Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O projeto arquitetônico e o risco da portada da Igreja de São Francisco de Assis, retratada nas figuras acima, são obra de um dos maiores artistas brasileiros, conhecido como:
Mestre Manuel Inácio da Costa;
Mestre Ataíde;
Aleijadinho;
Francisco Chagas, "O Cabra";
Mestre Valentim.
Ao dar uma aula acerca do grupo de artistas estrangeiros que veio para o Brasil em 1816, a chamado de D. João VI, e que deu grande impulso à produção de nossas artes, o professor fala sobre a:
Missão Artística Francesa;
Missão Artística Portuguesa;
Semana de Arte Moderna;
Missão Artística Espanhola;
Companhia de Jesus.
Heitor Villa-Lobos participou, apresentando composições musicais de sua autoria, de um movimento que se tornou um dos marcos da história da arte brasileira, a Semana de Arte Moderna, em 1922. Entre os artistas citados a seguir, o que NÃO participou da referida Semana foi:
Candido Portinari;
Anita Malfatti;
Mário de Andrade;
Di Cavalcanti;
Oswald de Andrade.
A pintura de Candido Portinari caracteriza-se por:
utilizar-se unicamente de temas religiosos;
ser exclusivamente abstrata, com influências cubistas, surrealistas e dos muralistas mexicanos;
aproximar-se do cubismo, do surrealismo e dos muralistas mexicanos, sem distanciar-se totalmente do figurativismo;
utilizar-se unicamente de temas abstratos, sem nenhuma ligação com o cotidiano do povo brasileiro;
utilizar-se unicamente de temas figurativistas, sem nenhuma ligação com o cotidiano do povo brasileiro.
Quando analisamos obras de arte devemos sempre lembrar que elas participam ativamente das ambiências e manifestações estéticas de nossa vida quotidiana, tanto direta, quanto indiretamente. Nesse sentido, ao longo dos estudos escolares, não devemos esquecer dos componentes que se inter-relacionam no processo artístico, para que possamos entender e refletir convenientemente sobre o fazer artístico: os autores/artistas, os produtos artísticos/obras de arte. Nesse processo, o papel do público/audiência/espectadores:
não faz a menor diferença no processo;
contribui apenas para a manutenção do artista, sem nenhuma influência sobre a obra ou sua percepção/apreciação;
não é relevante, apesar de seus diferentes modos e níveis de saber admirar, gostar, apreciar e julgar, culturalmente aprendidos.
contribui apenas para a manutenção do artista, influenciando sua obra.
é ativamente participativo, por meio de seus diferentes modos e níveis de saber, admirar, gostar, apreciar e julgar.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Marque a alternativa que aponta um tipo de alimento muito utilizado pelo povo brasileiro e que é sem dúvida um legado da cultura indígena:
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Uma das grandes contribuições da cultura indígena para nossa sociedade atual é: ____________________ Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto acima.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O construtor de Brasília, a cidade projetada como a de arquitetura mais arrojada do mundo moderno, foi:
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O autor da Pequena dançarina de 14 anos é o escultor
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A praça Maria Aragão, localizada na cidade de São Luís, é um espaço construído a partir de um projeto arquitetônico do ilustre Oscar Niemeyer, reconhecido nacional e internacionalmente. Assinale a característica que marca suas obras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...