Questões sobre Artes Cênicas

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No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos. O figurino pode apoiar atores e atrizes na composição de seus personagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Praticamente não há mudanças na percepção da plateia se uma mesma proposta dramatúrgica for apresentada em um palco frontal ou em uma perspectiva multifocal, ou seja, com as cenas e a plateia dispersas em variadas direções pelo espaço cênico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas principais de ação corporal, de acordo com vários estudiosos do movimento, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) As formas básicas de movimento corporal são o pliê, o relevê e a pirueta, naturalmente enraízados no corpo dos bailarinos.

( ) Os significados do movimento, tipos essenciais de ação e a harmonia corpo-expressividadeforma- espaço, foram estudados inicialmente por Rudolf Laban.

( ) Sistemáticas investigações do movimento levaram à descoberta de que as duas ações fundamentais do corpo são as de recolher e espalhar.

( ) É impossível determinar as formas principais de ação, pois o corpo humano possui uma complexidade de movimentos e uso de energia no espaço.

( ) A ação que flui do centro do corpo para fora e a que vem de fora do corpo para o centro são consideradas principais.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A. V, V, F, V, F
  • B. F, V, V, V, F
  • C. V, F, F, V, V
  • D. F, V, V, F, V
  • E. V, F, V, V, F

Jerzy Grotowski foi um importante encenador que, com as suas reflexões sobre a sua prática no Teatro Laboratório, gerou arsenal teórico para a consolidação do Teatro Contemporâneo. Um dos enfoques de Grotowski é o trabalho do ator. Para ele:

I) o ator utiliza materiais de seu “corpo-memória”;

II) o ator deve oferecer-se em sacrifício ao que chama “ato total”;

III) o ator precisa repetir o gesto cotidiano para ser natural;

IV) a montagem é realizada no olhar do espectador, sendo que o ator não domina as associações por este produzidas.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre Jerzy Grotowski e seu pensamento, considere as afirmativas a seguir.

I) Foi um teatrólogo polonês que exerceu influência determinante sobre o Teatro no mundo, especialmente a partir da edição do seu “Em Busca de Um Teatro Pobre” para várias línguas.

II) A palestra “Sobre o Método das Ações Físicas”, proferida no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália) em junho de 1988, é uma das principais referências para o estudo do trabalho do ator nas universidades.

III) Grotowski postula a criação do impulso “de fora para dentro”.

IV) Grotowski postula uma polaridade entre os sintomas e a construção dos signos, sendo que o ator permanece como que “entre estas duas margens”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Quanto ao teatro de Tadeusz Kantor, considere as assertivas a seguir.

I) Kantor defendia a palavra como o principal instrumento de expressão em cena.

II) Kantor trazia a marca de um lado obscuro do fazer humano e dos estigmas da morte enquanto fonte de conhecimento.

III) Um dos debates aos quais Kantor se dedicou foi com Gordon Craig, se opondo ao Supermarionete.

IV) Para Kantor, o manequim era um modelo para o ator vivo, por encarnar e transmitir um profundo sentimento da morte e da condição dos mortos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

São características estilísticas recorrentes nos filmes de D.W. Griffith posteriores a “O nascimento de uma nação” (1915), EXCETO:

  • A. A adoção da montagem paralela para apontar ao espectador as motivações que impulsionam os personagens.
  • B. A construção de contrastes dramáticos e o desenvolvimento psicológico de personagens a partir da montagem paralela.
  • C. O estabelecimento de uma decupagem que servisse às nascentes regras da continuidade clássica.
  • D. O uso de planos fechados do rosto dos personagens nos momentos de alta carga emocional.
  • E. A preferência pelo plano-sequência de longa duração e pela encenação em camadas.

Assinale a alternativa que contém SOMENTE filmes que sejam herdeiros diretos d a estética surrealista:

  • A. “El Topo” (1970); “Roma cidade aberta” (1945); “Dreams that money can buy” (1947).
  • B. “A montanha sagrada” (1973); “A espuma dos dias” (2013); “O gabinete do Doutor Caligari” (1920).
  • C. “El Topo” (1970); “Julieta dos Espíritos” (1965); “Cães de aluguel” (1992).
  • D. “Julieta dos Espíritos” (1965); “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” (2004); “El Topo” (1970).
  • E. “Santa Sangre” (1989); “A espuma dos dias” (2013); “Gritos e sussurros” (1972).

O manifesto do Dogma 95, movimento cinematográfico surgido na Dinamarca durante a década de 1990, possuía uma lista de mandamentos, também conhecida como “voto de castidade”. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os preceitos do movimento:

  • A. O uso de filmagens em locações, sendo que os objetos de cena deveriam ser oriundos dessas locações.
  • B. A proibição do uso de truques fotográficos e filtros.
  • C. A permissão do uso de flashbacks e de outros recursos temporais, desde que aliados à miseen- scène hiper-realista.
  • D. A não separação entre a produção de som e da imagem de uma mesma cena.
  • E. A mobilidade ou a imobilidade da câmera tem que estar diretamente ligada ao corpo que a manuseia.

Em qual dos aspectos enumerados abaixo os filmes “O prisioneiro da grade de ferro” (Paulo Sacramento, 2003) e “Jardim Nova Bahia” (Aloysio Raulino, 1971) se assemelham:

  • A. A temática social centrada na investigação das consequências dos processos migratórios decorrentes da seca no sertão nordestino.
  • B. O uso recorrente de imagens de arquivo televisivo como dispositivo de tensionamento entre a historiografia oficial e a subjetividade de seus protagonistas.
  • C. A adoção de colagens sonoro-visuais que valorizem uma apreensão poética da realidade social.
  • D. O uso da entrevista como estratégia central na instauração da relação entre protagonistas e espectadores.
  • E. A elaboração de um dispositivo fílmico central no qual o cineasta trabalha a partir de imagens captadas pelos personagens reais dos filmes, que passam a operar a câmera e decidir o que será filmado.
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