Lista completa de Questões sobre Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual matriz de conhecimento, no campo das ciências humanas, aproxima as teorias audiovisuais de Laura Mulvey, Jean-Louis Baudry e Christian Metz?
Qual das metáforas a seguir traduz mais adequadamente o ideário do realismo baziniano a respeito da natureza das imagens cinematográficas?
A alternativa que contém características de um cinema pós-moderno, surgido a partir do final da década de 1970, segundo o pensamento de Fredric Jameson:
A concepção da figura do cineasta como uma espécie de vidente, cujo horizonte ideal seria o de um olho não-regido pelas leis (fabricadas) da perspectiva, valorizando-se assim um conjunto de procedimentos estilísticos capazes de produzir uma metáfora para suas visões interiores, está presente nos escritos teóricos de:
Sobre a ideia de decupagem clássica, tal como debatido por Ismail Xavier em seu livro O discurso cinematográfico, assinale a alternativa CORRETA:
Para Béla Balázs, um conceito fundamental, ligado ao uso do primeiro plano cinematográfico e que se define pelo conjunto de traços que formam uma configuração espacial e visível, capaz de significar algo não espacial e não visível (como uma emoção), é o de:
Sobre as correntes teóricas audiovisuais surgidas a partir das décadas de 1970 e 1980, diretamente ligadas ao campo dos estudos culturais, estão corretas as seguintes afirmações, EXCETO:
Acerca do conceito de cinema de atrações, proposto por Tom Gunning, observe as seguintes afirmações.
I) Trata-se de um modo particular no cinema produzido entre a virada do século XIX para o século XX que busca se dirigir ao espectador com clara intenção exibicionista.
II) Sua linguagem, regida pelos nascentes princípios da decupagem e da continuidade narrativa, teve em Georges Mélies um de seus principais representantes.
III) Com o objetivo de espantar e maravilhar o espectador, esse cinema não tinha como prioridade a intenção de contar histórias.
Estão CORRETAS:
Associe a coluna da direita com a da esquerda, relacionando cada conceito das teorias audiovisuais ao autor que o concebeu.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
Considerando a prática de montagem cinematográfica, examine as seguintes alternativas:
I) A divisão narrativa em sequência, popularizada a partir de Griffith, é uma herança dos romances de Charles Dickens.
II) Para Eisenstein, o processo de significação particular da montagem pode ser comparado ao modelo ideogramático da escrita chinesa.
III) A técnica de montagem de atrações é derivada do teatro e visa a provocar o choque no espectador.
Estão CORRETAS as alternativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...