Questões de Artes da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considerando o Autocad 2000, analise as afirmativas a seguir.

I - Um bloco só pode ser considerado um objeto independente, se for composto por três ou mais objetos individuais.

II - Ponto base é o ponto usado para inserir um bloco e ele é sempre o ponto central do bloco em questão.

III - O comando XPLODE é uma versão do comando EXPLODE que permite controlar a camada final, cor e tipo de linha dos objetos.

É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

O terreno acima esquematizado será nivelado na cota - 5,00m. O volume de corte, em m³, será, aproximadamente,

  • A.

    200

  • B.

    300

  • C.

    1.500

  • D.

    3.000

  • E.

    6.000

Considere as afirmativas abaixo sobre perspectivas.

I - Isométrica, dimétrica e trimétrica são as subdivisões da perspectiva axonométrica.

II - Na perspectiva isométrica exata, as linhas isométricas sofrem uma redução de 81/100 do comprimento real.

III - Na perspectiva oblíqua, o observador deve selecionar criteriosamente o ponto de vista e o plano do horizonte.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Observe a planta abaixo esquematizada.

O desenho que esquematiza o corte 1 é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As produções artísticas traduzem o grau de desenvolvimento e de poder econômico de determinado povo ou lugar. Segundo Graça Proença (1994), duas modalidades diferentes caracterizam o barroco brasileiro, conforme as condições econômicas que o tornaram mais rico ou mais pobre.  Observando a escultura do barroco paulista "Nossa Senhora com Menino Jesus", do séc. XVIII, pode-se inferir a condição econômica de São Paulo naquele período, a partir de características presentes nesta obra, que são a:

  • A.

    marca do artista acadêmico: o requinte nos detalhes.

  • B.

    marca do artista popular: a simplicidade e a ingenuidade.

  • C.

    complexidade do artista naïf: a técnica elaborada.

  • D.

    erudição do artista acadêmico: a técnica e a suntuosidade.

  • E.

    erudição do artista popular: a técnica e a improvisação.

A obra mais conhecida de Pedro Américo é "O Grito do Ipiranga", atualmente no Museu Paulista. Graça Proença, em seu livro "História da Arte"(1994), faz a seguinte leitura: "Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a Independência do Brasil. Atrás dele estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil." Conforme a autora, a que estilo pertence esta obra?

  • A.

    Barroco.

  • B.

    Realismo.

  • C.

    Impressionismo.

  • D.

    Neoclássico.

  • E.

    Rococó.

A Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, foi desencadeada, principalmente, pelo artigo escrito por Monteiro Lobato intitulado "Paranóia ou mistificação?". Nesse texto ele repudia a exposição da artista plástica Anita Malfatti, dizendo haver "...duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em conseqüência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. [...] A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva". Em resposta a esse texto, de que forma revidaram os artistas, chocados pela agressão?

  • A.

    Escreveram um artigo em resposta a Monteiro Lobato para acabar com toda a polêmica.

  • B.

    Publicaram anúncios igualando o conservadorismo da arte acadêmica à ousadia do modernismo.

  • C.

    Realizaram espetáculos, exposições e palestras, para promover a libertação em relação à estética européia.

  • D.

    Convocaram o público para fazer passeatas e manifestações em repúdio à obra de Anita Malfatti.

  • E.

    Conclamaram a união entre a arte acadêmica e moderna através de exposições e espetáculos.

A imagem abaixo é referência para responder às questões de nos 21 e 22.

Litografia é o método de impressão a partir de uma imagem, podendo ser desenhada com a ajuda de linhas sobre uma superfície plana, em geral um calcário especial, conhecido como pedra litográfica. Ainda apreciando e fazendo uma leitura da litogravura "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munch, percebe-se que ele usou o elemento visual linha para:

  • A.

    distrair a atenção do espectador diante do grito.

  • B.

    conduzir o olhar do observador para a cabeça que grita.

  • C.

    dar a impressão de que a figura vai cair de cima da ponte.

  • D.

    valorizar mais o céu e a água do que o homem gritando.

  • E.

    minimizar o instante do grito, destacando a paisagem.

Em 1970, a diretora, coreógrafa e dançarina brasileira Lia Robalto criou diversas coreografias em espaços alternativos, ou seja, lugares que não fossem um palco tradicional, com o objetivo de estimular na platéia reações ou atitudes diferentes como contestação, celebração ou brincadeira. Essa dança foi chamada de:

  • A.

    espacial.

  • B.

    pública.

  • C.

    original.

  • D.

    popular.

  • E.

    ambiental

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

  • A.

    repetição.

  • B.

    improvisação.

  • C.

    observação.

  • D.

    imitação.

  • E.

    reprodução.

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