Questões sobre História da Arte no Brasil

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Com relação à arte rupestre brasileira, assinale a opção correta.

  • A.

    A arte rupestre no Brasil caracteriza-se, principalmente, por figuras com motivos geométricos.

  • B.

    Em muitos sítios arqueológicos brasileiros, além da pintura, encontra-se outro tipo de arte rupestre, denominado gravura.

  • C.

    As pinturas rupestres são encontradas exclusivamente em cavernas.

  • D.

    O único local no Brasil onde se encontram exemplos de arte rupestre é São Raimundo Nonato – PI.

Quanto à arte plumária indígena e à pintura corporal dos índios brasileiros, assinale a opção correta.

  • A.

    Em seus adereços, os índios utilizavam penas e pigmentos vegetais como matéria-prima, além de contas, fibras e conchas.

  • B.

    A arte indígena, em todas as suas manifestações, era muito pobre, com pouca diversidade de recursos e matérias-primas.

  • C.

    A pintura corporal, uma forma de expressão artística, era utilizada apenas durante as festas.

  • D.

    A arte dos índios brasileiros era pouco expressiva.

No que concerne à Semana de Arte Moderna, também conhecida como a Semana de 1922, em que se destacaram novos artistas plásticos que valorizaram a cultura brasileira, assinale a opção correta.

  • A.

    No processo de modernização das artes, cujo marco inaugural foi a Semana de 1922, a única forma de expressão apresentada foram as artes plásticas.

  • B.

    Esse evento, que representou a busca do novo e de uma expressão genuinamente nacional, foi uma provocação à arte acadêmica.

  • C.

    A partir da Semana de 1922, a nova proposta de arte brasileira era a de que os artistas deveriam ter como ponto de partida as raízes nacionais e européias.

  • D.

    No evento, foram apresentadas apenas exposições de artistas plásticos conhecidos naquela época, como Tarsila do Amaral.

No que se refere às lendas folclóricas piauienses, assinale a opção correta.

  • A.

    A lenda do Pé de Garrafa refere-se a uma mulher que habita as matas de Teresina e que, segundo os caçadores vaga por essas matas de madrugada, sendo possível ouvirem-se apenas os seus gritos.

  • B.

    A lenda do Cabeça-de-cuia, uma das de maior expressão da cultura piauiense, trata da história de um pescador que morava na antiga vila do Poty com sua mãe viúva.

  • C.

    Segundo a lenda, o Curupira era um animal que aparecia altas horas da noite, nos bairros mais afastados do centro de Teresina.

  • D.

    A lenda do Barba Ruiva, muito conhecida em todo Brasil, trata de uma criatura que anda pelas matas. No Piauí, principalmente nos municípios do sul do estado, crê-se que quem conseguir capturar essa criatura passará a contar com a sorte em todos os sentidos.

Com relação à arte barroca no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Os ex-votos eram obras feitas por fiéis para serem vendidas ao portugueses.

  • B.

    O Barroco, em qualquer região do Brasil, apresenta-se da mesma forma, com as mesmas características.

  • C.

    A escultura barroca no Brasil é representada apenas por escultores brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro.

  • D.

    O Barroco brasileiro é profundamente ligado à religião católica e está presente, até hoje, em inúmeras igrejas.

Em 2003, foi realizada no Museu de Arte de Belém (MABE) a mostra Tesouros da Caixa, que reuniu uma parte do acervo da Caixa Econômica Federal. A exposição contou com obras dos grandes mestres das artes plásticas no Brasil. Acerca dessas obras, julgue os próximos itens.

I Um dos principais quadros pintados por Djanira, Abaporu (o homem que come), é um exemplo do movimento antropocêntrico na pintura.

II Sensualidade, erotismo, mulheres e festas populares são temas freqüentes na obra de Di Cavalcante.

III A luminosidade da paisagem brasileira é um dos marcos da obra pictórica de Oswald de Andrade.

IV A inclinação muralista de Cândido Portinari revela-se nos painéis executados para órgãos públicos e privados, entre eles os afrescos do Ministério da Educação e Saúde na antiga capital Federal Rio de Janeiro.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

As produções artísticas traduzem o grau de desenvolvimento e de poder econômico de determinado povo ou lugar. Segundo Graça Proença (1994), duas modalidades diferentes caracterizam o barroco brasileiro, conforme as condições econômicas que o tornaram mais rico ou mais pobre.  Observando a escultura do barroco paulista "Nossa Senhora com Menino Jesus", do séc. XVIII, pode-se inferir a condição econômica de São Paulo naquele período, a partir de características presentes nesta obra, que são a:

  • A.

    marca do artista acadêmico: o requinte nos detalhes.

  • B.

    marca do artista popular: a simplicidade e a ingenuidade.

  • C.

    complexidade do artista naïf: a técnica elaborada.

  • D.

    erudição do artista acadêmico: a técnica e a suntuosidade.

  • E.

    erudição do artista popular: a técnica e a improvisação.

A obra mais conhecida de Pedro Américo é "O Grito do Ipiranga", atualmente no Museu Paulista. Graça Proença, em seu livro "História da Arte"(1994), faz a seguinte leitura: "Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a Independência do Brasil. Atrás dele estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil." Conforme a autora, a que estilo pertence esta obra?

  • A.

    Barroco.

  • B.

    Realismo.

  • C.

    Impressionismo.

  • D.

    Neoclássico.

  • E.

    Rococó.

A Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, foi desencadeada, principalmente, pelo artigo escrito por Monteiro Lobato intitulado "Paranóia ou mistificação?". Nesse texto ele repudia a exposição da artista plástica Anita Malfatti, dizendo haver "...duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em conseqüência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. [...] A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva". Em resposta a esse texto, de que forma revidaram os artistas, chocados pela agressão?

  • A.

    Escreveram um artigo em resposta a Monteiro Lobato para acabar com toda a polêmica.

  • B.

    Publicaram anúncios igualando o conservadorismo da arte acadêmica à ousadia do modernismo.

  • C.

    Realizaram espetáculos, exposições e palestras, para promover a libertação em relação à estética européia.

  • D.

    Convocaram o público para fazer passeatas e manifestações em repúdio à obra de Anita Malfatti.

  • E.

    Conclamaram a união entre a arte acadêmica e moderna através de exposições e espetáculos.

Em seu estudo sobre a arte brasileira do período colonial, Benedito Lima de Toledo assinala fases bem distintas que a arte teria apresentado durante essa etapa histórica de nossa formação cultural. Apoiado na opinião de vários outros historiadores, ele afirma que:

  • A.

    a primeira etapa ocorre durante o século XVI; a segunda dura os dois séculos subseqüentes e é conhecida como "fase do ouro"; a terceira é bastante curta e resiste apenas durante o início do XIX

  • B.

    a 1ª etapa vai até o ano de 1640; a 2ª, conhecida como "monumental", estende-se até a mudança da sede da colônia para o Rio de Janeiro, em 1763; a 3ª se encerra com a Independência

  • C.

    a 1ª etapa é pequena e termina logo no início do século XVII, quando o Barroco passa a ser utilizado na Europa; a segunda etapa inicia-se com o surgimento do Rococó na França; a 3ª marca os anos de decadência do regime colonial e é chamada de "fase revolucionária";

  • D.

    A 1ª etapa aparece no século XVII e se estende até a descoberta do ouro, em Minas Gerais; a 2ª vai daí até a época da Inconfidência Mineira; a 3ª se caracteriza pelo declínio das práticas coloniais e pelo surgimento da influência francesa no Brasil

  • E.

    A arte colonial, por ter apresentado apenas um estilo, o Barroco, não pode ser dividida em fases

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