Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma perspectiva que considera a arte de um ponto de vista holístico enquanto fenômeno humano ligado à criação de realidades estéticas subjetivas ou virtuais, se bem que existem diferentes linguagens processuais, operativas ou de execução e expressivas próprias dentro do fenômeno artístico, elas são potencialmente intermodais. Tal significa que todo o ser humano tem em si a capacidade de criar, expressar-se e comunicar recorrendo a qualquer uma das possibilidades (CARVALHO,2010). Sobre a citação acima, podemos dizer que ela define:
Sobre o trabalho com argila no setting terapêutico, marque a alternativa incorreta:
Técnica que estimula a criatividade, a reconstrução, a atenção, a construção, a percepção, a transformação, o concreto e a mudança. Por intermédio dela, busca-se as possibilidades de transformação e de reaproveitamento. Este relato refere-se ao (à):
Segundo Carvalho (2001), existe quatro modelos de arte terapia. Em relação ao modelo arte terapia temática, assinale a assertiva correta:
Ciornai (1994) diz que os ajustamentos que o sujeito precisa fazer para experimentar o mundo são sempre criativos, porque se referem a uma assimilação constante entre o novo e o já conhecido. Diante do exposto, podemos afirmar que os itens abaixo são objetivos da arte terapia, exceto:
Acerca da música na arte terapia e de seu efeito no metabolismo, assinale a afirmativa correta.
Uma técnica muito utilizada na arte terapia junguiana é o desenho ou a pintura de mandalas. O termo mandala vem do sânscrito e significa círculo mágico, e designa figuras geométricas formadas a partir do centro de um círculo ou de um quadrado, configurando um espaço sagrado (Raffaelli, 2009, p.47). Diante desta citação, assinale a alternativa correta:
Educadores preocupados com as questões do ensino da Arte deram início a uma ampla discussão que, na década de 80, deflagrou a criação da Federação de Artes Educadores. Dessa mobilização, resultou o redimensionamento da concepção da Arte no contexto educacional formal, o que está contemplado, em certa medida, nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (Brasil 1998), nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte (Brasil, 1997, Brasil, 1998), para o ensino fundamental, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999). Nesses documentos, a Arte é apontada como área de conhecimento (os documentos se referem ao ensino de Arte, e não mais à Educação Artística), e as diferentes linguagens são respeitadas quanto às especificidades inerentes a cada uma, no que tange aos conhecimentos a serem construídos. Assim, estão apresentadas as áreas de Artes Visuais, Musica, Teatro e Dança. O conhecimento a ser construído em cada uma dessas linguagens está organizado em torno de três eixos: a produção artística, a apreciação artística e a contextualização histórico-cultural dos diferentes fazeres em Arte, que são explicados assim:
I. Produzir refere-se ao fazer artístico (como expressão, construção, representação) e ao conjunto de informações a ele relacionados, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.
II. Apreciar refere-se ao âmbito da recepção, incluindo percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. A ação de apreciar abrange a produção artística do aluno e a de seus colegas, a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente.
III. Apreciar refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de informações a ele relacionadas, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.
IV. Contextualizar é situar o conhecimento do próprio trabalho artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o que desvela a existência de múltiplas culturas e subjetividade.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
O ensino da Arte na escola faz todo o sentido, pois a escola é um espaço ímpar de construção cultural. A educação escolar constitui-se por duas matrizes culturais: cultura escolar (currículo, programas oficiais) e cultura da escola (currículo oculto, constituído nas relações), e, conforme Strazzacappa (2008, p. 77), A arte é uma produção cultural. Portanto, como disciplina escolar, tem sua composição plenamente integrada ao âmbito da escola. De acordo com o exposto, marque a opção INCORRETA.
No início da década de 1990, a Proposta Triangular, que ficou conhecida inicialmente como metodologia triangular proposta por Barbosa, disseminou-se por todo o país e ganhou adeptos entre os professores da então denominada Educação Artística que passaram a trabalhar não só com a produção artística, mas, no ensino, a partir de três ações: leitura de imagem, produção e contextualização. Observe a imagem a seguir.
É CORRETO afirmar que a Proposta Triangular
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...