Questões sobre Artes Cênicas

Lista completa de Questões sobre Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual forma de articulação de imagens em movimento é caracterizada por escolhas inteligíveis, porém descontínuas, e por um predomínio do princípio estético do enxerto.

  • A. Montagem discursiva
  • B. Montagem métrica
  • C. Fusão
  • D. Plano-contraplano
  • E. Jump-cut

Considerando a taxonomia de Eisenstein para montagem, examine as seguintes alternativas:

I) A montagem cadenciada produz tensão a partir da aceleração mecânica, ao se encurtarem os fragmentos, ao mesmo tempo preservando as proporções originais da fórmula.

II) Na montagem rítmica, o conteúdo dos quadros deve ser levado em consideração para se determinar o comprimento dos fragmentos.

III) Na montagem tonal, o conceito de movimentação não engloba a sensação de nenhum fragmento em particular.

IV) Na montagem atonal, há um cálculo coletivo de todos os apelos do fragmento.

Estão CORRETAS as alternativas:

  • A. I e III
  • B. II, III e IV
  • C. II e IV
  • D. I e IV
  • E. Todas

Qual forma de composição é mais apropriada para mostrar uma personagem surrupiando sorrateiramente um objeto de cima de uma mesa.

  • A. Plano geral
  • B. Plano médio
  • C. Plano piloto
  • D. Plano americano
  • E. Plano detalhe

A representação do real que caracteriza o cinema Hollywoodiano foi obtida por meio de:

  • A. Um desenvolvimento direto da representação literária norte-americana do real, graças à capacidade de representação indicial da câmera.
  • B. Uma combinação da decupagem clássica com métodos de interpretação naturalista e gêneros narrativos estratificados.
  • C. A susceptibilidade do público ao efeito de real obtido com as técnicas de montagem desenvolvidas por Griffith.
  • D. Técnicas fotográficas adequadas à apresentação da obra cinematográfica pelo dispositivo de projeção, em contraste com o enquadramento museográfico convencional.
  • E. Atores preparados para representar “para a câmera” no lugar de uma audiência presente.

Uma grande profundidade de campo:

  • A. Foi usada de maneira marcante em “Cidadão Kane”.
  • B. Possibilita a representação simultânea de diversas camadas no mesmo plano.
  • C. Possibilita a representação simultânea de diversas camadas no mesmo plano.
  • D. Induz a tendência de enclausurar personagens no cenário através de longos planos fixos.
  • E. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Considere os seguintes papéis que a música pode desempenhar na narrativa cinematográfica:

I) A substituição de ruídos reais no plano diegético.

II) O realce de movimentos ou ritmos visuais ou sonoros.

III) O fornecimento ao espectador de elementos úteis à compreensão da tonalidade psicológica da cena.

IV) O reforço da importância e da densidade dramática de um momento ou de um ato.

São CORRETAS as alternativas:

  • A. II, III e IV
  • B. III e IV
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. Todas

São funções expressivas possíveis para um travelling para frente, EXCETO:

  • A. Inserir o espectador no mundo onde vai se desenrolar a ação.
  • B. Demonstrar a proximidade espacial entre dois personagens se abraçando.
  • C. Realçar um elemento dramático importante.
  • D. Descrever um espaço material em profundidade.
  • E. Materializar a tensão mental de um personagem.

O acoplamento do microfone à câmera permite fazer coincidir o ponto de vista com o ponto de escuta, possibilitando restituir a verdade do espaço sonoro em concordância com a do espaço visual. Em qual das situações abaixo isso é mais vantajoso?

  • A. Na gravação de diálogos ficcionais fora de estúdio.
  • B. Na documentação de paisagens naturais.
  • C. Na gravação de uma narração off.
  • D. Na produção de uma percepção subjetiva ficcional.
  • E. Na produção de uma trilha sonora diegética.

Em quais dos gêneros abaixo se nota maior influência da vanguarda expressionista?

  • A. Horror, ficção científica, noir.
  • B. Horror, blaxploitation, ficção científica.
  • C. Suspense, thriller, blaxploitation.
  • D. Noir, thriller, neorrealismo.
  • E. Cinema estrutural, terror, gore.

Esse mural representa um trágico acontecimento do século XX, adotando uma estética fundamentada na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade. Estamos falando de:

  • A. “O Homem Controlador do Universo”, “Diego Rivera”.
  • B. “Guernica”, “Pablo Picasso”.
  • C. “Os Fuzilamentos de 3 de Maio”, “Goya”.
  • D. “O Sofrimento de Laio”, “Candido Portinari”.
  • E. “Noite Estrelada”, “Vincent Van Gogh”.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...