Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Johannes Itten, artista e professor da Bauhaus, se colocarmos um retângulo vermelho forte ao lado de um retângulo cinza, este último parecerá

  • A. alaranjado.
  • B. esverdeado.
  • C. esbranquiçado.
  • D. mais escuro.
  • E. azulado.

Uma das relações fundamentais da cor chama-se contraste de saturação. Este contraste é constituído pela relação entre cores

  • A. frias e quentes.
  • B. sombrias e claras.
  • C. complementares.
  • D. puras e acinzentadas.
  • E. primárias.

O mais interessante são as possibilidades plásticas conseguidas com os variados materiais (lápis gorduroso, touche, bastão gorduroso, etc.) utilizados para a realização desse desenho. A minha preocupação é com a acidulação e a viragem, em como conseguir manter essa variedade de tons e tessituras.” A suposta fala de um gravador diz respeito ao trabalho gráfico em fase de execução. O Princípio de repulsão entre a água (contragrafismo) e a gordura (grafismo) caracteriza o processo de gravação e impressão conhecido por:

  • A. Xilogravura.
  • B. Litografia.
  • C. Água-forte
  • D. Serigrafia.
  • E. Água-tinta

De acordo com a lei geral do contraste de Itten, os pigmentos branco ou preto na mistura de uma cor, contribuem para que o resultado seja, entre outros um(a)

  • A. cor dessaturada.
  • B. cor suja.
  • C. contraste de extensão.
  • D. cor quente.
  • E. cor sem alterações.

Tendo em vista a teoria cromática de Goethe, pode-se afirmar que a conceituação entre o par de complementares Vermelho/verde estabelecida pelo autor é

  • A. quente/frio.
  • B. claro/escuro.
  • C. saturado/matizado.
  • D. intenso/fraco.
  • E. excêntrica/concêntrica.

A teoria cromática de Kandinsky estabelecia uma oposição cromática primordial. Essa oposição carregava, uma carga semântica de opostos não cromáticos como exêntrico / concêntrico, masculino / feminino, avançar / retroceder, entre outros. Selecione a opção que determina esse contraste cromático, respectivamente, é

  • A. vermelho/amarelo.
  • B. verde/vermelho.
  • C. amarelo/violeta.
  • D. azul/vermelho.
  • E. amarelo/azul.

No mundo contemporâneo, dispomos de diversos meios de divulgação das imagens. A impressão é uma técnica em que, por meio da reprodução mecânica, essas imagens são multiplicadas em números variáveis e com os mais variados fins.

Indique, a seguir, a alternativa que diz respeito a uma técnica de impressão em que a reprodução pode ser conseguida manualmente, apenas com ajuda de qualquer instrumento arredondado, liso e sem arestas, sem a utilização de recursos tecnológicos mais sofisticados e químicos.

  • A. fotografia.
  • B. litografia.
  • C. xilogravura.
  • D. offset.
  • E. calcografia.

Dentre as variadas técnicas de impressão, a monotipia (processo diferente do uso do monotipo) se distingue das outras técnicas por sua singularidade. Indique a alternativa que trata desta característica específica.

  • A. A gravação é feita com sulcos na matriz, em que a área gravada retém a tinta.
  • B. Há diversos estados de gravação, em que cada prova indica o estado atual desse processo.
  • C. A monotipia é executada diretamente sobre o papel, não necessitando assim de nenhuma prova.
  • D. A gravação aparece como negativo na impressão, ou seja, como áreas em branco no trabalho final.
  • E. A prova única, produto da mancha ou do desenho feito sobre um suporte (matriz), é impressa sobre um papel.

Um artista, no momento que se propõe a fazer uma gravura, escolhe a técnica mais apropriada para as suas intenções: aquela que oferece as melhores condições para expressar um pensamento plasticamente. Qual alternativa apresenta a imagem onde as áreas de contragrafismo (negativo) aparecem como na matriz?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Os processos de gravação em metal, calcográficos, quando combinados entre si, oferecem possibilidades infinitas, dadas as enormes variações de cada processo. Qual o processo de gravação, por corrosão química, que tem como característica principal a obtenção de área tonais representadas por meios tons gravados como manchas?

  • A. água-forte.
  • B. buril.
  • C. ponta seca.
  • D. água-tinta.
  • E. maneira negra.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...