Questões sobre História da Arte no Brasil

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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca da influência de diversas culturas na produção artística brasileira.

A revelação de emoção profunda, a ilusão de movimento, a focalização em tema religioso e a profusão de ornamentos e contrastes fortes entre luz e sombra são características marcantes do Neoclassicismo nas manifestações artísticas brasileiras, por volta do ano de 1600, quando surgia esse movimento na Europa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca da influência de diversas culturas na produção artística brasileira.

A Escola de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, é um dos principais resultados da Missão Artística Francesa no Brasil, que foi uma intensificação da tendência de europeização da cultura da colônia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca da influência de diversas culturas na produção artística brasileira.

Jean-Baptiste Debret foi um dos artistas que compuseram a Missão Artística Francesa no Brasil e um dos mais conhecidos, pois muitos de seus trabalhos são reproduzidos nos livros escolares, exemplificando obras que documentavam o cotidiano brasileiro no início do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca da influência de diversas culturas na produção artística brasileira.

Assim como tantos outros artistas europeus no Brasil, Albert Eckhout, pintor dinamarquês que veio com Maurício de Nassau para o Maranhão, tinha como inspiração a fauna, a flora e o cotidiano dos nativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. Geralmente são autodidatas e criadores dos recursos técnicos com que trabalham. Os principais representantes deste estilo no Brasil são:

  • A.

    Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino e Djanira.

  • B.

    Mestre Vitalino, Élon Brasil e Anita Malfatti.

  • C.

    Cícero Dias, Djanira, Aldemir Martins e Carlos Scliar.

  • D.

    José Pancetti, Heitor dos Prazeres, Milton da Costa e Portinari.

  • E.

    Heitor dos Prazeres, Djanira, Milton da Costa e Zina Aita.

No século XVIII, Recife conheceu um grande crescimento econômico que provocou o desenvolvimento da cidade. São desta época as construções barrocas, que ainda hoje testemunham o período de riqueza da capital pernambucana. Contribuiu para este crescimento:

  • A.

    A grande produção de açúcar e a comercialização para Europa.

  • B.

    Ter sido sede da companhia comercial de Pernambuco e Paraíba, empresa que promoveu a produção e comercialização do açúcar, tabaco, algodão e da madeira de lei.

  • C.

    A grande exploração do ouro e da fundação de várias vilas.

  • D.

    A evolução da arquitetura e a vinda dos artistas da missão francesa.

  • E.

    A vinda de importantes escultores portugueses e o grande investimento da igreja e do governo português.

Na passagem do século XVIII para o XIX, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro, manifestaram-se nos retábulos de altar, na pintura e na escultura, as primeiras influências de uma tendência vinda da Europa. A vinda da família real portuguesa e do cenógrafo Manuel da Costa e de José da Costa e Silva consolidou no Brasil, o novo estilo chamado:

  • A.

    Barroco.

  • B.

    Neoclassicismo.

  • C.

    Realismo.

  • D.

    Rococó.

  • E.

    Romantismo.

A história da arte no Brasil é fundamental para a formação de nossa identidade cultural. Nessa história, um elemento social foi importante para a solidificação dos saberes artísticos e para o ensino das artes visuais pintura, desenho, escultura, instalação, performance, fotografia e cinema), tendo colocado o Brasil no roteiro das grandes ações mundiais em artes visuais. Trata-se do (da)

  • A. Salão Arte Pará.
  • B. Bienal de São Paulo.
  • C. Salão Pequenos Formatos.
  • D. abertura de galerias de arte.

Roque de Barros Laraia, em seu livro Cultura: um conceito antropológico 2006), define cultura como um sistema dinâmico que, no amplo sentido etnográfico, inclui conhecimentos, crenças, arte, moral e leis, costumes e quaisquer outros hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Nesse universo, o artesanato tem deixado de ser algo apenas utilitário para receber também a qualificação de objeto artístico, dada a qualidade de sua execução. Enquadra m)-se nessa definição o as)

  • A. papel artesanal.
  • B. quadrilhas juninas.
  • C. teatro e a musica folclórica paraense.
  • D. artesanato em cerâmica marajoara e tapajônica.

São características do Modernismo brasileiro:

  • A. a absorção de tendências internacionais, o diálogo com a cultura popular e a valorização de uma identidade nacional.
  • B. a absorção de tendências internacionais, a ampla inserção dos artistas brasileiros no mercado internacional e o pioneirismo na América Latina.
  • C. o pioneirismo na América Latina, o desconhecimento das tendências internacionais e o apreço exclusivo pela cultura erudita.
  • D. o diálogo com a cultura popular, a valorização do barroco mineiro e a ampla inserção dos artistas brasileiros no mercado internacional.
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