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Os trabalhos abaixo são obras de alguns "artistas primitivos".
O movimento modernista tornou possível o reconhecimento desses artistas, que possuem como características:
utilização de material sofisticado e execução de forma simples
valorização de aspectos da localidade e aprofundamento de estudos
criação de recursos e técnicas próprias e, na maioria dos casos, autodidatismo
perpetuação do trabalho através de gerações e aplicação de técnicas elaboradas
Para responder às questões de números 24 e 25 considere as três obras abaixo.
Observando as obras acima pode-se afirmar que:
a perspectiva representa uma esquematização de dados matemáticos que era desconhecida na Idade Média.
a perspectiva é um conceito unificador que se mostra como o mais adequado para dimensionar a natureza do espaço.
na Idade Média e no Barroco a perspectiva não era importante, ao contrário do Renascimento, pois a narrativa dominava a cena.
a perspectiva não é uma configuração realista do espaço e sim racionalista, constituindo-se uma esquematização cultural, com significados e valores próprios.
no Barroco, para além da perspectiva medieval e renascentista, o ponto de fuga se colocava no centro ótico da tela.
Observe o quadro abaixo:
Trata-se da "A carroça de feno" pintada em 1821, por John Constable, pintor naturalista.
A preferência por paisagens, comum entre naturalistas, deveu-se, principalmente, a:
revolução industrial que destruiu a tradição dos objetos feitos a mão
construção de prédios civis porque a igreja católica estava bem difundida
transformação do estudo nas academias porque difundiram o gosto pela paisagem
imposição do mercado, devido ao movimento da Reforma, que lutou contra as imagens
Para responder às questões de números 24 e 25 considere as três obras abaixo.
As três obras poderiam gerar diferentes propostas de leitura e de produções a partir de diferentes metodologias difundidas por Ana Mae Barbosa em seu livro: A imagem no ensino da arte. Partindo da metodologia preconizada por Feldman, a proposta incluiria:
o trabalho apenas com obras modernistas e contemporâneas.
cada obra analisada separadamente, para o aprofundamento necessário.
partir do descrever, analisar, interpretar e fundamentar de cada obra isoladamente.
as releituras de cada obra analisadas para se chegar à conclusões e julgamentos sobre elas, considerando especialmente a estética, a crítica, a história da arte e o trabalho em ateliê .
as três obras seriam analisadas, permitindo a leitura comparada de problemas visuais propostos de maneira similar ou diversa nas diferentes obras.
Lúcio Costa, chefe da equipe do projeto de construção da sede do Ministério de Educação e Saúde, convidou Le Corbusier a dar um parecer sobre o projeto. Essa contribuição acabou influenciando a arquitetura do edifício, também conhecido por Palácio Capanema.
A importância do trabalho de Le Corbusier está relacionada à:
concepção do espaço contínuo que interliga a arquitetura com que a circunda
eliminação de qualquer "retórica" da construção, quer seja tradicional ou moderna
revolução contra uma cultura envelhecida, imunizando qualquer corrupção e impureza
negativa da existência de uma relação entre a arte e a história, sem carregar o peso dos longos anos de arte
Para Walter Benjamin, citado por Lúcia Santaella em (arte) & (cultura) equívocos do elitismo, o cinema é a forma de arte que corresponde à vida cada vez mais perigosa, destinada ao homem de hoje. A necessidade de se submeter a efeitos de choque constitui uma adaptação do homem aos perigos que o ameaçam. O cinema equivale a modificações profundas no aparelho receptivo, aquelas mesmas que vivem atualmente, no curso da existência privada, o primeiro transeunte surgido numa rua de grande cidade e, no curso da história, qualquer cidadão de um Estado contemporâneo. Partindo de sua idéia sobre cinema e pensando sobre o ensino de arte, o que Walter Benjamin poderia ter dito sobre a TV e a internet se tivesse vivido para vê-los?
Promovida por imperativos econômicos-políticos, estes meios facilitam a manipulação e a despolitização.
Os meios de reprodução de linguagem não são apenas meios de consumo, mas são, simultaneamente, meios de produção.
Voltadas para a ação e não para a contemplação, para o global e não para o regional, os novos meios levam à massificação.
Alienação é o perigo maior destes novos meios, pois devora quaisquer outras alternativas de estímulo ao desenvolvimento de outras formas de produção e criação de linguagens e mensagens.
O olhar se move sobre as telas e monitores de modo superficial, consumista e com muita rapidez, o que prejudica a contemplação de obras de arte.
Lúcio Fontana modela grandes esferas e as fragmenta. Ao pintar, espalha tinta na tela e dá cortes na superfície. Esses gestos significam:
fortalecimento de uma forma artística
relação do espaço da ciência com o senso comum
destruição da simulação espacial própria à escultura e pintura
retomada dos aspectos já realizados no início do modernismo
O modo de trabalhar o ensinar/aprender arte através de projetos tem uma dinâmica própria que poderá ser transformada e adequada às diferentes realidades de cada grupo de alunos, não se constituindo como método, mas como uma atitude pedagógica que envolve
o sentido sempre interdisciplinar que oportuniza tanto o grupo-classe a investigar um mesmo tema em diferentes áreas de conhecimento como os professores a desenvolverem o trabalho docente em parceria.
uma nova maneira de fazer do professor, na qual o planejamento seqüencial das aulas decorre do tema escolhido pelo grupo-classe a ser desenvolvido em paralelo ao planejamento anual que normatiza os objetivos e os conteúdos a serem cumpridos no decorrer do ano.
dar ênfase à aprendizagem de valores e atitudes mais do que conteúdos informativos.
a investigação do professor, que se coloca atento ao seu grupo-classe e ao conteúdo que quer ensinar e do grupo de alunos, que fica conectado e implicado no que deseja pesquisar.
a valorização da autonomia pessoal, o senso crítico e o sentido democrático de cidadania e participação.
"Combine-paintings" é o nome dado por um artista para as suas pinturas, em que são reutilizados materiais, numa combinação de objetos reais, como cadeiras, pneus de carro, animais empalhados, fotografias, reproduções de obras de arte e muitas outras coisas. É, sem dúvida, uma provocação para uma sociedade que só conhece o presente e despreza o passado. O artista que desenvolve esse tipo de trabalho é:
Victor Vasarely
Kenneth Noland
Georges Mathieu
Robert Rauchenberg
Na dinâmica do ensinar/aprender arte através de projetos, o sentido da aprendizagem não se produz de forma linear, sendo necessário a realização de momentos de sistematização do conhecimento em duas circunstâncias: ao encerrar cada aula ou quando termina-se um projeto. Isso implica
assumir o sentido da avaliação como parte do processo de aprendizagem.
utilizar como instrumento de avaliação a auto-avaliação escrita.
verificar o que foi e o que ainda não foi aprendido através de uma prova de avaliação.
elaborar uma avaliação informal com o objetivo de julgar o que deu certo ou errado no projeto.
criar um modelo de avaliação iniciante que identifique os interesses e faltas dos alunos durante o processo de aprendizagem.
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