Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As origens da impressão com blocos de madeira na Europa estão envoltas em mistério. Depois que as cruzadas abriram a Europa à influência oriental, a impressão em relevo chegou na trilha do papel (MEGGS; ALSTON, 2009, p. 91).

Assinale a alternativa que apresenta os tipos de imagens impressas na Europa.

  • A. posters e estampas de imagens da nobreza.
  • B. calendários e estampas de imagens da astrologia.
  • C. cartões de apresentação e estampas de imagens da burguesia.
  • D. bíblias e imagens da vassalagem.
  • E. baralhos e estampas de imagens religiosas.

No início do século XX, tendo como referência a cartazística de Toulouse- Lautrec e do Beggarstaffs brothers, surge uma nova geração de artistas gráficos que redefine a estética do cartaz na Europa Central. Nomes como Lucian Bernhard, Hans Rudi Erdt, Julius Gipkens, Julius Klinger e Ludwig Hohlwein levaram a comunicação gráfica a um passo além na simplificação e redução do naturalismo, atingindo uma linguagem visual de forma e signo.

O padrão estético que atingiu uma linguagem visual de forma e signo, surgida na Europa Central no início do século XX, é denominado como

  • A. Arts and Crafts.
  • B. Jugendstil.
  • C. De Stijl.
  • D. Plakatstil.
  • E. Art Nouveau.

“Ao estudarmos a imagem impressa, (...) vamos compreender que o significado de uma ilustração se origina no antes e no depois. Explicando melhor, a arte de ilustrar se localiza mais na sombra do que nos aspectos simbólicos da palavra. O olhar pergunta mais para a escuridão do que para o que está nos significados dos objetos representados à luz” (p. 32).

Com base nessa passagem do livro “Pelos Jardins de Boboli”, de Rui de Oliveira, e tendo em mente que o autor está pensando a ilustração de um texto no âmbito literário, aponte a afirmação que melhor explica o texto acima

  • A. A ilustração é a arte de representar minuciosamente o texto ilustrado, tendo especial atenção para os detalhes anatômicos.
  • B. O texto é um elemento supérfluo à ilustração, podendo ou não ser levado em conta durante a criação de uma ilustração.
  • C. O importante numa ilustração é o ato de produzi-la e publicá-la, fazendo com que o nome do ilustrado seja mais rapidamente reconhecido.
  • D. A ilustração despertará mais interesse caso ela abra mais possibilidades de leitura para o texto literário, e caso haja cautela com o que se ilustra.
  • E. A ilustração é a arte de criar imagens fantasiosas por meio do claro escuro, tornando dessa forma os objetos mais reconhecíveis.

Todas as histórias operam em dois níveis – o nível da ação e o nível narrativo. (BERGSTRÖM, 2009, p. 16) Um deles descreve o que acontece e o outro, como acontece.

Levando-se em consideração o enunciado, os tipos de sistema, relativos à ordenação de uma mensagem, que correspondem aos elementos da narração, no nível da ação e no nível narrativo, são:

  • A. formal e simbólico.
  • B. periódico e relativo.
  • C. direcional e material.
  • D. cultural e reducional.
  • E. artístico e denotativo.

Argumentos são razões, declarações, linhas de raciocínio usadas por uma pessoa para convencer ou persuadir outra. “Quando o emissor falha nesse objetivo, a solução é aprimorar o argumento, e não levantar a voz, como muitos pensam [...]”(BERGSTRÖM, 2009, p. 61).

O primeiro estágio do desenvolvimento de um argumento denomina-se

  • A. estrutura.
  • B. delimitação.
  • C. frequência.
  • D. método.
  • E. conflito.

“[…] um design bem organizado é fácil de ler, e um design confuso, difícil. O primeiro dá indícios de seriedade e relevância; o segundo, o oposto. As primeiras impressões são fundamentais, e o emissor geralmente tem apenas uma chance”. (BERGSTRÖM, 2009, p. 166)

Que princípios relativos à comunicação visual são considerados mutuamente interdependentes no design?

  • A. Linear e pictórico.
  • B. Captação e difusão.
  • C. Pequeno e grande;
  • D. Mensagem e distribuição.
  • E. Forma e conteúdo.

Segundo Bo Bergström, os dois modelos mais comuns de designs básicos que os internautas encontram na tela são

  • A. blog e facebook.
  • B. twitter e home page.
  • C. menu vertical e revista.
  • D. publicidade e anúncio.
  • E. youtube e e-mail.

O ilustrador brasileiro Santa Rosa elaborou para a José Olympio Editora um sistema em que cada título de determinada coleção era projetado com as mesmas características dos demais. Esse procedimento de criar um padrão homogeneizador, é chamado em comunicação visual, de

  • A. logomarca.
  • B. logotipo.
  • C. identidade visual.
  • D. layout.
  • E. arte final.

Quando se pensa na capa de uma revista específica ou de variedades, enquanto concepção visual, o que se pode considerar como um padrão gráfico desejável para a sua apresentação ?

  • A. Predominância de um título dominante, relacionado com a imagem da capa, acompanhada de pequenas chamadas, que obedecem a uma hierarquia tipológica, utilizando ainda as áreas que favorecem os pequenos títulos nas fotos.
  • B. Utilização de tipos suaves para as chamadas, integrados com um conjunto de imagens em sequência, na capa, que está relacionado a grandes chamadas sem a observância de uma hierarquia gráfica.
  • C. Prevalência de uma tipografia, integrada a pequenas chamadas dispostas de maneira desconexa, variada e dinâmica para todos os títulos, interrelacionados ao conteúdo visual.
  • D. Distribuição de espaços destinados à publicidade em comunhão com o letreiro a ser disposto na capa, levando em consideração o predomínio de um conjunto de imagens completamente desvinculadas do contexto editorial.
  • E. Prevalência de uma tipografia variada para todos os títulos, a colocação do letreiro no centro do campo visual da capa, integrada a grandes chamadas dispostas de maneira arbitrária
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...