Questões sobre Artes Cênicas

Lista completa de Questões sobre Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a ação física como elemento estruturante do fenômeno teatral, assinale a alternativa correta.

  • A. Stanislávski é um dos primeiros artistas cênicos a sistematizar um treinamento para o trabalho do ator na formulação das ações físicas.
  • B. As ações físicas atualmente não são compreendidas como um procedimento de criação.
  • C. O ator criador utiliza apenas da voz para expressar seus sentimentos.
  • D. As ações físicas podem ser executadas sem treinamento.
  • E. O texto dramático dispensa a ação física dos atores.

O Teatro Brasileiro percorreu um trajeto correlato à história brasileira e se propôs a discutir as inquietudes da sociedade do ponto de vista dos colonizadores como dos colonizados. Nesse sentido, os dramaturgos se pautaram nos modelos europeus, assim como, paulatinamente, na vida brasileira, com o objetivo de criação de uma identidade nacional. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

  • A. Martins Pena destacou-se por escrever tragédias.
  • B. O grupo Galpão é uma companhia que desconsidera a pesquisa em suas montagens.
  • C. Augusto Boal criou o teatro do oprimido; no entanto, seu método não é mais desenvolvido no Brasil.
  • D. A obra de José de Anchieta baseava-se nos autos de Gil Vicente que tratavam somente de temas profanos.
  • E. O teatro de Arena preocupou-se em criar uma dramaturgia de cunho nacional, opondo-se ao Teatro Brasileiro de Comédia.

O jogo teatral é uma metodologia utilizada no ensino e aprendizagem do teatro. Sobre essa temática, é correto afirmar:

  • A. o jogo teatral não precisa necessariamente ter um momento de avaliação realizado pelo professor conjuntamente com os alunos.
  • B. para os alunos se envolverem no jogo teatral, é imprescindível a criação de um ambiente favorável.
  • C. no momento do jogo teatral, o professor responsável poderá ausentar-se da sala de aula.
  • D. segundo Viola Spolin, é inviável a criação de uma encenação por meio do jogo teatral.
  • E. o jogo teatral não consegue desenvolver a espontaneidade dos alunos.

Para a realização de um espetáculo de teatro que se torne um momento raro no qual as pessoas se encontram e, naquele momento, artistas e púbico criam uma identidade e um sentido, quatro itens devem se unir harmoniosamente, a saber:

  • A. Sensações, percepções, sentimentos e racionalidade.
  • B. Atividades cênicas, aspectos lúdicos, aspectos psicológicos e aspectos dramáticos.
  • C. Jogo, expressão, comunicação e reflexão.
  • D. Espontaneidade, construção estética, racionalidade e irracionalidade.
  • E. Sofisticação, estética, criatividade e técnica.

“Experiências no campo da expressividade dos movimentos, das relações entre arte e vida, e a exploração de possibilidades de criar linguagens cênicas que dialoguem entre si são características de uma arte híbrida.” São coreógrafos e dançarinos que contribuíram com suas pesquisas tanto para a dança quanto para o teatro contemporâneo e influenciaram a linguagem do teatro‐dança:

  • A. Edy Star e Deborah Colker.
  • B. Pina Bausch e Rudolf Laban.
  • C. Klauss Vianna e Regina Shakti.
  • D. Débora Colker e Regina Shakti.

A metodologia dos Jogos Teatrais de Viola Spolin tem como premissa fundamental a de que

  • A. é direcionada para a capacitação de atores profissionais.
  • B. atende exclusivamente o âmbito escolar e infantil.
  • C. aborda o universo adolescente no treino dramático.
  • D. enfoca a educação de adultos, não necessariamente profissionais do teatro.
  • E. pode ser exercitada por todos que desejam se expressar através do teatro.

A parede imaginária que separa o palco da plateia em uma apresentação teatral é chamada de

  • A. parede ilusória.
  • B. parede de proteção.
  • C. tablado.
  • D. quarta parede.
  • E. limite cênico.

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico.

II. O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica.

III. O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmações estiverem corretas.

Argentino radicado no Brasil, Hector Babenco (1946-2016), foi um dos mais importantes cineastas no país. Em 2015, Hector Babenco lançou seu último longa “Meu Amigo Hindu”, que retrata um cineasta (Willem Dafoe) às voltas com um tumor agressivo. Entre os filmes produzidos por Hector Babenco estão:

  • A. Pixote – A lei do mais fraco; Eu Tu Eles; e, Cidade de Deus.
  • B. Carandiru; Central do Brasil; e, Pixote – A lei do mais fraco.
  • C. Cidade de Deus; Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia; e, Tropa de Elite I e II.
  • D. Carandiru; Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia; e, O Beijo da Mulher Aranha.

O espetáculo “Vero”, da Companhia de Dança Deborah Colker, combina trechos de duas coreografias de maior sucesso da Companhia, “Rota” de 1997 e “Velox” de 1995, vistas por mais de 4 milhões de espectadores. Considerando a obra da bailarina e coreógrafa brasileira Deborah Colker, assinale a afirmativa correta.

  • A. Transforma a dança clássica, utilizando elementos do folclore brasileiro.
  • B. Todas as coreografias são baseadas na cultura africana com o uso de antropomorfismo.
  • C. Utiliza os princípios da dança folclórica, principalmente a dança de roda, transformando em um espetáculo de dança moderna.
  • D. Transforma em movimento o cotidiano, a paixão, o esporte, explorando todas as possibilidades da dança contemporânea.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...