Lista completa de Questões sobre Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do texto acima e considerando aspectos marcantes do tema por ele abordado e sua inserção na sociedade brasileira, julgue os itens seguintes.
Prova de que a discriminação contra os negros na atual sociedade brasileira é muito menor do que a existente no passado é que eles, hoje, em comparação com os brancos, desfrutam de iguais oportunidades de acesso à educação e ao mercado de trabalho.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema que ele focaliza, julgue os itens subseqüentes.
O acesso generalizado a uma educação pública de qualidade é condição essencial, embora não única, para a melhoria das condições de vida da população, o que, em última análise, pode contribuir para a redução dos índices de violência.
Tendo por referência o texto acima e a realidade brasileira atual, julgue os itens que se seguem.
O aumento do nível de escolaridade da mulher brasileira não é fenômeno isolado; hoje, com cerca de 95% das crianças em idade escolar matriculadas no ensino fundamental, o país caminha para a universalização do acesso a essa etapa da educação básica.
Em dezembro de 2001, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números relativos ao Censo 2000. Eles mostram, entre outras inúmeras informações, a ampliação da expectativa de vida dos brasileiros, a crescente presença das mulheres na chefia das famílias, os homens como grandes vítimas da violência e a redução do analfabetismo no país. Todavia, reafirmam a persistência do quadro de profundas desigualdades. Acerca desse cenário, julgue os itens que se seguem.
O acesso ao ensino fundamental contempla, hoje, mais de 95% das crianças na correspondente idade escolar, o que aponta para a tendência à sua universalização; no entanto, sabe-se que a educação brasileira ainda não conseguiu vencer a batalha da qualidade, apesar de a Constituição da República, em seu título Da Ordem Social, ter a garantia de padrão de qualidade do ensino como um de seus princípios.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.Com mais de 95% das crianças em idade escolar adequada matriculadas na educação básica, o Brasil dá mostras de que caminha para a universalização do acesso a esse nível de ensino que, com quatro anos de escolaridade obrigatória, é reconhecido internacionalmente como suficiente para formar cidadãos e pessoas aptas a compreender os complexos mecanismos, hoje, presentes no sistema produtivo.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.A implantação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi decisiva para a expansão das matrículas nesse nível de ensino e pelo melhor desempenho de seus alunos, o que vem sendo atestado pelos sucessivos testes aplicados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e por organismos internacionais.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.Consolida-se o projeto de avaliação recentemente introduzido pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos alunos da última etapa da educação básica: ao cabo de seu terceiro ano de aplicação, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vê elevar-se a nota obtida pelos alunos, embora com discreta diminuição do universo de estudantes avaliados.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.No campo da educação superior, observa-se expressivo crescimento da iniciativa privada na oferta de vagas nos cursos de graduação, hoje correspondendo a cerca de 2/3 do total, enquanto as universidades públicas, às voltas com graves problemas que costumam conduzir a desgastantes greves, vêem-se na contingência de reduzirem as suas vagas, o que tem acontecido com inquietante freqüência nos últimos anos.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.O Exame Nacional de Cursos, popularmente conhecido como Provão, até o momento, demonstra, com seus resultados, que a preponderância quantitativa das instituições privadas de ensino superior não se traduz em bom desempenho de seus alunos nos testes aplicados e que, de uma forma geral, os egressos das universidades públicas têm obtido as melhores notas.
A pa[tir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
Em meio a tanta notícia ruim, há também aspectos positivos aos quais o texto confere o devido destaque, como o fato de que, ao longo da década focalizada no estudo, o número de brasileiros que conseguiu concluir a educação básica correspondeu ao universo de estudantes que teve acesso ao ensino fundamental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...