Questões de Artes da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Durante a Primeira Guerra Mundial, o movimento suprematista russo e o holandês De Stijl estavam aparentemente isolados um do outro, embora ambos impelissem o Cubismo para uma arte geométrica pura. Após a guerra, suas ideias foram adaptadas por artistas em outros países, como a antiga Tchecoslováquia, a Hungria e a Polônia.

A busca por uma arte de Relações Visuais foi uma influência importante ao longo do século XX e, por isso, uma das orientações dominantes no Design Gráfico foi o(a)

  • A.

    uso da construção geométrica em projetos de indumentária

  • B.

    uso da construção geométrica na organização da página impressa

  • C.

    uso da linha, da forma e das cores complementares para criação de relações puras

  • D.

    unificação entre valores sociais, tecnologia e função

  • E.

    unificação entre valores sociais, artesanato e produção industrial

O Romantismo na França foi um movimento que coincidiu com a revolta burguesa e popular contra uma volta do poder aristocrático e dos privilégios de casta após a queda de Napoleão. Como tal, reconstrói a concepção da história, dando ênfase ao moderno em detrimento do antigo, assim, a inteligência, a cultura e a arte sobrepõem-se ao sangue como legitimação do poder. Baudelaire, importante poeta e teórico da arte francesa, classifica o Romantismo como

  • A.

    “a bela alma da burguesia”

  • B.

    “a expressão mais recente e atual do belo”

  • C.

    “o signo de uma arte superior”

  • D.

    “o transitório, o fugaz, o contingente”

  • E.

    “uma concepção conforme a moral do século”

Em 1820, o filósofo, poeta e teatrólogo Wolfgang Goethe, um dos maiores críticos de arte da história, ousou questionar a teoria das cores do físico Isaac Newton.

Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - É um efeito que, embora dependente da luz, não seria a própria luz.

II - O branco, por ser uma cor mais clara que todas as outras, não poderia ser formada pelo somatório delas, contrariando assim a Síntese Aditiva.

III - Existem três tipos de cores: um resultado da ação visual, um fenômeno derivado de meios incolores e como parte integrante dos objetos visualizados.

Está de acordo com Goethe o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O magenta é uma cor-pigmento primária e uma cor-luz secundária. Pela síntese aditiva, o magenta é o subproduto da decomposição da luz branca através do filtro verde. Nessa perspectiva, o magenta é isento de

  • A.

    cyan e ocre.

  • B.

    azul e marrom.

  • C.

    laranja e amarelo.

  • D.

    vermelho e cyan.

  • E.

    amarelo e azul.

Observe a reprodução.

Em uma aula de História da Arte, o professor fazia projeções de algumas pinturas renascentistas. Em determinado momento, foi projetada a tela, Ecce homo, de Ticiano, reproduzida acima. Imediatamente, uma aluna não se conteve e exclamou: - "Que beleza!". Ao terminar a aula, o professor lhe perguntou sobre o que a motivou a encontrar beleza em uma representação de sofrimento e humilhação, ao que ela respondeu: - "Ah, depois é que vi que era isso".

Dessa situação, deduz-se que a aluna fora tocada pelo poder da(o)

  • A.

    expressão da forma com que o artista conferiu, instintiva ou intuitivamente, às linhas e às cores um ritmo intrínseco, e não a simples destreza ou correção de desenhar.

  • B.

    magia da plasticidade da obra, que nada mais é do que o conteúdo dotado de um naturalismo onde se inserem os elementos históricos e sociais de um fato notório.

  • C.

    vivacidade da composição, na qual os elementos pisicológicos são amenizados pelo impacto das modulações tonais, implícitas tanto na forma quanto no conteúdo de qualquer obra de arte.

  • D.

    realismo da ilustração que, pelo alto grau de complexidade de alguns elementos anedóticos, amenizou o sentimento de repulsa pelo sofrimento da figura do Cristo.

  • E.

    contexto do conteúdo da obra, que representa exatamente a descrição do Cristo flagelado e sofrido, pois pressupõe-se que o desenho e as cores são bastante realistas.

Observe a reprodução.

A imagem acima é uma típica pintura barroca, representativa de um estilo artístico descrito resumidamente como aquele que se

  • A.

    caracterizou pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos na composição, resultante da observação direta da natureza e pela representação do espaço e do volume.

  • B.

    deixou influenciar por sobrecarregada expressão de sentimentos religiosos que deformaram as imagens visuais, desconhecendo a perspectiva, mas se distinguindo pela vivacidade do colorido.

  • C.

    notabilizou pelo dinamismo e movimentação das formas, pelos intensos efeitos expressivos, ora dramáticos e patéticos, ora suntuosos, grandiloquentes e cenográficos.

  • D.

    fundamentou, primordialmente, na habilidade técnica do artista ao desenhar e colorir com brilhantismo e virtuosismo técnico, mas sem o poder de comunicar emoções, pois buscava idealizar a natureza, o homem e a vida.

  • E.

    afirmou por ser um estilo eclético, no qual a linha ou o desenho predominava sobre a cor, significando a primazia das faculdades intelectuais sobre as emocionais, da razão sobre o sentimento.

Na história da Arte, os movimentos artísticos se sucedem, espelhando os contextos sociais nos quais se inserem. O Futurismo, movimento artístico do início do século XX, teve como marco inicial um manifesto assinado pelo escritor italiano Marinetti e, posteriormente, ratificado por outros artistas. O Futurismo tinha como principal concepção estética a

  • A.

    postura iconoclasta de louvar o passado como único meio possível de se alcançar um futuro esteticamente pós-moderno e condizente com o novo século que se iniciava.

  • B.

    ânsia de expressar o realismo visual da vertiginosa vida moderna para reafirmar a sensação de imobilidade dinâmica nas artes plásticas.

  • C.

    definição da semelhança física e das intenções psicológicas do realismo figurativo, através das linhas de força e do abstracionismo universal.

  • D.

    exaltação da velocidade e da força como meio de negar o passado e glorificar o porvir, em uma transformação incessante e indefinida.

  • E.

    complementação do cubismo, unindo a explosão visual do objeto ao sentido sinético da forma em velocidade.

Sobre a forma estilística denominada Rococó, considere as afirmações a seguir.

I - Sua denominação é proveniente da corruptela da palavra francesa rocaille, concha, um dos seus constantes e característicos elementos decorativos.

II - Notabilizou-se pelo movimento das formas, através de contrastes de sombra e luz, ora dramático, ora patético, ora suntuoso e cenográfico.

III - Evoluiu da arte barroca.

IV - Expressava os sentimentos aristocráticos de galanteria, fantasia decorativa e requintado erotismo.

V - Foi inspirada na antiguidade grega cuja regularidade das formas serviu de caminho para o desenvolvimento da arte romântica.

Estão corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Nessa perspectiva, a Bauhaus

  • A.

    priorizou o ensino da arte concreta aplicada, que fundiria o processo artesanal com o conceito de concretismo, movimento artístico do início dos anos de 1920.

  • B.

    enfatizou o trabalho manual nas oficinas com a finalidade de familiarizar o aluno com materiais e processos de fabricação, por meio de uma experiência concreta, rompendo com a "contatofobia".

  • C.

    preteriu o artesanato em função de novos materiais usados no processo industrial, inovando o design mediante incentivo na formação de professores, artistas e técnicos.

  • D.

    determinou que os integrantes da escola deveriam se ocupar menos em aprender desenho técnico, matemática e física e se dedicar mais ao desenho artístico, à prática artesanal e à pesquisa de novas formas e materiais.

  • E.

    estabeleceu o conteúdo básico do curso, que consistia em projetos estético-formais, excluindo deliberadamente a primazia do treinamento da sensibilidade na exploração das leis geradoras da forma.

Dois projetistas de valores conversavam sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para o desenvolvimento das artes no Brasil. Um dos profissionais afirmou que aquela semana foi um marco para a modernidade da pintura no país, pois rompeu com a tradição acadêmica e estimulou artistas tímidos e hesitantes. Foi um verdadeiro festival dadaísta que chocou o conservadorismo burguês. O outro projetista aquiesceu, complementando enfaticamente que, naquele acontecimento cultural, os seus idealizadores, na verdade, pretendiam

  • A.

    desprezar a arte europeia, principalmente as tendências que consideravam anacrônicas, como o cezanismo e o cubismo.

  • B.

    criar formas que pudessem ser consideradas brasileiras, em um surto de nacionalismo, resultado do desenvolvimento industrial do país.

  • C.

    enaltecer novos artistas, principalmente os proscritos como Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor moderno brasileiro por criar uma literatura infantil.

  • D.

    suplantar esteticamente dois outros eventos culturais que já tinham acontecido, o Pau Brasil e o Antropofágico, que não geraram nenhuma repercussão pública.

  • E.

    obliterar o interesse pelas artes indígenas e populares que o academismo tanto exultava em telas de Visconti, como "O bom índio" e "Luar sobre a favela".

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