Lista completa de Questões sobre Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos. O figurino pode apoiar atores e atrizes na composição de seus personagens.
Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Praticamente não há mudanças na percepção da plateia se uma mesma proposta dramatúrgica for apresentada em um palco frontal ou em uma perspectiva multifocal, ou seja, com as cenas e a plateia dispersas em variadas direções pelo espaço cênico.Com relação às formas principais de ação corporal, de acordo com vários estudiosos do movimento, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) As formas básicas de movimento corporal são o pliê, o relevê e a pirueta, naturalmente enraízados no corpo dos bailarinos.
( ) Os significados do movimento, tipos essenciais de ação e a harmonia corpo-expressividadeforma- espaço, foram estudados inicialmente por Rudolf Laban.
( ) Sistemáticas investigações do movimento levaram à descoberta de que as duas ações fundamentais do corpo são as de recolher e espalhar.
( ) É impossível determinar as formas principais de ação, pois o corpo humano possui uma complexidade de movimentos e uso de energia no espaço.
( ) A ação que flui do centro do corpo para fora e a que vem de fora do corpo para o centro são consideradas principais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Jerzy Grotowski foi um importante encenador que, com as suas reflexões sobre a sua prática no Teatro Laboratório, gerou arsenal teórico para a consolidação do Teatro Contemporâneo. Um dos enfoques de Grotowski é o trabalho do ator. Para ele:
I) o ator utiliza materiais de seu corpo-memória;
II) o ator deve oferecer-se em sacrifício ao que chama ato total;
III) o ator precisa repetir o gesto cotidiano para ser natural;
IV) a montagem é realizada no olhar do espectador, sendo que o ator não domina as associações por este produzidas.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
Sobre Jerzy Grotowski e seu pensamento, considere as afirmativas a seguir.
I) Foi um teatrólogo polonês que exerceu influência determinante sobre o Teatro no mundo, especialmente a partir da edição do seu Em Busca de Um Teatro Pobre para várias línguas.
II) A palestra Sobre o Método das Ações Físicas, proferida no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália) em junho de 1988, é uma das principais referências para o estudo do trabalho do ator nas universidades.
III) Grotowski postula a criação do impulso de fora para dentro.
IV) Grotowski postula uma polaridade entre os sintomas e a construção dos signos, sendo que o ator permanece como que entre estas duas margens.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Quanto ao teatro de Tadeusz Kantor, considere as assertivas a seguir.
I) Kantor defendia a palavra como o principal instrumento de expressão em cena.
II) Kantor trazia a marca de um lado obscuro do fazer humano e dos estigmas da morte enquanto fonte de conhecimento.
III) Um dos debates aos quais Kantor se dedicou foi com Gordon Craig, se opondo ao Supermarionete.
IV) Para Kantor, o manequim era um modelo para o ator vivo, por encarnar e transmitir um profundo sentimento da morte e da condição dos mortos.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
São características estilísticas recorrentes nos filmes de D.W. Griffith posteriores a O nascimento de uma nação (1915), EXCETO:
Assinale a alternativa que contém SOMENTE filmes que sejam herdeiros diretos d a estética surrealista:
O manifesto do Dogma 95, movimento cinematográfico surgido na Dinamarca durante a década de 1990, possuía uma lista de mandamentos, também conhecida como voto de castidade. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os preceitos do movimento:
Em qual dos aspectos enumerados abaixo os filmes O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sacramento, 2003) e Jardim Nova Bahia (Aloysio Raulino, 1971) se assemelham:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...