Questões sobre Artes Cênicas

Lista completa de Questões sobre Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as funções relacionadas à produção sonora em uma realização cinematográfica, considere as seguintes afirmativas:

I) O desenhista de som pode criar sons inexistentes na vida real, mas que o espectador aceitará como normal.

II) O técnico de captação de som supervisiona toda a produção da trilha sonora.

III) O trabalho do microfonista se limita à gravação do som.

São CORRETAS:

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. I e III
  • D. II
  • E. Nenhuma

Sobre os planos cinematográficos, são verdadeiras as afirmativas abaixo, EXCETO:

  • A. São frequentemente caracterizados de acordo com a abertura que dão à cena.
  • B. O travelling precisa ser realizado por equipamentos como uma dolly ou uma grua.
  • C. Um filme de ritmo normal possui entre 500 e 600 planos. Um de ação costuma ter 900 planos ou mais.
  • D. Planos neutros são utilizados para modificar a direção da ação ou criar uma situação inesperada.
  • E. O plano master diminui o risco de erros de continuidade, mas pode aumentar os custos e o tempo de filmagem.

A respeito das equipes e dos técnicos envolvidos na produção audiovisual, considere as seguintes afirmativas:

I) Direção, produção, sonorização, montagem e finalização são áreas essenciais de uma equipe destinada à produção de uma obra audiovisual.

II) O filme é gravado ou filmado em uma ordem estabelecida segundo parâmetros administrativos e econômicos, rompendo, constantemente, a ordem de sequência do roteiro.

III) Na produção cinematográfica, o diretor é o responsável pelo resultado final da obra, ao passo que o produtor apenas atende às solicitações do diretor, sem impedir que ele concretize artisticamente tudo que pensou para a realização do filme.

IV) A equipe de fotografia é coordenada pelo diretor de fotografia, responsável, juntamente com seus assistentes e colaboradores, pela concepção da qualidade fotográfica da imagem do filme. Cabe ao diretor de fotografia definir a lente e os filtros de cores, além de definir o direcionamento da câmera.

São CORRETAS:

  • A. I, II e IV
  • B. II, III e IV
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. Todas

Qual destas funções de uma equipe audiovisual não faz parte do departamento de arte?

  • A. Maquiador
  • B. Contrarregra
  • C. Figurinista
  • D. Continuísta
  • E. Produtor de objetos

São atribuições pertinentes às funções técnicas que compõem o departamento de arte de uma produção audiovisual, EXCETO:

  • A. A partir da leitura da análise técnica, fazer o levantamento de figurinos e elementos cenográficos de uma obra audiovisual.
  • B. Conceber esteticamente o desenho de luz de cada cena.
  • C. Elaborar a paleta de cores referentes a cada locação.
  • D. Fazer testes com técnicas específicas para envelhecimento de figurinos e objetos de cena.
  • E. Ser responsável pelos diversos tipos de maquiagem dos personagens e figurantes.

Em produções audiovisuais que requerem mais de um assistente de câmera, qual das atribuições abaixo é exclusiva do primeiro desses assistentes?

  • A. A responsabilidade pelo foco da câmera.
  • B. A manutenção e a limpeza das lentes.
  • C. A troca de negativos nos chassis, ao se trabalhar com película cinematográfica.
  • D. O backup dos arquivos digitais filmados pela câmera.
  • E. Nenhuma das alternativas.

Qual dos formulários abaixo, utilizados por uma equipe audiovisual nas etapas de préprodução e produção, prescinde da participação da equipe de direção em sua elaboração ou preenchimento?

  • A. Análise técnica
  • B. Roteiro técnico
  • C. Decupagem técnica
  • D. Ordem do dia
  • E. Boletim de continuidade

Indique o tipo de lente de câmera mais adequado para se obter o seguinte efeito: dois personagens conversando dentro de um apartamento, num segundo plano (ambos em foco), enquanto os objetos cênicos posicionados entre os personagens e a câmera irrompem como texturas coloridas, sob a forma de borrões totalmente desfocados. É fundamental que não se provoque grandes distorções da imagem.

  • A. Macro
  • B. Grande angular
  • C. Teleobjetiva
  • D. Olho de peixe
  • E. Zenital

Em relação à origem do Teatro no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os Jesuítas vieram para catequizar os índios e trouxeram suas influências culturais, como a literatura e o teatro.
  • B. O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando os Jesuítas chegaram ao Brasil e, assim, desenvolveram práticas teatrais construídas a partir das referências indígenas.
  • C. O teatro brasileiro teve sua origem a partir da invasão holandesa no século XVII, época em que os holandeses trouxeram técnicas de interpretação e mímica.
  • D. A origem do teatro brasileiro se deu no século XVI, com a chegada dos negros e seus conhecimentos específicos sobre dança e movimento.
  • E. O teatro brasileiro se originou com a chegada dos espanhóis ao Brasil no século XIX.

Rudolf Laban, criador da dança moderna na Alemanha, desenvolveu um sistema de criação e notação do movimento que revolucionou o pensamento da dança até os dias atuais. Esse sistema foi construído buscando uma dança

  • A. criada a partir de obras de esculturas gregas.
  • B. extremamente feita de códigos e passos.
  • C. ilustrada por uma narrativa literária.
  • D. livre de códigos pré-estabelecidos.
  • E. criada a partir da música.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...