Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Além da escala Europa, há ainda outras duas escalas para impressão que contam hoje com processos de produção disponíveis no mercado – ambos, porém, patenteados e de custo mais alto. A primeira delas é o chamado sistema Hifi Color, que acrescenta mais três cores de seleção às quatro da escala Europa: o vermelho, o verde e o azul violeta. Estas três cores visam, justamente, aperfeiçoar a simulação das cores com acréscimo destas três tonalidades, que se assemelham às cores de seleção da escala RGB (OLIVEIRA, 2000, p. 27).

O sistema Hifi Color só pode ser aplicado a partir de equipamentos diferenciados para a produção de seus sete fotolitos e para a impressão utilizando um tipo de retícula específico. Qual das alternativas denomina o tipo de retícula necessária para que o sistema Hifi Color possa alcançar um resultado esperado?

  • A. Estocástica.
  • B. Bendays.
  • C. De cristal.
  • D. De contato.
  • E. Moiré.

Antes de serem enviados para a gráfica, onde são produzidas as matrizes, é recomendável que sejam tiradas provas dos fotolitos de policromias. As provas têm um custo alto, mas podem evitar prejuízos causados pela impressão de uma tiragem a partir de originais com erros. Devido ao custo, elas em geral são dispensadas em impressos sem policromia, sendo suficiente a análise atenta dos fotolitos (OLIVEIRA, 2000, p. 1000).

O tipo de prova de fotolito mais confiável para o offset é

  • A. dye sublimation.
  • B. pressmatch.
  • C. matchprint.
  • D. cromalin.
  • E. prova de prelo.

Várias são as escalas de cores utilizadas na produção gráfica, sendo as mais frequentes a escala de benday e a escala pantone. Respectivamente, de que maneira essas escalas são utilizadas?

  • A. A sete cores e quando o impresso não possui cores especiais.
  • B. A cinco cores e quando o impresso possui até três cores.
  • C. A dez cores e quando o impresso possui cores metálicas.
  • D. A quatro cores e quando o impresso possui cores especiais ou até três cores.
  • E. A doze cores e quando o impresso possui uma gama infinita de cores especiais.

A tipografia, também chamada impressão de relevo, é o método mais antigo de impressão (…). Quando usamos um carimbo de borracha, estamos imprimindo pelo método tipográfico (GRAIG, 1987, p. 79).

Como são popularmente conhecidas as chapas de impressão fotogravadas em tipografia?

  • A. Magnésios, tipos móveis ou retículas.
  • B. Clichês, relevos ou cobres.
  • C. Zincos, borrachas, ou retículas.
  • D. Gravações, clichês, ou zincos.
  • E. Relevos, gravações ou tipos móveis.

O movimento artístico do século XX que influenciou o design gráfico ao utilizar colagens, montagens e explorar o livre uso

  • A. Expressionismo.
  • B. Cubismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Abstracionismo.
  • E. Concretismo.

O movimento artístico do século XX formado na Holanda e que teve grande influência na formação do moderno design gráfico foi o

  • A. Futurismo.
  • B. Fauvismo.
  • C. Dadaísmo.
  • D. De Stijl.
  • E. Orfismo.

Em 1905, um grupo de jovens pintores recebem da crítica o nome de “les Fauves” (as feras) após sua exposição em Paris. O pintor mais famoso desse grupo se chamava Henri Matisse, o qual desenvolveu um estilo que influenciou fortemente o design moderno. Essa influência se observa sobretudo em virtude de sua utilização de

  • A. modelados com luz e sombra.
  • B. áreas de cores degradadas.
  • C. simplificações decorativas.
  • D. áreas monocrômicas.
  • E. áreas de cores terrosas e pouco contraste.

Dentre a maioria das correntes que, desde a segunda metade do século XIX, estão associadas ao movimento modernista de arte, o primeiro estilo a ser orientado exclusivamente para o design foi o

  • A. Suprematismo.
  • B. Orfismo.
  • C. Minimalismo.
  • D. Pop art.
  • E. Art Nouveau.

Se é certo poder-se considerar a curva longa e sensível, (...) surgindo dos cantos e cobrindo assimetricamente todas as superfícies disponíveis, então pode-se também apontar como primeiro exemplo de art nouveau o frontispício de Arthur H. Mackmurdo (...) (p. 79).

Além do artista citado no texto acima, outros também podem ter suas obras enquadradas no estilo art nouveau. Pode-se dizer que foram influências para o surgimento do movimento art nouveau:

  • A. as pinturas de Leonardo da Vinci, Michelangelo e dos renascentistas em geral, com ênfase nos retratos.
  • B. a paisagem inglesa, a revolução industrial, e a aparência das máquinas, que contribuem para a percepção das curvas.
  • C. desenhos e pinturas pré-rafaelitas, os trabalhos de Wiliam Blake, a renovação gótica e o design inglês da época.
  • D. tão somente as formas da natureza que passam a ter maior atenção dos pintores com o surgimento da École de Barbizon.
  • E. o desenho geométrico proposto por Gaspar Monge assim como sua Geometria descritiva das elipses.

Qual a principal consequência dos ensinamentos de William Morris para a indústria e para a atividade artística, de acordo com o historiador Nikolaus Pevsner?

  • A. O rápido enriquecimento da burguesia emergente inglesa, que passa a colher os lucros da indústria de objetos.
  • B. A produção de artigos de boa qualidade e bom gosto, o que torna visível o aumento generalizado da escolaridade.
  • C. O fato de a atividade artesanal ter deixado de ter uma ocupação inferior, incentivando artistas e arquitetos a se dedicarem a ela.
  • D. O declínio da atividade industrial do ramo de peças de cerâmica, uma vez descobertas as propriedades do alumínio.
  • E. O entendimento de que a tapeçaria deveria se aproximar da pintura realista, enfatizando a narrativa e a ilusão de volume.
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