Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As origens da impressão com blocos de madeira na Europa estão envoltas em mistério. Depois que as cruzadas abriram a Europa à influência oriental, a impressão em relevo chegou na trilha do papel (MEGGS; ALSTON, 2009, p. 91).
Assinale a alternativa que apresenta os tipos de imagens impressas na Europa.No início do século XX, tendo como referência a cartazística de Toulouse- Lautrec e do Beggarstaffs brothers, surge uma nova geração de artistas gráficos que redefine a estética do cartaz na Europa Central. Nomes como Lucian Bernhard, Hans Rudi Erdt, Julius Gipkens, Julius Klinger e Ludwig Hohlwein levaram a comunicação gráfica a um passo além na simplificação e redução do naturalismo, atingindo uma linguagem visual de forma e signo.
O padrão estético que atingiu uma linguagem visual de forma e signo, surgida na Europa Central no início do século XX, é denominado comoAo estudarmos a imagem impressa, (...) vamos compreender que o significado de uma ilustração se origina no antes e no depois. Explicando melhor, a arte de ilustrar se localiza mais na sombra do que nos aspectos simbólicos da palavra. O olhar pergunta mais para a escuridão do que para o que está nos significados dos objetos representados à luz (p. 32).
Com base nessa passagem do livro Pelos Jardins de Boboli, de Rui de Oliveira, e tendo em mente que o autor está pensando a ilustração de um texto no âmbito literário, aponte a afirmação que melhor explica o texto acimaTodas as histórias operam em dois níveis o nível da ação e o nível narrativo. (BERGSTRÖM, 2009, p. 16) Um deles descreve o que acontece e o outro, como acontece.
Levando-se em consideração o enunciado, os tipos de sistema, relativos à ordenação de uma mensagem, que correspondem aos elementos da narração, no nível da ação e no nível narrativo, são:Argumentos são razões, declarações, linhas de raciocínio usadas por uma pessoa para convencer ou persuadir outra. Quando o emissor falha nesse objetivo, a solução é aprimorar o argumento, e não levantar a voz, como muitos pensam [...](BERGSTRÖM, 2009, p. 61).
O primeiro estágio do desenvolvimento de um argumento denomina-se[ ] um design bem organizado é fácil de ler, e um design confuso, difícil. O primeiro dá indícios de seriedade e relevância; o segundo, o oposto. As primeiras impressões são fundamentais, e o emissor geralmente tem apenas uma chance. (BERGSTRÖM, 2009, p. 166)
Que princípios relativos à comunicação visual são considerados mutuamente interdependentes no design?Segundo Bo Bergström, os dois modelos mais comuns de designs básicos que os internautas encontram na tela são
O ilustrador brasileiro Santa Rosa elaborou para a José Olympio Editora um sistema em que cada título de determinada coleção era projetado com as mesmas características dos demais. Esse procedimento de criar um padrão homogeneizador, é chamado em comunicação visual, de
Quando se pensa na capa de uma revista específica ou de variedades, enquanto concepção visual, o que se pode considerar como um padrão gráfico desejável para a sua apresentação ?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...