Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da pesquisa apresentada por Israel Pedrosa sobre o universo das cores, associe as duas colunas, relacionando os conceitos a seus respectivos fundamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.
Em nenhuma outra época a cor foi tão empregada como em nosso século. As grandes indústrias e as empresas de corantes e de iluminação tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, ao mesmo tempo em que o emprego estético das cores sugere novas especificidades na comunicação visual. (PEDROSA, 1997). Baseado nas pesquisas de Israel Pedrosa sobre o uso da cor vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.
Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:
Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.
Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:
Hal Foster, ao analisar as obras de Andy Warhol, defende que repetição em Warhol não é reprodução no sentido da representação (de um referente) ou simulação (de uma pura imagem, um significante desprendido). Antes, a repetição serve para proteger do real. Mas exatamente essa necessidade também aponta para o real, e nesse ponto o real rompe o anteparo proveniente da repetição. Essa ruptura se dá entre a percepção e a consciência, entre o sujeito e o mundo, entre o dentro e o fora da obra. Associado ao pensamento do psicanalista francês Lacan, Hal Foster considera que essa ruptura expõe:
O artista português Artur Alípio Barrio, em 1969, inicia no Brasil uma produção de arte denominada Situações, em que expõe trabalhos efêmeros e provocativos em uma relação direta entre arte e vida. Sua produção se evidencia com o lançamento de seu Manifesto, o qual é aberto com o texto inaugural:
No livro Escritos de Artistas Anos 60/70, organizado por Glória Ferreira, é possível verificar que o manifesto do artista, tem por base:
Artes - História da Arte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
No período arcaico nota‐se a influência do Egito nas obras produzidas pelos escultores gregos. A escultura desse período representava figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas, apresentando a simetria natural do corpo humano. Este tipo de escultura é chamado:
Artes - História da Arte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Considerado as imagens anteriores, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A primeira imagem A Morte de Marat, de Jacques‐Louis David, representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa.
( ) A obra A Morte de Marat, de David, pertence ao estilo Barroco.
( ) O artista Jaques‐Louis David é o maior representante da pintura neoclássica.
( ) As imagens A Morte de Marat e a Marat (Sebastião) são obras consideradas contemporâneas.
( ) Jaques‐Louis David foi considerado um dos pintores holandeses mas influentes, cuja arte se destinava ao povo, não às galerias.
A sequência está correta em
Artes - História da Arte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Considerando a obra Marat (Sebastião), de Vik Muniz, é correto afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...