Questões de Artes da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O comando do AutoCAD que habilita a seleção automática de pontos com precisão geométrica de objetos já desenhados é o

  • A. OFFSET
  • B. OSNAP
  • C. REGEN
  • D. FILLET
  • E. TRIM

No AutoCAD, o comando XLINE - ou LINHAINF -, nas versões em português, serve para criar uma linha

  • A. sempre paralela ao eixo x, usando coordenadas relativas.
  • B. sempre paralela ao eixo x, usando coordenadas absolutas.
  • C. sempre paralela ao eixo x e de comprimento definido pelo usuário.
  • D. em qualquer direção e de comprimento definido pelo usuário.
  • E. em qualquer direção e de comprimento infinito.

Para um bom desenho realista a grafite, o sombreamento na representação do tom da pele, é parte fundamental. É o jogo de luz e sombra que dá a noção de profundidade e de volume ao desenho, criando uma ilusão de tridimensionalidade. Os instrumentos para se produzir um bom desenho a grafite em meios-tons são

  • A.

    carvão para as sombras e lápis de gradação clara - um HB - para as linhas mais definidas

  • B.

    carvão para as sombras e lápis de ponta dura - um HB - para produção de hachuras

  • C.

    esfuminho para as sombras e lápis de gradação clara - um 3B - para o grafite

  • D.

    esfuminho para as sombras e lápis macio - um 6B - para o grafite

  • E.

    grafite mais macio - um 6B - e lápis de gradação clara - um 3B - para as sombras definidas

  • A.

    alto-relevo

  • B.

    baixo-relevo

  • C.

    relevo escavado

  • D.

    inscultura

  • E.

    vulto pleno

O princípio da luz espacial baseia-se no fato de o olho ser fototrópico, ou seja, buscar o foco sempre nas áreas mais iluminadas. Assim, numa ilustração realista, a tendência é

  • A.

    a vista buscar sempre o valor mais brilhante e considerá- lo como o primeiro plano.

  • B.

    a vista circundar o espaço pictórico em busca das áreas mais claras.

  • C.

    a vista estabelecer valores por áreas, hierarquizando-os do mais claro para o mais escuro.

  • D.

    as áreas escuras sempre serem consideradas como elementos muito afastados.

  • E.

    as áreas de valor intermediário serem consideradas como um cenário difuso.

Até meados do século XIX, o conceito de Barroco era aplicado a fenômenos, de acordo com a estética classicista, considerados extravagantes, confusos, bizarros, irregulares e inconstantes. Atualmente, porém, sabe-se que

  • A.

    o Barroco foi a reordenação mais importante da História da Arte.

  • B. o Barroco foi um fenômeno dependente de movimentos anteriores, cujos elementos estão interligados.
  • C.

    o Barroco foi um fenômeno completo, autossuficiente, cujos elementos estão todos interligados e interdependentes.

  • D.

    a concepção do Barroco é estática e obedece a rígido planejamento.

  • E.

    a concepção artística do Barroco é cinemática, e a aparente ausência de clareza está relacionada à qualidade da improvisação.

Em 1907, Pablo Picasso finalizou a obra com a qual romperia com os cânones da pintura, que tem o título de

  • A.

    La Vie

  • B.

    La Muse

  • C.

    Le Pigeon aux Petit Pois

  • D.

    Les Demoiselles D’Avignon

  • E.

    Guernica

O Impressionismo é considerado uma arte urbana porque vê o mundo pelos olhos do cidadão e reage às impressões externas com os nervos tensos do moderno homem técnico.

A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - A tecnologia moderna introduz um senso de urgência e dinamismo em todas as atitudes, e o Impressionismo busca traduzir isso em cores e formas.

II - O Impressionismo reflete o ritmo nervoso, a mutabilidade e a efemeridade da nova vida nas capitais da Europa.

III - A Revolução Industrial influenciou o olhar do cidadão, fazendo-o renegar o Realismo em prol do Impressionismo, um estilo mais adequado à expressão de suas novas percepções.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O movimento Arts and Crafts, surgido na segunda metade do século XIX, revolucionou a maneira de se produzir diversos artefatos na Europa, enfatizando a importância do trabalho dos artesãos inseridos no processo industrial. Dois dos destaques desse movimento foram a atenção dedicada ao desenvolvimento de famílias tipográficas e a produção de livros, sendo que uma casa editorial destacou- se e exerceu influência sobre todas as demais. O fundador dessa empresa pioneira, o nome da casa editorial e seu país de origem são, respectivamente,

  • A.

    Elbert Hubbard, Roycroft Press, EUA

  • B.

    John Horby, Ashendene Press, Inglaterra

  • C.

    Lucien Pissarro, Eragny Press, Inglaterra

  • D.

    William Morris, Kelmscott Press, Inglaterra

  • E.

    T. J. Cobden-Sanderson, Doves Press, Inglaterra

As catedrais góticas representaram o auge do desenvolvimento artístico na Idade Média chegando a superar a arquitetura clássica em termos de ousadia tecnológica. Os desenvolvimentos arquitetônicos que permitiram a construção das catedrais góticas foram

  • A.

    a treliça das paredes e as naves mais altas

  • B.

    a abóboda com traves e suportes externos

  • C.

    a abóboda com traves e a treliça das paredes

  • D.

    as naves mais altas e a abóboda com traves

  • E.

    os suportes externos, chamados contrafortes, e as naves mais altas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...