Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numerosas são as crendices e superstições que o povo cultiva a respeito da vida e da saúde. A mais difundida é, sem dúvida, a da existência de pessoas capazes de exercerem influência sobre o destino das outras, com os olhos. As mais populares são o mau-olhado e o quebranto. Para conjurá-los, usam-se:

  • A.

    Estão corretas apenas II e IV.

  • B.

    Estão corretas I, II, III e IV.

  • C.

    Estão corretas apenas I, II, III.

  • D.

    Está correta apenas a alternativa I.

Cândido Portinari teve a coragem de pintar cerca de 5 mil obras. Faleceu em 1962 aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava. Qual destas obras não é de Portinari?

  • A.

    Retirantes

  • B.

    Café.

  • C.

    Abapuru.

  • D.

    Menino de Brodósqui.

Os rodeios crioulos geralmente são realizados no Planalto Serrano, onde estão localizados os grandes rebanhos de gado catarinense. Da programação dos rodeios constam:

  • A.

    Estão corretas I, II, III e IV.

  • B.

    Estão corretas apenas I, II, III.

  • C.

    Estão corretas apenas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas apenas I, III e IV.

Os nomes dados a seguir são ligados ao Teatro, à Música e às Artes Plásticas. Coloque (T) teatro, (M) música, (P) artes plásticas.

  • A.

    1 ( T ), 2 ( T ), 3 ( P ), 4 ( M ), 5 ( T ), 6 ( P ), 7 ( P), 8 ( P), 9 ( M ).

  • B.

    1 ( M ), 2 ( T ), 3 ( P ), 4 ( M ), 5 ( T ), 6 ( P ), 7 ( P), 8 ( T), 9 ( M)

  • C.

    1 ( T ), 2 ( M ), 3 ( P ), 4 ( M ), 5 ( T ), 6 ( P ), 7 ( P), 8 ( M), 9 ( T ).

  • D.

    1 ( P ), 2 ( M ), 3 ( P ), 4 ( M ), 5 ( T ), 6 ( P ), 7 ( T), 8 ( M), 9 ( T ).

A partir de um trecho da letra, nomeie na ordem apresentada os respectivos hinos.

  • A.

    I) Hino da Independência; II) Hino Nacional Brasileiro; III) Hino à Bandeira Nacional; IV) Hino de Santa Catarina; V) Hino da Proclamação da República.

  • B.

    I) Hino Nacional Brasileiro; II) Hino da Independência; III) Hino à Bandeira Nacional; IV) Hino de Santa Catarina; V) Hino da Proclamação da República.

  • C.

    I) Hino Nacional Brasileiro; II) Hino da Independência; III) Hino à Bandeira Nacional; IV) Hino da Proclamação da República; V) Hino de Santa Catarina.

  • D.

    I) Hino Nacional Brasileiro; II) Hino à Bandeira Nacional; III) Hino da Independência; IV) Hino da Proclamação da República; V) Hino de Santa Catarina.

Possibilitar e orientar o desenvolvimento estético de crianças e jovens, objetivando o crescimento de seu poder de percepção, criação e compreensão das diferentes linguagens artísticas, requer que o professor de arte:

 I - saiba organizar e graduar os conteúdos tanto no sentido do fazer quanto no do apreciar a arte;

II - leve em conta e fique atento às características da faixa etária, aos interesses e aos saberes dos alunos;

 III - tome como modelo para seus alunos os padrões estéticos da arte erudita;

IV - preocupe-se em tornar a arte sempre presente na sala de aula.

Pode-se dizer que está correto o que se afirma:

  • A.

    no item III;

  • B.

    nos itens I e IV;

  • C.

    nos itens I, II e III;

  • D.

    nos itens I, II e IV;

  • E.

    nos itens II, III e IV.

Durante certo período do século XX, o currículo escolar de arte no Brasil compunha-se, em geral, das seguintes matérias: Desenho, Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais. Esta tendência do ensino escolar de arte caracterizava-se por:

  • A.

    permitir a livre expressão dos alunos;

  • B.

    preparar os alunos para a compreensão crítica da arte;

  • C.

    transmitir conteúdos desvinculados da realidade social e das diferenças individuais;

  • D.

    enfatizar o conhecimento da arte tanto no aspecto teórico quanto no histórico;

  • E.

    estimular a criatividade e o pensamento divergente.

Leia o texto abaixo. "Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmonioso. (...) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento(...)." (Augusto Rodrigues). Este texto traduz uma concepção e ensino de arte que caracteriza:

  • A.

    o movimento "Escolinha de Arte";

  • B.

    as escolas profissionais de arte;

  • C.

    a pedagogia artística tradicional;

  • D.

    os Parâmetros Curriculares Nacionais;

  • E.

    a Metodologia Triangular.

Em relação à arte, no ensino fundamental, a atual legislação educacional brasileira:

  • A.

    considera a arte uma atividade não obrigatória que poderá ser explorada segundo as tendências e interesses de cada unidade escolar;

  • B.

    reconhece a importância da arte na formação e no desenvolvimento de crianças e jovens e a inclui no currículo como componente obrigatório;

  • C.

    propõe a adoção de uma metodologia fundamentada nos princípios da livre expressão e da não diretividade;

  • D.

    enfatiza os aspectos utilitários da arte com vistas à preparação técnica de indivíduos para o mercado de trabalho;

  • E.

    estimula a existência do professor polivalente em arte como uma forma de valorizar a integração das diferentes linguagens artísticas.

Leia o texto abaixo. "A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre os indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa".(Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - 5ª a 8ª séries). De acordo com o texto, as aulas de arte proporcionam:

  • A.

    a substituição de aulas expositivas por meios audiovisuais de informação;

  • B.

    a reprodução de valores culturais da comunidade escolar, estimulando a sua produção artística;

  • C.

    a valorização da cultura das minorias em detrimento da cultura artística dominante;

  • D.

    a simplificação de conteúdos de outras áreas de conhecimento;

  • E.

    a interação entre o fazer artístico dos alunos e a arte produzida em todos os tempos e lugares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...