Lista completa de Questões de Artes da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil. As vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época, pois se encaixava no contexto da República Velha controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite.
Dentre alguns nomes desse novo conceito estético e suas respectivas formas de atuação, destacam-se
Di Cavalcanti, pintor considerado o primeiro artista genuinamente abstrato do Brasil e Tarsila do Amaral, empresária que alugou o Teatro Municipal de São Paulo para a realização da Semana de Arte Moderna.
Cândido Portinari, pintor responsável pela cenografia do Teatro Municipal de São Paulo na apresentação da Semana de Arte Moderna e Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro considerado um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XX.
Monteiro Lobato, escritor que foi o precursor da literatura infantil e um dos maiores entusiastas do modernismo e Vila Lobos, compositor e maestro que regeu a primeira sinfonia modernista apresentada na Semana.
Mário de Andrade, escritor considerado por muitos como um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX e Anita Malfatti, pintora que foi a primeira artista brasileira a aderir ao Modernismo.
Oswald de Andrade, ator que atuou no primeiro filme modernista feito a partir da Semana de Arte Moderna e Manuel Bandeira, poeta que foi idealizador do movimento de Arte Moderna no Brasil.
Segundo Göethe, a cor é a música dos olhos. Ela é composta por ondas eletromagnéticas transmitidas pelo espaço, que, captadas pelos olhos e transmitidas pelos nervos ópticos, causam certas impressões no cérebro. Se for pintado um disco com faixas radiais nas cores do arco-íris e colocado a girar muito rápido, ele será visto como se fosse branco. Este é o princípio da síntese
negativa.
subtrativa.
reflexiva.
aditiva.
positiva.
Para fazer um desenho na escala 1/20 conta-se apenas com uma régua graduada em centímetros. Para desenhar uma linha com 2,40m nessa escala, deve-se usar a medida na régua graduada em centímetros correspondente a
1,2
4,8
12,0
24,0
48,0
Para completar a legenda do detalhe da porta de madeira acima esquematizada, os números 1 e 2 devem ser, respectivamente, denominados
aduela e alizar.
aduela e marco.
alizar e aduela.
alizar e marco.
jabre e aduela.
No desenho da planta de madeiramento de um telhado de telhas cerâmicas, as peças que são desenhadas sobre os caibros são as(os)
cumeeiras
ripas
terças
pontaletes
frechais
O detalhe acima esquematizado corresponde a um compartimento de 3,00m por 5,00m, com piso em cimentado liso. O volume de argamassa desse piso, em m³, é
0,45
0,63
4,50
45,00
63,30
O valor da área da sala que apresenta alvenarias com 0,15m de espessura, sendo uma delas fora de esquadro, conforme acima esquematizado, em m², é
75,00
63,75
51,00
41,27
37,50
Observe as plantas de cobertura a seguir esquematizadas.
A(s) planta(s) que representa(m) um telhado com platibanda em todo o contorno é(são), APENAS, a(s) de número(s)
II
III
I e II
I e III
II e III
Para melhorar a ventilação natural em galpões de fábricas, por exemplo, podem ser adotados telhados:
I - com lanternim;
II - de duas águas;
III - em abóbada;
IV - tipo shed.
São corretos APENAS os telhados
I e II
I e IV
II e III
II e IV
III e IV
De acordo com as normas da ABNT, no método de projeção ortográfica, fixando a vista frontal, pode-se afirmar que:
I – no 1o diedro, a vista lateral esquerda é posicionada à direita;
II – no 3o diedro, a vista superior é posicionada acima;
III – tanto no 1o quanto no 3o diedros, a vista posterior pode ser posicionada à direita ou à esquerda, conforme a conveniência.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...