IV.
  • B. IV – III – II – I.
  • C. II – IV – I – III.
  • D. IV – II – I – III.
  • E. III – I – II – IV.

No que tange à prática educativa em arte, no Brasil, da década de 1980 para o momento presente, algumas propostas se desenharam.

Analise o texto a seguir. A __________ do ensino da arte postula que a construção do conhecimento em arte acontece quando há o cruzamento entre experimentação, codificação, informação do fazer, apreciar e contextualizar arte. Na ___________, a educação é pautada na construção da sensibilidade, em consonância com a multiplicidade humana, que se abre para a habilidade de ler arte, significá-la e expor-se pela arte, construindo na criança/aluno a competência de colocar sua visão pessoal numa manifestação cênica ou num desenho, assim é uma educação sensível, desnaturalização do olhar e sensibilidade da escuta em arte. Já a ____________ no ensino da arte prima por favorecer práticas de problematização, quebra de paradigmas regulares, intempestividade, resistência à homogeneização e capacidade de lidar com as irregularidades e heterogeneidade da vida e da arte, oportunizando paixão do experimentar em profundidade, bem como conjunção de práticas pedagógicas e práticas estéticas. A ____________ no ensino da Arte que constrói o conhecimento em rede sem hierarquização, numa articulação ciência e sensibilidade.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

  • A. formação estética / pedagogia das afecções / Teoria Rizomática / Proposta Triangular
  • B. Proposta Triangular / formação estética / pedagogia das afecções / Teoria Rizomática.
  • C. pedagogia das afecções / Teoria Rizomática / Proposta Triangular / formação estética.
  • D. Teoria Rizomática / Proposta Triangular / formação estética / pedagogia das afecções.
  • E. pedagogia das afecções / Proposta Triangular / formação estética / Teoria Rizomática.

No transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico. Neste sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de

I. identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no seu entorno.

II. compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude apenas de busca coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

III. experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte, de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente.

IV. identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – IV.
  • B. II – III – IV.
  • C. II – IV.
  • D. I – III – IV.
  • E. II – III.

Os critérios adotados para a seleção de conteúdo, tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios a seguir. Conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno são:

  • A. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação profissional; Manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
  • B. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, desconsiderando manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
  • C. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
  • D. desconsiderar os conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, reconhecendo as ações para sua atuação apenas profissional, porém incluindo as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas.
  • E. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, da escolaridade, manifestações artísticas culturais apenas contemporâneas com valorização das especificidades do conhecimento e da ação artística.

Como qualquer outra manifestação artística, a dança é uma forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação. Os conteúdos específicos da dança, portanto, podem ser agrupados em três aspectos principais que serão elencados e/ou privilegiados de acordo com as necessidades dos alunos e o contexto sociopolítico e cultural em que se encontram: dançar, apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança. De acordo com o exporto, numere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Dançar.

II. Apreciar e dançar.

III. Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos.

COLUNA B

( ) Conhecimento dos dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para a história da dança nacional, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões.

( ) Desenvolvimento das habilidades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando trabalho de memorização e reprodução de sequências de movimentos, quer criadas pelos alunos, pelo professor, quer pela tradição da dança.

( ) Experimentação e diferenciação entre repertório, improvisação, composição coreográfica e apreciação, atentando para as diferentes sensações e percepções individuais e coletivas que ocorrem nos quatro processos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I – II – III.
  • B. II – III – I.
  • C. III – II – I.
  • D. III – I – II.
  • E. I – III – II.

A avaliação é a realização de um conjunto de ações direcionadas ao recolhimento de uma série de dados sobre uma pessoa, fato, situação ou fenômeno, com o fim de emitir um juízo sobre a mesma (HERNÁNDEZ, 2000). Sobre os critérios de avaliação da aprendizagem em arte, propostos pelos PCNs, é CORRETO afirmar que

  • A. da mesma maneira que na apresentação dos conteúdos, as indicações para a avaliação não estão divididas por ciclos, em face da possibilidade das indicações das linguagens artísticas a critério das escolas e da sua sequência no andamento curricular. Assim, estão mencionadas, separadamente, para cada linguagem artística (artes visuais, dança, música, teatro).
  • B. a única orientação estabelecida pelos PCNs é na codificação da metodologia de aplicação das avaliações, para que siga um padrão metodológico.
  • C. não existem orientações ou direcionamento para aplicação da avaliação da aprendizagem nos PCNs.
  • D. estabelece um formato único de aplicação da avaliação da aprendizagem em arte, ou seja, teatro, dança, música e artes visuais.
  • E. diferente da apresentação dos conteúdos, as indicações para a avaliação não estão divididas por ciclos em face da possibilidade das indicações das linguagens artísticas a critério das escolas e da sua sequência no andamento curricular. Assim, estão mencionadas juntamente para as linguagens (artes visuais, dança, música, teatro).

Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a se posicionar criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão. Assim, nas aulas de artes visuais, espera-se que os alunos sejam capazes de

I. expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio da articulação poética pessoal, desenvolvendo trabalhos individuais e grupais.

II. construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.

III. compreender, analisar e observar as relações entre as artes visuais, sem a necessidade de dialogar e compreender outras modalidades artísticas.

IV. identificar unicamente a diversidade da linguagem visual que se encontra em uma realidade estática, porém tentar perceber e analisá-la criticamente.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. III – IV.
  • B. I – II.
  • C. II – IV.
  • D. I – III.
  • E. I – II – III.

A área de arte, dada a própria natureza de seu objeto de conhecimento, apresenta-se como um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais propostos nos PCNs. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Os temas transversais em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de arte, podem problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados.

II. Para trabalhar os temas transversais na área de arte, não se pode levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos e características de universalidade para sua aplicação.

III. Os temas transversais: ética, meio ambiente, orientação sexual e cidadania; tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar, podem ser incorporados na aplicação do ensino das artes na escola.

IV. É preciso trabalhar a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. II – IV.
  • C. I – II – III – IV.
  • D. II – III – IV.
  • E. I – III – IV.

O século XXI demanda, das sociedades contemporâneas, competências específicas para que estas possam acompanhar a constante evolução ocorrida nos mais diversos setores: tecnológico, educacional e artístico, entre outros, o que exige dos indivíduos, como atores sociais, a necessidade do desenvolvimento de habilidades, e, dentre elas, as artísticas. Assim, o teatro na escola deve

  • A. desconsiderar a cultura dos adolescentes/jovens, propiciando informações que lhes dêm melhores condições nas opções culturais e na interpretação dos fatos e das situações da realidade com a qual interagem.
  • B. favorecer aos jovens e adultos possibilidades de compartilhar descobertas, ideias, sentimentos, atitudes, ao permitir a observação de diversos pontos de vista, estabelecendo a relação centrada, apenas, nos aspectos individuais.
  • C. considerar a cultura dos adolescentes/jovens, propiciando informações que lhes dêm melhores condições nas opções culturais e na interpretação dos fatos e das situações da realidade com a qual interagem. O jovem encontra no teatro um espaço de liberdade para se confrontar por meio do diálogo e da representação com questões éticas como justiça e solidariedade.
  • D. ampliar a capacidade de dialogar a negociação, a tolerância, a convivência com a ambiguidade, porém não deve ser centrada no processo de construção dessa linguagem. O jovem estabelece com os seus pares uma relação, apenas como objetivo de trabalho combinando sua imaginação criadora com a prática e a consciência na observação de regras.
  • E. promover oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem unicamente aspectos da cultura local, descaracterizando o trabalho amplamente coletivo.
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