Questões sobre Educação

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A pa[tir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Uma das principais razões pelas quais o Brasil não tem conseguido cumprir as metas propostas no plano Um Mundo para Crianças é a instabilidade financeira vivida pelo país de 1992 a 2002, o que comprometeu sua credibilidade externa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os itens abaixo

I. O cidadão terá mais dificuldades de cumprir seus deveres e exigir seus direitos se não souber ler, escrever e fazer as operações aritméticas básicas.
II. Com ela o trabalhador adquire condições de se profissionalizar, de elevar sua remuneração, de aumentar sua produtividade e de diminuir a possibilidade de acidentes de trabalho.
III. Ela favorece a integração do indivíduo na sociedade e cria as condições básicas ao desenvolvimento da cidadania. Identifica a alfabetização como instrumento necessário para o exercício da cidadania o que está afirmado em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Ao contrário de certos países emergentes, como o Chile e a Coréia do Sul, o Brasil ainda não conseguiu resolver o problema da educação, que poderia ser superado se, seguindo aquelas experiências,

  • A. aumentasse o número de instituições estatais de ensino superior nas regiões norte e nordeste.
  • B. criasse novos campi e novas faculdades integradas no sistema de ensino estadual.
  • C. implantasse a democratização do ensino, com a abolição dos exames vestibulares e o ingresso livre na Educação Superior.
  • D. estabelecesse a privatização do ensino nos seus vários níveis, ficando o Ministério da Educação como órgão orientador e fiscalizador.
  • E. concentrasse seus esforços e financiamentos nos níveis de ensino fundamental e, especialmente, no ensino médio.

Anualmente, o Ministério da Educação realiza um exame amplamente divulgado de caráter nacional – o ENEM, que tem como principal objetivo medir o desempenho

  • A. das escolas municipais de todo o país.
  • B. dos alunos no término do ensino médio.
  • C. dos estudantes que cursam as universidades.
  • D. das escolas públicas estaduais e municipais.
  • E. dos estudantes que concluem o ensino fundamental.

O Programa Bolsa-Escola, criado pelo Governo Federal em 2001, e já existente anteriormente em várias cidades brasileiras, tem como objetivos:

  • A. assegurar a permanência de crianças e adolescentes na escola e desestimular o trabalho infantil;
  • B. garantir salários mais altos para as crianças que trabalham e distribuir merenda nas escolas;
  • C. distribuir livros nas escolas e garantir o acesso de crianças e adolescentes ao mercado de trabalho;
  • D. aumentar o índice de emprego entre crianças e adolescentes e diminuir os índices de analfabetismo;
  • E. diminuir os índices de repetência nas escolas e incentivar o trabalho infantil nas lavouras de cana-de-açúcar.

Na educação superior, a freqüência:

  • A. é sempre facultativa para alunos e professores.
  • B. é obrigatória para alunos e professores, salvo nos programas de educação a distância
  • C. é obrigatória apenas para os alunos.
  • D. é obrigatória apenas para os professores.
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