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Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:
preceitos religiosos.
coreografias clássicas.
hierarquias sociais.
culturas diferentes.
repertórios musicais.
A arte na escola tem como função formar o cidadão decodificador e fruidor da obra de arte. É através do aprendizado da leitura de imagens que o professor desenvolve na criança a capacidade de decodificação da gramática visual. Ao acompanhar a seqüência de touros feita por Pablo Picasso, percebe-se que, mesmo ao fazer uma redução de cada detalhe visual a seu mínimo irredutível, ainda é possível identificar a forma do animal. Para Dondis (2000), a simplificação que busca um significado mais intenso e condensado, na verdade, nada mais é do que um processo de:
continuidade.
segregação.
configuração.
desequilíbrio.
abstração.
Toda criança tem a necessidade de movimentar-se, de forma intensa, com ações no seu dia-a-dia. Pular, correr, subir, descer e girar são atividades dinâmicas que fazem parte de uma experimentação do corpo para obter o domínio e, principalmente, a construção da sua autonomia. A escola tem a função de fazer a criança compreender sua capacidade de movimento e como seu corpo funciona, para poder usá-lo de forma inteligente, responsável, autônoma e sensível. De acordo com os PCN, a ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades:
psicológicas, verbais e motoras.
afetivas, verbais e simbólicas.
históricas, motoras e afetivas.
motoras, afetivas e cognitivas.
cognitivas, simbólicas e verbais.
Uma das metodologias de ensino que se pode desenvolver na aula de dança é a proposta triangular que preconiza: o fazer, o apreciar e o contextualizar. Esse procedimento auxiliará a desenvolver algumas competências e o processo de avaliação do professor. Segundo os PCN, um dos critérios que o professor deve verificar é a capacidade do seu aluno de observar, compreender e avaliar as diversas danças como:
manifestações culturais.
práticas lúdicas.
eventos sociais.
brincadeiras infantis.
apresentações eruditas.
Conforme os PCN, "o teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática." Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o seu aluno desenvolve capacidades de:
atenção, concentração e observação.
técnica, interação e raciocínio.
teoria, motivação e memória.
hiperatividade, criatividade e estilo.
competitividade, intuição e raciocínio.
Quando a criança brinca de ser outra pessoa, ela representa, inventando situações, disfarçando-se com roupas e objetos, passando a criar as suas próprias histórias, mesmo que não tenha um público presente. Dessa forma, ela se prepara para relacionar-se com o seu grupo e as pessoas, de um modo geral. Essa brincadeira, além de provocar o desenvolvimento físico, psicológico e motor, também a prepara para a vida social de adulto. Assim, entre as habilidades que estão sendo desenvolvidas na criança, está a:
aculturação.
identificação
imaginação.
superação.
erudição.
A imagem abaixo é referência para responder às questões de nos 21 e 22.
O crítico de arte Gombrich, em seu livro "A História da Arte" (1999), faz o seguinte comentário da obra "O Grito": "Alguma coisa muito terrível deve ter acontecido, e a gravura é tanto mais inquietante porque nunca saberemos o que esse grito significou." Para o autor do livro, esta incerteza é uma das características dos expressionistas que:
achavam que não podiam mais confiar na razão e na ordem estabelecida, procurando subverter toda a autoridade através do absurdo.
buscavam deliberadamente o bizarro e o irracional para expressar verdades ocultas do inconsciente, de um sonho que torna tudo inalcançável por meio da lógica.
alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram capazes de deixar perplexos os observadores.
fundamentavam-se na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade com a fragmentação das formas.
BIENAL é uma exposição artística de vanguarda, que ocorre a cada dois anos e é julgada por um júri internacional. A esse respeito, são feitas as afirmações a seguir.
I - A mais conhecida Bienal é a da Itália criada em 1895, intitulando-se "Exposição Internacional de Arte da Cidade de Veneza".
II - O objetivo principal da Bienal de Veneza era representar o espírito moderno, sem distinção de nacionalidade e por isso logo adquiriu prestígio mundial.
III - A primeira Bienal no Brasil, realizada no MAM de São Paulo, foi idéia e empenho do empresário Francisco Matarazzo Sobrinho.
IV - A Bienal de 1951 colocou São Paulo como um importante produtor e consumidor da arte nacional e internacional, e foi a partir daí que a arte moderna do Brasil entrou em contato mais direto com a arte do resto do mundo.
Estão corretas as afirmações:
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
II, III e IV, somente.
I, II, III e IV.
De todos os pintores surrealistas, René Magritte foi um dos que mais trabalhou a ambigüidade em sua obra, ao pintar imagens ilógicas e perturbadoras usando com domínio a técnica realista para desafiar a lógica. Ao apreciar a pintura "Elogio da Dialética", de 1936, percebe-se que há uma inversão das visões de interior e exterior. Segundo Gomes Filho (2000), pode-se afirmar que o artista foi um mestre ao:
dar a sensação de um planejamento prévio.
fragmentar uma técnica de organização formal.
exagerar visando a uma expressão visual intensa.
induzir a interpretações diferentes do que é visto.
repetir por excesso elementos iguais para valorizá-los.
A arte contemporânea pode ter a capacidade de integrar diferentes expressões artísticas em uma mesma obra. Normalmente, as escolas estão acostumadas a trabalhar separadamente os elementos formais das artes visuais, da música, do teatro e da dança, embora eles possam se interrelacionar em uma única produção. Qual das atividades artísticas abaixo permite ao professor desenvolver uma proposta interdisciplinar usando as disciplinas citadas acima?
Tocar um instrumento.
Compor uma música.
Recitar um poema.
Fazer uma performace.
Elaborar uma assemblage.
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