Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte, as autoras propõem a nutrição estética com o objetivo de

  • a.

    provocar leituras que possam desencadear atividades de releitura de obras de arte ampliando o fazer artístico.

  • b.

    provocar leituras que possam desencadear um aprendizado de arte ampliando as redes de significação do fruidor.

  • c.

    promover o acesso a artistas vivos, contemporâneos e brasileiros.

  • d.

    promover atividades provocantes que geram o interesse dos alunos pela arte para pesquisa posterior.

  • e. provocar desafios estéticos para desvelar/ampliar o repertório de arte próximo ao meio cultural dos alunos.

Qual foi a lei que implantou o ensino de educação artística nas escolas brasileiras?

  • A.

    Lei de diretrizes e bases n.º 5692/71.

  • B.

    Lei n.º 1258.

  • C.

    Lei de diretrizes e bases n.º 5692/90.

  • D.

    Lei dos parâmetros curriculares.

Para responder às questões de números 30 e 31 considere as imagens abaixo.

Imagine que estas quatro obras foram selecionadas para uma Avaliação Iniciante com o objetivo de levantar o que os alunos já sabem. O que NÃO poderia ser referendado a partir delas?

  • a.

    Conhecer obras de diferentes culturas para encaminhar um possível projeto sobre a multiculturalidade.

  • b.

    Diferenciar obras bi e tridimensionais.

  • c.

    Perceber o uso de diferentes materiais e suas implicações na significação das obras.

  • d.

    Despertar interesse sobre o tema da figura humana para um projeto sobre o corpo na arte.

  • e.

    Reafirmar o conhecimento sobre retratos através dos auto-retratos acima dos respectivos artistas.

Considerando-se o seguinte conceito: a arte deve ser entendida a partir da relação do artista com o mundo e com os outros homens, resultante de uma forma peculiar que o ser humano tem de perceber, conhecer e expressar essa relação. Este conceito refere-se aos princípios da corrente teórica:

  • A.

    Estruturalista

  • B.

    Semiótica.

  • C.

    Fenomenológica.

  • D.

    Contextualista.

Para responder às questões de números 30 e 31 considere as imagens abaixo.

Observando-se as quatro obras pode-se afirmar que:

  • a.

    a arte produz imagens que valem em si e não pela sua relação (positiva ou negativa) com a realidade, mas a problematização de tal relação é indispensável para compreender-lhe exatamente o sentido.

  • b.

    há infinitas formas para representar a figura humana, mas em todas é imprescindível reconhecê-la como tema.

  • c.

    a figura humana foi utilizada como tema em todas as referidas obras, mas é apenas a materialidade da obra que determina a idéia da obra e a poética do artista.

  • d.

    conteúdo e forma se integram nestas esculturas que tem como fio condutor o mesmo estilo.

  • e.

    estas imagens foram utilizadas por Joseph Beyus para justificar seu conceito: "Pensar é esculpir".

Ao ensinar uma nova música a sua turma, o professor deverá:

  • A.

    Preparar a aula, executar a aula e avaliar a aula.

  • B.

    Bater ritmo, observar a letra, a melodia e escolher com os alunos as músicas.

  • C.

    Rever a música escolhida, observar a letra, a melodia e o ritmo.

  • D.

    Preparar a aula e estudá-la a fim de que esteja seguro da letra e melodia.

A banda rítmica é:

  • A.

    Formada por vários instrumentos, cordas, metais, sopro, percussão – passíveis de serem manejados pelas crianças.

  • B.

    Formada por vários instrumentos de percussão – utilizados por crianças e adolescentes que possuem algum conhecimento de ritmo e melodia.

  • C.

    Formada por um conjunto de instrumentos de percussão – passíveis de serem manejados pelas crianças.

  • D.

    Formada por vários instrumentos de sopro – utilizados por crianças e adolescentes que possuem conhecimento de ritmo e melodia.

A análise do desenho da criança pelo professor não pode se prender a apenas um de seus aspectos. Assinale o(s) aspecto(s) que deve(m) interessar ao professor da escola primária.

  • A.

    Estão corretas apenas I, III e IV.

  • B.

    Estão corretas apenas I, II e IV.

  • C.

    Estão corretas apenas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas I, II, III e IV.

Quanto à fase da garatuja podemos afirmar que:

  • A.

    Estão corretas apenas as alternativas I e IV.

  • B.

    Estão corretas apenas as alternativas II e III.

  • C.

    Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.

Enumere os conceitos:

  • A.

    I) Arte-final; II) Pastel; III) Aquarela; IV) Natureza-morta.

  • B.

    I) Natureza-morta; II) Pontilhismo; III) Aquarela; IV) Natureza-morta.

  • C.

    I) Arte-final; II) Pastel; III) Água-forte; IV)Arte-final.

  • D.

    I) Nanquim; II) Pastel; III) Água-forte; IV) Natureza-morta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...