Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - História da Arte no Brasil - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Contrariando os críticos da arte brasileira do século XIX, que reafirmam a produção tão-somente da chamada "arte acadêmica", historiadores mais recentes têm demonstrado que o período foi, na verdade, bastante rico de tendências e de expressões culturais. Podemos dizer que os seguintes estilos ocorrem naquela fase histórica, em ordem de seu surgimento:
Barroco, Neoclassicismo e Expressionista
Românico, Maneirista e Neoclassicismo
Neoclassicismo, Romantismo e Realismo
Barroco, Romantismo e Neoclassicismo
Romantismo, Neoclassicismo, Realismo
Artes - História da Arte no Brasil - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Sérgio Milliet refere-se a José Ferraz de Almeida Júnior, pintor de origem paulista, como um artista:
de importância duvidosa, já que reproduziu modelos artísticos europeus com pouca inventividade
polêmico, por ter seadiantado demais em seu tempo, fazendo uma pintura que se aproximava do fauvismo francês
conservador, representando a temática da pintura histórica e mitológica bem ao gosto da tradição acadêmica
marco divisório da pintura nacional, já que, através dele, afirmamos a nossa liberdade artística, por ter-se inspirado em temas genuinamente nacionais
obtuso e de mau gosto, por ter abordado temas incompatíveis com a época artística em que viveu.
A arte e a literatura brasileira caracterizam-se, entre outros aspectos, por
baixa criatividade e tradição de esvaziamento teórico.
mera adaptação da arte e da cultura importada.
modesta capacidade em fundir o erudito e o popular.
ter no teatro e na adaptação da boa literatura para o gênero da ópera suas mais importantes manifestações nacionais.
uma evolução gradual de formas mais européias para a construção de uma simbiose entre o nacional e as influências mundiais.
O cinema brasileiro tem altos e baixos em sua história. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Desde os tempos da Companhia Vera Cruz, o cinema nacional é hegemônico nas salas de projeção do país.
O patrocínio estatal é o único meio para desenvolver o cinema brasileiro.
Um cinema cívico, patrocinado pelo governo, e obediente aos cânones conservadores, é o melhor caminho para a formação da cidadania no país.
Experiências de festivais de cinema como os de Brasília e de Gramado vêm servindo para demonstrar que nova safra de diretores brasileiros está propondo novas formas de criação no cinema nacional.
O cinema nacional atual está em baixa diante de filmes apelativos e sem fundamento estético centrado nos problemas nacionais.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O movimento antropofágico, que propunha a deglutição da cultura européia, transformando-a em algo bem brasileiro, foi liderado por Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, em 1928. A obra de Tarsila do Amaral, que deu início a essa fase, junto com o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, foi:
A Cuca.
A Abapuru.
O Ovo.
Religião Brasileira.
Antropofagia.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
São nomes de obras de Anita Malfatti:
O homem Amarelo, O Japonês e A Bailarina.
O auto retrato com sete dedos, A lua e Operários.
O carnaval de arlequim, A persistência da memória e A traição das imagens.
Dora Rainha do Frevo e Ventania.
A Lua, O Barco, Os Doze Profetas.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Relacionando-se os elementos de composição do Bumba-Meu-Boi, em seus diferentes estilos, com o processo e dinâmica da formação histórica do Maranhão, pode-se afirmar:
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Qual obra do Aleijadinho, considerado o último escultor do estilo barroco mundial, encontra-se na relação abaixo?
A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais, cuja construção teve início em 1766, é um marco da arquitetura característica do período conhecido como:
Modernismo Mineiro;
Nova Arquitetura Mineira;
Classicismo Mineiro;
Barroco Mineiro;
Renascença Mineira.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Eira e Beira são termos técnicos atribuídos à tipologia de beirais de telhados que representam o perfeito acabamento arquitetural de qual estilo?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...