Lista completa de Questões de Artes da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O comando do AutoCAD que habilita a seleção automática de pontos com precisão geométrica de objetos já desenhados é o
No AutoCAD, o comando XLINE - ou LINHAINF -, nas versões em português, serve para criar uma linha
Para um bom desenho realista a grafite, o sombreamento na representação do tom da pele, é parte fundamental. É o jogo de luz e sombra que dá a noção de profundidade e de volume ao desenho, criando uma ilusão de tridimensionalidade. Os instrumentos para se produzir um bom desenho a grafite em meios-tons são
carvão para as sombras e lápis de gradação clara - um HB - para as linhas mais definidas
carvão para as sombras e lápis de ponta dura - um HB - para produção de hachuras
esfuminho para as sombras e lápis de gradação clara - um 3B - para o grafite
esfuminho para as sombras e lápis macio - um 6B - para o grafite
grafite mais macio - um 6B - e lápis de gradação clara - um 3B - para as sombras definidas
alto-relevo
baixo-relevo
relevo escavado
inscultura
vulto pleno
O princípio da luz espacial baseia-se no fato de o olho ser fototrópico, ou seja, buscar o foco sempre nas áreas mais iluminadas. Assim, numa ilustração realista, a tendência é
a vista buscar sempre o valor mais brilhante e considerá- lo como o primeiro plano.
a vista circundar o espaço pictórico em busca das áreas mais claras.
a vista estabelecer valores por áreas, hierarquizando-os do mais claro para o mais escuro.
as áreas escuras sempre serem consideradas como elementos muito afastados.
as áreas de valor intermediário serem consideradas como um cenário difuso.
Até meados do século XIX, o conceito de Barroco era aplicado a fenômenos, de acordo com a estética classicista, considerados extravagantes, confusos, bizarros, irregulares e inconstantes. Atualmente, porém, sabe-se que
o Barroco foi a reordenação mais importante da História da Arte.
o Barroco foi um fenômeno completo, autossuficiente, cujos elementos estão todos interligados e interdependentes.
a concepção do Barroco é estática e obedece a rígido planejamento.
a concepção artística do Barroco é cinemática, e a aparente ausência de clareza está relacionada à qualidade da improvisação.
Em 1907, Pablo Picasso finalizou a obra com a qual romperia com os cânones da pintura, que tem o título de
La Vie
La Muse
Le Pigeon aux Petit Pois
Les Demoiselles DAvignon
Guernica
O Impressionismo é considerado uma arte urbana porque vê o mundo pelos olhos do cidadão e reage às impressões externas com os nervos tensos do moderno homem técnico.
A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I - A tecnologia moderna introduz um senso de urgência e dinamismo em todas as atitudes, e o Impressionismo busca traduzir isso em cores e formas.
II - O Impressionismo reflete o ritmo nervoso, a mutabilidade e a efemeridade da nova vida nas capitais da Europa.
III - A Revolução Industrial influenciou o olhar do cidadão, fazendo-o renegar o Realismo em prol do Impressionismo, um estilo mais adequado à expressão de suas novas percepções.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O movimento Arts and Crafts, surgido na segunda metade do século XIX, revolucionou a maneira de se produzir diversos artefatos na Europa, enfatizando a importância do trabalho dos artesãos inseridos no processo industrial. Dois dos destaques desse movimento foram a atenção dedicada ao desenvolvimento de famílias tipográficas e a produção de livros, sendo que uma casa editorial destacou- se e exerceu influência sobre todas as demais. O fundador dessa empresa pioneira, o nome da casa editorial e seu país de origem são, respectivamente,
Elbert Hubbard, Roycroft Press, EUA
John Horby, Ashendene Press, Inglaterra
Lucien Pissarro, Eragny Press, Inglaterra
William Morris, Kelmscott Press, Inglaterra
T. J. Cobden-Sanderson, Doves Press, Inglaterra
As catedrais góticas representaram o auge do desenvolvimento artístico na Idade Média chegando a superar a arquitetura clássica em termos de ousadia tecnológica. Os desenvolvimentos arquitetônicos que permitiram a construção das catedrais góticas foram
a treliça das paredes e as naves mais altas
a abóboda com traves e suportes externos
a abóboda com traves e a treliça das paredes
as naves mais altas e a abóboda com traves
os suportes externos, chamados contrafortes, e as naves mais altas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...