Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o crítico Greenberg, a pintura, na primeira metade dos anos 60, passava por uma realização crítica e reflexiva de suas qualidades essenciais. Segundo a visão do crítico, artistas como Kenneth Noland e Morris Louis surgiam como sucessores do Expressionismo Abstrato, ao proporem pinturas com ausência de pinceladas visíveis, distribuídas sobre telas não preparadas, expostas ao brilho intenso da tinta acrílica. Esse estilo de pintura foi identificado como:
Sobre a chamada Arte Pública, é INCORRETO afirmar:
...desafiava a ordem estabelecida das coisas e valorizava mais os processos da vida do artista que buscavam poesia na presença de materiais, do que os objetos que ofereciam apenas significado. O observador destas obras de arte, confrontado com o fato de sua existência, devia sentir-se igualmente livre para explorar a informação que elas ofereciam...
O texto acima referese a uma reflexão produzida pelo crítico Michael Archer, ao analisar um movimento da arte contemporânea. A partir do texto é possível concluir que a análise se refere ao movimento contemporâneo:
Nascida em 1946, a artista levou seu corpo aos seus limites físicos como modo de esvaziá-lo e deixá-lo em prontidão para uma experiência espiritual mais plena. Suas performances-solo no início dos anos de 1970, muitas delas chamadas de Ritmos devido a um trabalho anterior com instalações de som, requeriam que ela gritasse até ficar completamente rouca, dançasse até cair por esgotamento, fosse surrada por uma máquina de vento até desmaiar, que se flagelasse, que tomasse drogas alteradoras da mente e realizasse outros atos perigosos.
O texto acima se refere a:
No que se refere aos movimentos artísticos criados na arte contemporânea, associe as duas colunas, relacionando os movimentos artísticos a seus respectivos enfoques.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.
O estilo dos grafites deveria servir como objetivo expressivo em suas obras. Ficou conhecido como SAMO, escrevendo este pseudônimo, numa campanha bem-sucedida de autopromoção, nas paredes externas dos melhores locais de exposição do mundo da arte. Suas pinturas eram cheias de palavras e frases que haviam sido riscadas, alteradas e substituídas por melhores versões. Longe de indicar indiferença ou irreflexão, esse difuso procedimento representava um esforço de esclarecimento e comunicação. Afirmou: Eu considero apenas as palavras de que gosto, copiando-as repetidas vezes ou usando diagramas. Gosto de ter informação, e não apenas um toque de pincel. Suas pinturas levam a uma áspera crítica aos EUA contemporâneos e à posição que neles ocupam os negros: Os negros nunca são retratados de maneira realista, ou melhor, nem sequer são retratados na arte moderna, e eu estou feliz por fazê-lo.
Assinale a alternativa CORRETA com relação ao artista descrito no texto acima.
Relacionado às abordagens que o conceitualismo tomou na produção artística contemporânea em meados dos anos 60, a partir dos estudos de Michael Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas abaixo.
( ) Quando o artista opera sobre esse sistema, isso significa que todo o planejamento e as decisões são feitas de antemão, e a execução é uma questão de procedimento rotineiro. A ideia se torna uma máquina que faz a arte.
( ) O serialismo se apresenta assim como o entendimento de que a obra de arte final não deveria ilustrar ou estar subordinada a nenhuma outra coisa.
( ) O movimento acredita que o significado do objeto de arte existe, em certa medida, fora dele, em suas relações com seu meio ambiente.
( ) Propunha que as imagens podem ser reconhecidas como análogas à linguagem: uma obra de arte pode ser lida, funcionando também o seu inverso; as palavras podem ser, analogamente à imagem, vistas.
( ) Atuava em uma realidade social que, em termos de observação e tratamento, necessariamente esteve mais distanciado e reflexivo, mesmo compreendendo os produtos e implicações dessa cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.
Sobre as principais mudanças no ensino da Arte mencionadas por Ana Mae Barbosa e sobre como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores, assinale a alternativa INCORRETA.
No transcorrer da arte contemporânea, de acordo com os escritos de Michael Archer (2001), foi possível verificar um deslocamento da ênfase dada na arte, do produto final para o seu processo de feitura. Dessa maneira, um reconhecimento da presença corporal do artista como fator crucial desse processo tornou-se quase inevitável. A partir dessa análise, assinale a alternativa que apresenta artistas que NÃO tiveram o corpo como proposta construtiva de sua arte.
Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...