Questões sobre História da Arte

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O Historiador da Arte Arnold Hauser escreve, em seu livro “História Social da Arte e da Literatura”, sobre a renascença: “[...] o fato verdadeiramente notável a respeito da Renascença não era o artista ter se tornado um observador da natureza, mas o de ter-se a obra de arte convertido num “estudo da natureza”.

No sentido do texto, a obra de arte da Renascença, dentre as citadas abaixo, é exemplo pertinente de “estudo da natureza”:

  • A. “A liberdade guiando o Povo”, de Delacroix.
  • B. "Ninféias”, de Monet.
  • C. "Lato destro”, de Anselmo.
  • D. Desenhos de anatomia humana, de Da Vinci.
  • E. “Rei Amenófis IV”, Autor desconhecido.

Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e contextualização histórica.

Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte brasileira que essas obras exemplificam.

  • A. Modernista.
  • B. Neoclássica
  • C. Acadêmica.
  • D. Eclética.
  • E. Simbolista.

A obra, de autoria de um artista Neoclássico, que retrata um personagem da Revolução Francesa como mártir é

  • A. David, de Michelangelo.
  • B. David e Golias, de Caravaggio.
  • C. Marat, de David.
  • D. Bronco, de Golias.
  • E. Ulisses, de Joyce.

Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O. Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.

Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que norteia sua concepção formal.

  • A. Hierarquia.
  • B. Ornamento.
  • C. Função.
  • D. Assimetria.
  • E. Individualidade.

Considere a obra abaixo.

A obra denominada “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, de 1956, com autoria de Richard Hamilton foi concebida como pôster e ilustração para o catálogo da exposição This Is Tomorrow [Este É o Amanhã] do Independent Group de Londres. O quadro carrega temas e técnicas dominantes de uma nova expressão artística que despon tava nos EUA.

O nome do Movimento artístico a que a obra pertence e a técnica utilizada pelo artista para sua composição são, respectiva mente:

  • A. Op Art, fotografia.
  • B. Pop Art, colagem.
  • C. Pop Art, fotografia.
  • D. Web Art, photoshop.
  • E. Merchandising, colagem.

A obra In advanceof the broken arm de1915 é o primeiro readymade de Marcel Duchamp.

A partir do texto é possível afirmar que a atitude provocativa de Duchamp ao criar os readymades foi de:

  • A. criar uma zona de instabilidade ao incorporar à obra o valor do espaço em que está exposta.
  • B. criticar a produção industrial utilizando uma pá de lixo como elemento.
  • C. valorizar o trabalho do desenhista industrial em detrimento ao do artista.
  • D. valorizar a mão de obra operária em detrimento a arte burguesa.
  • E. banalizar a arte e os artistas através do Movimento Cubista.

“A verossimilhança já não tem nenhuma importância [...]. O assunto já não conta, ou conta muito pouco. A arte moderna repele, de modo geral, a maioria das técnicas de agradar utilizadas pelos grandes artistas do passado.”

O crítico e poeta Guillaume Apollinaire escreve um livro em 1913, do qual se extrai o trecho acima, sobre a pintura de um então novo movimento artístico.

O titulo deste livro, é:

  • A. “Lasar Segall, Pintor Moderno”.
  • B. “Poussin e Ingres, Pintores Acadêmicos”.
  • C. “Os Pintores Minimalistas”.
  • D. “Os pintores Cubistas”.
  • E. “A Arte Pop e seus pintores”.

“Inserções em circuitos ideológicos” é o nome de um trabalho de Cildo Meireles, realizado em 1975, no qual cédulas de um Cruzeiro (moeda vigente na época) eram suporte para uma ação do artista. É correto afirmar que as cédulas

  • A. eram distribuídas a funcionários de bancos internacionais que as utilizavam em operações financeiras.
  • B. eram arremessadas no alto dos edifícios de centros comerciais, causando transtorno aos transeuntes.
  • C. recebiam carimbada a pergunta "Quem matou Herzog?", e colocadas em circulação.
  • D. recebiam frases de ordem e ditos populares escolhidos pela população por meio de pesquisa prévia.
  • E. eram dadas aos moradores de rua como forma de redistribuição de renda.

Sobre o Impressionismo, é correto afirmar que

  • A. contou, como movimento artístico, com artistas vindos de outras vanguardas do período do entre guerras, como Pablo Picasso e Salvador Dali.
  • B. teve grande representação na França, com compositores como Claude Debussy, autor bastante influenciado pela sonoridade da música oriental.
  • C. contou com artistas como Edouard Manet e Auguste Renoir, que tinham como principal referência o cânone renascentista, especialmente quanto ao desenho da anatomia humana.
  • D. priorizava a representação da natureza tendo por foco a observação da luz e da cor, tendo por grande influência René Magritte.
  • E. tratava de ser, em boa medida, um desdobramento dócil do Romantismo, movimento anterior que influenciou Paul Cézanne e contou com o artista Jean-Auguste Dominique Ingres.

Considere a seguinte situação: em uma roda de conversa com os alunos o professor apresenta uma reprodução da obra Noite estrelada, 1889, de Vincent Van Gogh. Ao observar a imagem o aluno A afirma não gostar da pintura, pois não lhe agrada noites frias. O aluno B por sua vez, declara que gosta da pintura, pois nela fica evidente a pincelada expressionista.

A partir dos cinco níveis de desenvolvimento estéticos propostos por Abigail Housem, os alunos A e B se enquadram, respectivamente, em

  • A. emocional e crítico.
  • B. descritivo e crítico.
  • C. interpretativo e historicista.
  • D. narrativo e pictórico.
  • E. narrativo e classificatório.
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